Buscar

Resumo ética na saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ética na saúde
Aula 1- Conceito e modelos de ética
A ética se constitui de princípios voltados para o bem comum. Ou seja, é a reflexão acerca dos princípios que irão nortear as relações humanas de modo justo e equânime. Ética e moral estão diretamente associadas. Ambas dizem respeito ao modo como lidamos com o outro, aos costumes. A moral é o conjunto de hábitos, condutas e normas que constituem o padrão de um grupo social em determinada época, lugar ou mesmo classe social. Temos diferentes culturas em diferentes países com códigos morais distintos
Moral- normas de comportamento pertencentes de um grupo
Ética- princípios norteados destas normas, ou em outras palavras, os valores ideológicos que fundamentam a moral
Código de éticas profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais nos exercício de seu trabalho. Este código é elaborado pelos conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão
Ética grega
Heraclito – situa a condição do homem “como aquele que necessita de um lugar” ou “morada”, definindo um modo de “estar” no mundo.
Democrito – valorização do saber e da prudência, que ensinariam ao homem de que mode ele deveria viver, conseguindo a felicidade.
Socrátes – acreditava na estabilidade das leis, dos princípios verdadeiros e universais das normas.
Platão - aprofunda a busca de conhecimentos universais; considera os objetos de pensamento situados numa dimensão superior ao universo físico percebido pelos sentidos
Aristoteles – A ética se torna uma disciplina filosófica; Existe uma correlação entre ser e bem. O bem relaciona-se com a essência de cada coisa; O campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem;
Considerava que toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade.
Ética cristã e moderna
*Século IV- transformação do cristianismo na religião oficial de Roma trouxe novos sentidos para as doutrinas éticas gregas;
A religião garante certa unidade social, pois a politica depende da Igreja exercendo um forte poder espiritual e centralizado integralmente a vida intelectual.
A moral e a ética ficam impregnadas de um conteúdo religioso que encontramos em todas manifestações da vida medieval . Nesse período , os pensadores cristão conceberam uma nova ética, que encontra em Deus os princípios da vida moral. A esta nova ética denomina-se TEONOMIA
Santo Agostinho- Elevação até Deus, cujo fim é o êxtase místico ou felicidade.
São tomas de Aquino- afirma que o fim supremo do conhecimento é Deus, entendido como o maior bem objetico, cuja posse gera felicidade, um bem subjetivo.
Ética moderna
Tem inicio no século XIV e XVI(Renascimento) a partir da valorização do homem nas ciências e nas artes. Período é marcado pela criação de uma nova sociedade que substitui a ordem feudal da idade média.(surge o capitalismo, a religião deixa de ser a forma dominante
Ética contemporânea e relativismo ético 
O bem só é possível quando compartilhado a nível social. O ético de faz a partir de todo social e não a partir da ação individual. Noção de uma equidade cultural que possibilitaria a uniformização de valores.
A Ecologia Social
Integra o estudo do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direita correlação entre natureza e cultural. As relações do homem com a sociedade passa também pelo modo que este estabelece relação consigo próprio e com seu ambiente.
A ética depende também de cada um de nós, dos valores familiares e sociais que adotamos e que passamos de geração pra geração.
Aula 2 – Bioética; história e princípios básicos
Bioética-Ética relacionada a vida. Lida com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não humanos.
Bioética é o estudo sistemático das ações morais, incluindo visão moral, decisões, conduta e politica, das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdicisplinar. 
Teoria utilitarista: O objetivo da vida é a felicidade, mas cada ação tem uma utilidade, uma consequência, para o bem maior, a coletividade que não pode ser menosprezada.
John Finnis- temas como aborto ou eutanásia, não podem ser debatidos em termos de satisfação ou qualidade de vida.
A bioética se fundamente em uma tríplice atuação: descritiva, normativa e protetora.
1) Descritiva: voltada para descrição e análise desses conflitos
2)Normativa, com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos.
3) protetora no sentido de amparar na medida do possível , todos os envolvidos em alguma disputa de interesse de valores, priorizando quando isso for necessário os mais fracos.
Conceitos básicos:
1) O principio do duplo-efeito: ação que acarreta em dois efeitos: um bom e um ruim, apesar de buscarmos o primeiro resultado ele sempre trás consigo um efeito colateral indesejável porem inseparável.
2)O principio da totalidade: este princípio se origina do sistema psicológico da Gestalt que sustenta que “o todo é mais que a soma de suas partes”
3) Meios ordinários e extraordinários de tratamento: procedimento padrão no tratamento de alguma enfermidade com aplicação de medicamentos ou processo terapêutico já amplamente testados, de acesso disponível e que possuem eficária comprovada na produção de resultados.
Meios extraordinários de tratamento - procedimentos utilizados quando os meios ordinários não surtem efeitos. Estes meios são muitas vezes caros, produzem efeitos colaterais indesejáveis e ainda assim não tem sua eficaria plenamente comprovada.
4) Justica: cada um deve receber o que lhe é merecido por direito ou pela ação de seus atos. Assim, casos semelhantes devem ser tratados de modo semelhante e casos diferentes tratados de modo diferenciado.
Justiça comutativa: define padrões relativos a equidade nos mais variados tipos de trocas ou relações comerciais.
Justiça retributiva: estipula sanções legais para a violação das leis e determina os meios de garantia que o que é devido seja pago ou restituído.
