Buscar

METODOLOGIA DA PESQUISA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

METODOLOGIA DA PESQUISA 
1 - Observa-se que em qualquer trabalho de pesquisa, exige-se um levantamento do estado da arte do tema escolhido, seja para fundamentá-lo, seja para justificar os limites e contribuições da pesquisa. Busca-se conhecer e analisar as contribuições científicas sobre determinado assunto. Este tipo de pesquisa chama-se: 
bibliográfica
2 - A pesquisa científica é adequadamente definida como um: 
Procedimento racional e sistemático 
3 - A elaboração de um trabalho de conclusão de curso pressupõe o desenvolvimento de uma pesquisa que produza um conhecimento científico. Assim, ao iniciarmos uma pesquisa, o maior desafio está na escolha de um tema viável e adequado à nossa área profissional. Nesse sentido, podemos afirmar que o critério da especificidade recomenda que: 
O tema deve ser delimitado a um ponto específico para se evitar omissões. 
4 - Segundo orientação de Umberto Eco, presente na Webaula 2, um tema mal delimitado pode: 
eliminar qualquer possibilidade de uma contribuição inovadora 
5 - Uma pesquisa científica é investigação planejada, desenvolvida e dirigida conforme normas metodológicas aceitas pela ciência; tem por base procedimentos racionais e sistemáticos, ou seja, é atividade científica pela qual se descobre a realidade. 
A segunda é continuação da primeira;
6 - As ______________________, apresentam a informação filtrada e organizada de acordo com um arranjo definido, dependendo de sua finalidade e não podem ser utilizadas para confirmar um dado primário. Complete esta afirmativa com a opção correta: 
Fontes secundárias 
7 -Ao realizarmos um estudo científico, como por exemplo, o exigido no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) não basta delimitar o tema a um objeto de pesquisa, mas, também devemos identificar um problema específico que será analisado no trabalho. Assinale as principais características deste processo denominado problematização: I. Indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver ou responder. II. É a apresentação da ideia central do trabalho, tendo-se o cuidado de não empregar em sua formulação expressões que gerem equívocos ou inexpressivas. III. Tem relação direta com o objeto de estudo, foco do trabalho. IV. É a pergunta a ser respondida ao final do estudo, pois, um tema pode ter problemas distintos.
Todas as alternativas estão corretas 
8 - Qual a etapa da produção científica que em essência corresponde a uma possível explicação para o problema de pesquisa , equivalendo a uma suposição que há de decidir sobre a verdade ou falsidade dos fatos que se pretende explicar?
Formulação de hipóteses
9 - Ao redigir os objetivos de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) você deverá ter cuidados técnicos e EVITAR o seguinte:
usar linguagem prolixa e subjetiva. 
A elaboração dos objetivos é um momento especial no processo da pesquisa.  Afirma-se até que sem objetivos não há como realizar a pesquisa em si.
Assim podemos afirmar que os objetivos da pesquisa:
estabelecem as metas a serem alcançadas com a pesquisa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais