Buscar

AV2 HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOC. NO MUNDO CONTEMP.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

� Fechar�
Avaliação: CEL0028_AV2_201408369389 » HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOC. NO MUNDO CONTEMP.
Tipo de Avaliação: AV2
Aluno: 201408369389 - 
Professor:
ALVARO ARTUR GUEDES DE MELO
Turma: 9004/EU
Nota da Prova: 3,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 17/06/2015 20:53:36
�
 ��1a Questão (Ref.: 201408654498)
Pontos: 0,5  / 1,5
Como ficaram as relações entre os EUA e a América Latina durante a Guerra Fria?
Resposta: Os EUA criou um plano da "Boa Vizinhança" e auxiliou os países economicamente e também com anti comunismo, com medo da URSS influênciar países a se tornarem socialistas.
Gabarito: Os EUA voltaram suas atenções para a América, intervindo nos governos e depondo chefes de Estado com tendências socialistas, como no caso da Guatemala, apoiando a instalação de uma ditadura, e até mesmo Cuba, embora não tenha derrubado o regime, criou uma série de embargos para prejudicar o país.
Fundamentação do(a) Professor(a): Não foi bem isso. Ver gabarito e aula online 4 tela 7/14.
�
 ��2a Questão (Ref.: 201408675651)
Pontos: 1,0  / 1,5
Nos dias de hoje são muitas as organizações terroristas espalhadas pelo mundo. A organização que ficou mais conhecida, devido ao ataque às ¿Torres Gêmeas¿, em Nova Iorque, é a Al-Qaeda. Em que consiste esta organização?
Resposta: São extremistas, seguem uma doutrina religiosa em que somente quem nasceu naquela região e crê no Deus deles é que deveria habitar a Terra, buscam um exército de homens bomba cujo sempre tem um líder e com isso agem de forma violenta para mostrar isso ao resto do mundo.
Gabarito: O aluno deve responder que a Al Qaeda é uma organização terrorista de caráter religioso, muçulmano, extremamente conservadora. Foi fundada por Osama Bin Laden, idealizador dos atentados terroristas praticado contra o World Trade Center, em Nova York, em 11 de setembro de 2001.
Fundamentação do(a) Professor(a): Não é bem isso. Ver gabarito.
�
 ��3a Questão (Ref.: 201408425033)
Pontos: 0,5  / 0,5
"Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra,que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla".
Fonte: http://www.onu-brasil.org.br/documentos_carta.php
Os principais artigos da Carta da ONU defendiam:
O progresso social.
Os direitos do Homem à vida.
A paz mundial, a liberdade e igualdade entre os gêneros.
 
A paz mundial, os Direitos do Homem, a Igualdade de direitos para todos os povos e a melhoria do nível de vida em todo o mundo.
a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.
�
 ��4a Questão (Ref.: 201408425082)
Pontos: 0,5  / 0,5
"O fato básico e crucial, que nunca é demais repetir, é que o sistema da Guerra Fria é altamente funcional para as superpotências, e é por isso que ele persiste, apesar da probabilidade de mútua aniquilação no caso de uma falha ocidental".
(CHOMSKY, Noam. Armas Estratégicas, Guerra Fria e Terceiro Mundo.In: THOMPSON, E, et.Al. EXTERMINISMO E GUERRA FRIA. SP: Brasiliense,1985.p.190).
A Guerra Fria ficou marcada pelas alianças militares. Os europeus ocidentais solicitaram ao governo norte-americano a organização de um tratado de defesa militar mútua. Os soviéticos, em reação à organização também organizaram um sistema de defesa entre os países socialistas. As organizações militares são:
A RFA e o Pacto de Varsóvia (1955)
A OTAN (1949) e a Perestróika (1985)
A OTAN (1949) e a Glasnost (1985)
 
A OTAN (1949) e o Pacto de Varsóvia (1955)
A doutrina Truman e o Pacto de Varsóvia (1955)
�
 ��5a Questão (Ref.: 201408424196)
Pontos: 0,5  / 0,5
A experiência chinesa frente ao comunismo foi diferente da vivenciada pela URSS, o que gerou conflitos entre os dois países. Essas diferentes experiências podem ser explicadas:
Pela formação de blocos econômicos transnacionais de liderança própria.
Pela busca de fortalecimento através da aproximação com os mercados orientais.
Por um extremo processo de isolamento econômico.
Por uma política baseada na valorização da economia agrária.
 
