Buscar

geriatria bdq Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a): LUCIANA BARROS LAURINDO PAES
	Matrícula: 201407183419
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 29/10/2017 21:33:21 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407393326)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as alterações fisiológicas do processo de envelhecimento, pode-se incluir a redução da taxa de filtração glomerular. De acordo com esta afirmativa e com os seus conhecimentos sobre o tratamento nutricional para idosos com problemas renais, escolha a alternativa correta.
		
	 
	Os pacientes idosos com Doença Renal Crônica devem ser orientados a não usar o sal dietético/ light (com maior teor de cloreto de potássio) como substituto do sal normal (cloreto de sódio).
	
	Segundo as diretrizes nacionais (Diretriz Brasileira de Doença Renal Crônica), não recomenda-se dieta hipoprotéica para idosos em tratamento conservador (com taxa de filtração glomerular abaixo de 60 ml/ min).
	
	É comum o controle da ingestão de potássio no tratamento conservador, mas só deve ser instituído mediante quadro de hipernatremia.
	
	O consumo da carne vermelha deve ser incentivado, para garantir o adequado aporte de aminoácidos essenciais.
	
	Pacientes idosos com Doença Renal Crônica, em tratamento conservador, com oligúria (680 mL/ dia), devem ingerir diariamente 1700 ml de líquidos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408045729)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As síndromes demenciais são caracterizadas pela presença de déficit progressivo na função cognitiva, com maior ênfase na perda de memória, e interferência nas atividades sociais e ocupacionais. A doença de Alzheimer (DA) responde por cerca de 60% de todas as demências, o que a torna a causa principal de demência. De acordo com o conhecimento sobre DA, leia as alternativas abaixo e assinale a correta.
		
	 
	e)Os fatores genéticos parecem ser muito relevantes, sabe-se que uma história familiar positiva para DA é o único fator sistemático associado à doença, excetuando-se a idade.
	
	b)O prejuízo de memória é o evento clínico de menor magnitude.
	
	a)Quanto ao curso clínico, apresenta-se com início de deterioração progressiva e vai melhorando com o passar dos anos.
	
	c)Nos estágios terminais geralmente encontramos perda de memória episódica e facilidades na aquisição de novas habilidades.
	
	d)Sabe-se que o diagnóstico definitivo da maioria das síndromes demenciais não depende do exame neuropatológico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407867041)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o processo de envelhecimento, as mudanças associadas ao avanço da idade são altamente específicas para cada pessoa, começando em diferentes partes do corpo, em momentos diferentes e, com um ritmo e alterações também diferentes nas células, tecidos e órgãos. Diante do seu conhecimento sobre esses processos de envelhecimento, leia as afirmativas abaixo e escolha a correta
		
	
	Independente da causa sabe-se que o envelhecimento está vinculado unicamente à quantidade de anos que o indivíduo viveu, mas também a perda de suas funções.
	
	Como as pessoas idosas frequentemente tem problemas crônicos, elas necessitam utilizar menos medicamentos tradicionais adquiridos sem receita médica e receitados que pessoas mais jovens. Na maioria dos países, os idosos de baixa renda têm pouco ou nenhum acesso a subsídios para medicamentos.
	
	O envelhecimento interno é de longe, o menos importante, uma vez que pode levar à falência de órgãos importantes para manutenção da vida. O envelhecimento cutâneo resulta apenas em alterações de aparência, todavia, visíveis e incômodas.
	 
	Radiação ultravioleta: é um fator extrínseco e que contribui para o envelhecimento precoce da pele. É um dos aceleradores do envelhecimento mais estudados e comprovados pelos cientistas.
	
	Temperatura: nem o calor nem o frio podem influenciar a velocidade do envelhecimento da pele de maneiras diferentes. As altas temperaturas são responsáveis por desnaturação do DNA e proteínas, enquanto baixas temperaturas dificultam a circulação, induzem ao ressecamento e descamação da pele.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408213613)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa que cursa com depleção dos neurônios motores superiores e inferiores, com tempo médio de sobrevivência compreendido entre três a cinco anos após o início dos primeiros sintomas. Sobre essa patologia, leia as alternativas abaixo e escolha a correta.
		
	
	Visto que todas as doenças do neurônio motor são usualmente progressivas, muitos pacientes desenvolvem uma disfagia leve e, secundariamente, a má nutrição requer uma via secundária para o mecanismo orofaríngeo.
	
	O tratamento é multidisciplinar e busca prover qualidade de vida e ajudar a aumentar independência do paciente.
	 
	Esclerose lateral amiotrófica é uma doença neurológica progressiva e fatal.
	
	A fraqueza muscular é uma marca tardia na ELA, ocorrendo em aproximadamente 60% dos pacientes.
	
	Se a fraqueza e a paralisia continuam a se espalhar para os músculos do tronco, a doença nunca afeta a fala, a deglutição, a mastigação e a respiração
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408298756)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O mal de Alzheimer é uma doença neurológica comum no grupo geriátrico, e alguma recomendações nutricionais são adotadas como:
		
	
	Excluir alguns alimentos como alimentos em conserva, marinados e embutidos
	
	Não há dietoterapia específica
	
	Dieta cetogênica
	
	Adotar uma dieta com 0,8 g/kg de peso corporal de proteína e maior quantidade de carboidratos
	 
	Garantir dieta adequada que inclua proteínas e calorias extras de acordo com a idade, sexo e atividade

Outros materiais