Justiça distributiva: regula a partilha de bens e benefícios sociais, garantindo a cada um o que lhe é devido na distribuição de um todo. Ex: aposentadoria
5) A santidade da vida humana: a vida é o valor maior a ser preservado. Desta forma qualquer intervenção ou interferência produzida sobre a vida, precisa obrigatoriamente ser avaliada em termos morais e éticos e deve ter o sentido de sacralidade como paradigma central de suas considerações
 Os 4 principios básicos ou pilares da bioética:
Beneficencia, não-maleficencia, autonomia e justiça.
Aula 3- Avaliação de riscos e benefícios em pesquisas biomédicas
Elaborado em 1947 o código de Nuremberg(O objetivo era eliminar futuros episódios semekhantes aos praticados pelos nazistas
1964- declaração de Helsique – è considerado o mais atual e importante documento mundial sobre a ética em pesquisas na área de saúde. Serve como base para quase que a totalidade de todos os procedimentos regulatórios sobre pesquisa biomédica.
Resolução 196/96 determinou em sua parte V-riscos e benefícios que: “Considera-se que toda pesquisa envolvendo seres humanos envolve risco”
Principio da precaução: cuidado necessário para que seja possível antecipar danos à saúde ou a segurança das pessoas. Mediante a ausência de certeza cientifica da inexistência de riscos e danos, devem ser tomadas todas medidas necessárias na prevenção de efeitos indesejáveis.
A atual resolução 466 de 2012
É considerada a regulamentação norteadora da ética em pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil. Incorpora a ótica do individuo e das coletividades sob o enfoque dos quatro referenciais básicos da bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça.
TCLE(Termo de consentimento livre e esclarecido do participante e/ou de seu responsávellegal), de forma escrita, devendo conter todas as informações necessárias, em linguagem clara e objetiva, de fácil entendimento para o mais completo esclarecimento sobre a pesquisa a qual se propõe participar.
Aula 4 – Transplante de órgão e tecidos
A doação de órgão de pessoas falecidas somente acontecerá após confirmação do diagnostico de morte encefálica.
Transplantes- direitos fundamentais
Pertinentes ao doador e ao recptor:
-direito a vida
-a formação dos direitos de personalidade
-integridade física e ao direito ao corpo
-liberdade de consciência
-poder de dispor do próprio corpo
Origem dos órgãos destinados a transplantes
Xenotranplantes- material coletado de animais
Alotransplantes intervivos- material coletado de seres humanos vivos
Alotransplantes de doador de cadáver- material coletado de seres humanos mortos
Existem dois tipos de doador falecido:
Doador falecido após morte cerebral 
Paciente cuja morte cerebral foi constada segundo critérios definidos pela legislação e que não tenha sofrido para cardiorrespiratória. Pode doar coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestido, rins, córnea, vasos, peles, ossos e tendões. Um único doado pode salvar inúmeras vidas.
Doador com parada cardiorrespiratória
O doador nestas condições pode doar apenas tecidos para transplantes(córnea, vasos, peles, ossos e tendoes)
Forma de doações de órgãos
Doação voluntária-realizada através da vontade expressa do doador em vida(Até 1997 no Brasil só poderia ser doado se a pessoa tivesse assim decidido; esse critério foi substituído pelo consentimento presumido)
Consentimento presumido-todo cidadão é um doador em potencial a menos que tenha expressado vontade contraria.(foi substituído pelo consentimento familiar)
Consentimento familiar- em 1998 a legislação brasileira adota o conssetimento familiar, o cônjuge ou parente na linha sucessória assume a responsabilidade para a autorização;
Manifestação compulsória- defende o conceito de que todo cidadão deve fazer formalmente a opção entre ser ou não um doador.
Abordagem de mercado-defende a possibilidade de incentivos financeiros a família do doador como forma de estimular doações voluntarias.
Conjunto de princípios éticos gerais
Principio da intangibilidade corporal- associa de modo absoluto o corpo a identidade pessoal.
Sentido de integridade- não é possível separar o “eu fisico” do psíquico, compondo ambos uma única identidade. Intervenções no corpo são sempre interpretadas como intervenções na integridade pessoal.
Principio da solidariedade- Querer doar e contribuir. Possibilidade que o individuo tem de sacrificar sua individualidade em detrimento do bem da comunidade. Estas doações não podem implicar em comprometimento da vida ou da saúde geral da pessoa.
Principio da totalidade- o corpo como uma unidade. Sentido de utilidade para o bem-estar de todo o organismo ou que em caso de doação a terceiros não comprometa a integridade geral.
Aspectos específicos próprios para situações de transplantes
Principio da autonomia-qualquer coleta de tecidos ou órgãos tem que passar pelo consentimento do doador.
Principio da confidencialidade-preserva-se o direito do individuo doador em decidir qual informação sua autoriza a veiculação do receptor e qual quer manter em anonimato.
Principio da gratuidade- estabelece que o órgão ou tecido apenas poderá ser dado e nunca vendido.
Principio da não discriminação- a seleção dos receptores so pode ser feita mediante critérios médicos. O ministério da saúde estabeleceu sistema de lista única.
Aula 5-Ética e reprodução assistida
Reprodução assistida é o conjunto de técnicas para tratamento da infertilidade conjugal que envolvem a manipulação laboratorial de pelo menos um dos gametas: espermatozoide ou óvulos.
Documento (Donum Vitae)- Igreja Catolica 
1987. Estabelce que pela perpectiva da igreja, o inicio da vida humana se da no momento em ocorre a fecundação. Em 2008 publica outro documento sobre aspectos de bioética ligados a dignidade humana. Considerando licitas as tecnologias de fertilização que auxilia os casais procriarem desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo em si. Considera moralmente ilícitas as tecnologias que dissociam a procriação do ato sexual como a criogenia ou a fecundação “in vitro”

Outros materiais