Por um distanciamento com os ideais do socialismo soviéticos de uma economia coletivista.
�
 ��6a Questão (Ref.: 201408637986)
Pontos: 0,0  / 0,5
Como foi visto em aula, "Os Estados Unidos, desde 1823, com a doutrina Monroe defendiam a "América para os americanos", porém, com a Guerra Fria, tiveram que ampliar esse conceito". Selecione, entre as opções abaixo, aquela que explica a ampliação do confeito da doutrina Monroe:
 
Os Estados Unidos ampliaram esse conceito e passam a intervir e depor governos de países americanos com tendências socialistas depois da Revolução Cubana, porque queriam afastar a disseminação do Socialismo pelas Américas.
Devido às repercussões negativas da Guerra do Vietnã, os Estados Unidos queriam manter sua influência sobre os países latino-americanos para garantir as exportações de matérias-primas desses países que eram utilizadas em seu esforço de guerra.
Devido à forte influência que a Revolução Cubana exercia sobre os países latino-americanos, os norte-americanos temiam que tal influência chegasse aos EUA fazendo com que a população negasse apoio à Guerra do Vietnã.
 
Os Estados Unidos ampliam sua influência porque estavam preocupados com a possibilidade de perder sua hegemonia comercial e econômica sobre os países latino-americanos, até então dependentes economicamente dos EUA.
Havia um medo muito grande por parte dos Estados Unidos do governo socialista de Salvador Allende pela influência que ele poderia exercer sobre o Brasil e, se o Brasil se tornasse socialista, toda a América Latina se tornaria socialista também.
�
 ��7a Questão (Ref.: 201408645309)
Pontos: 0,5  / 0,5
"Um dos personagens racistas de ¿Mississippi em Chamas¿ (filme de 1988, mas que retrata o ano de 1964) afirma, a certa altura do longa, que existem duas culturas convivendo naquele estado sulista americano: a dos brancos e a das pessoas de cor. Lá tudo é separado: um bebedouro para brancos e outro para negros, diferentes banheiros, lugares reservados nos restaurantes... O filme de fato retrata bem uma época terrível da história americana, quando o governo, influenciado pelo movimento pelos direitos civis, decidiu pôr fim à segregação racial". (Site ADORO CINEMA)
Estes conflitos civis marcaram a realidade dos EUA, a partir doa anos '50. Mas é na décade seguinte (a mesma abordada no filme) que aparece o(a) maior líder neste contexto, assassinado(a) em 1968.
Estamos nos Referindo a:
 
Malcolm X
 
Martin Luther King
John Kenedy
Eric Hobsbowm
Mary Quant
�
 ��8a Questão (Ref.: 201408653617)
Pontos: 0,0  / 0,5
São características do neoliberalismo, EXCETO:
A privatização de empresas estatais.
 
A defesa do estado de bem-estar social.
A defesa dos direitos individuais.
A não-intervenção do Estado na economia.
 
A defesa do livre-comércio.
�
 ��9a Questão (Ref.: 201408648055)
Pontos: 0,0  / 1,0
"SÓCHI, RÚSSIA - Com 33 medalhas, sendo 13 de ouro, 11 de prata e nove de bronze, a anfitriã Rússia terminou os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi como a delegação com mais vitórias e pódios. A Rússia assumiu a liderançado quadro de medalhas apenas no último sábado, no penúltimo dia de provas..."
(PORTAL TERRA, em 23/02/14)
Estes Jogos Olímpicos de Inverno foram o primeiro em território Russo. Porém, décadas atrás esta realidade seria impossível, principalmente com a participação de nações como EUA, Reino Unido, por exemplo, por conta da Guerra Fria. Esta realidade mudou após um longo processo de transformação na antiga URSS, em fins dos anos '80, onde destacam-se a Glasnost e a Perestroica, promovidas por Mikhail Gorbachev.
Sobre este processo, que contribuiu para o fim da URSS, podemos afirmar que Glasnost e Perestroica caracterizaram-se, respectivamente por:
 
 
Abertura Econômica e Abertura política
Reestruturação Econômica e Desarmamentismo
Desarmamentismo e Reestruturação Política
 
Abertura Política e Abertura Econômica
Abertura para o Mercado e Manutenção da Ordem Política
�
 ��10a Questão (Ref.: 201408676292)
Pontos: 0,0  / 1,0
Após os ataques de 11 de setembro, quais medidas forma adotadas pelos EUA para evitar que outras ações terroristas como aquelas acontecessem?
Foram enviadas tropas ao Afeganistão, o Iraque foi atacado e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de West Point em Porto Rico.
 
Foram enviadas tropas ao Afeganistão, o Iraque foi atacado e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de Guantánamo, em Cuba.
 
Foram enviadas tropas ao Afeganistão, o Iraque foi atacado e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de West Point, em Washington.
Foram enviadas tropas à Palestina, o Paquistão foi atacado e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de Guantánamo, em Cuba.
Foram enviadas tropas ao Iran, a Coreia do Norte foi atacada e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de Guantánamo, em Cuba.

Outros materiais