Buscar

GERIATRIA SIMULADO 3 ELAINE Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO EM GERIATRIA
	Simulado: SDE0408_SM_201408495589 V.1 
	Aluno(a): ELAINE AZEVEDO MEDEIROS
	Matrícula: 201408495589
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 24/10/2017 19:11:04 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201409124658)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas abaixo relacionadas ao envelhecimento populacional no Brasil: 
I. O efeito combinado da redução dos níveis da fecundidade e da mortalidade no Brasil tem produzido transformações no padrão etário da população.
II. O formato tipicamente triangular da pirâmide populacional brasileira, com uma base alargada, está cedendo lugar a uma pirâmide populacional com base mais estreita e vértice mais largo característico de uma sociedade em acelerado processo de envelhecimento.
III. O aumento da expectativa de vida está associado à melhoria no acesso da população aos serviços de saúde, às campanhas nacionais de vacinação, aos avanços tecnológicos da medicina e à percepção dos indivíduos com relação às enfermidades.
		
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	
	Somente a afirmativa III está correta
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409389037)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A doença de Parkinson, descrita por James Parkinson em 1817, é uma doença neurodegenerativa caracterizada por sintomas motores (rigidez, bradicinesia, tremor de repouso e instabilidade postural) e não-motores (distúrbios neuropsiquiátricos, do sono, autonômicos e sensitivos). De acordo com as suas leituras sobre doença de Parkinson, leia as alternativas abaixo e escolha a correta.
		
	
	e)Pacientes com DP apresentam anormalidades de postura e equilíbrio, assim a habilidade para manter uma postura estável pode não estar comprometida em condições de equilíbrio sem perturbação e com atenção plena, e à medida que a base de apoio se estreita ou as demandas de atenção variam, a instabilidade postural diminui.
	
	b)Entre os fatores de risco, estudos mostram que, por conta da maior liberação de dopamina, a ausência de tabagismo aumenta em duas vezes a chance de desenvolver a doença, enquanto a ingestão de cafeína, por aumentar os níveis de dopamina, contribui para reduzir a taxa de risco em 25%.
	 
	d)O tremor é tido como o sintoma inicial da DP. Em cerca de 50% tem início nas extremidades distais, em decorrência de oscilações involuntárias de uma parte do corpo.
	
	c)À medida que a doença progride e os neurônios se regeneram.
	
	a) A incidência diminui com a idade, variando entre as idades de 17, 4/100.000 indivíduos entre 50 e 59 anos, a 1/100.000 para aqueles nas idades de 70 a 79 anos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409144163)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Idosos apresentam um alto risco de internação hospitalar em função da maior ocorrência de enfermidades com o aumento da idade. Este grupo apresenta importantes alterações fisiológicas que devem ser consideradas no seu plano alimentar, a fim de evitar a desnutrição hospitalar, agravo importante e comum nesta faixa etária. Algumas dessas alterações são:
		
	
	Aumento do paladar e da capacidade de sentir odores.
	
	Aumento do paladar e redução da capacidade de sentir odores.
	 
	Redução do apetite, da digestão e absorção de nutrientes.
	
	Aumento do paladar e diminuição do tempo de esvaziamento gástrico
	
	Redução da taxa de metabolismo basal e aumento da tolerância à glicose
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408736671)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a deglutição no idoso, analise as alternativas abaixo e escolha a correta:
		
	
	Há prejuízo da motilidade intestinal neste grupo etário, sendo indicado apenas a maior ingestão hídrica.
	
	Os engasgos e a sensação de retenção de alimentos na garganta são sintomas raramente apresentados.
	 
	A consistência das preparações dos alimentos que provocam engasgos deve ser avaliada e adequada nesses casos
	
	A broncoaspiração é uma complicação pouco frequente entre os idosos.
	
	O envelhecimento afeta de modo dramático a deglutição; entretanto alterações nessa função são comuns, mas não têm importância do ponto de vista clinico.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409427537)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo o texto da antropóloga Yvonne Maggie: Chega o dia da aposentadoria e são inúmeras as pessoas que me falam sobre o medo de não terem mais o que fazer. Faltam apenas dois anos para minha aposentadoria compulsória. Assim, não terei opção. Mas o meu medo não é esse que aflige meus amigos. Meu medo mesmo é o medo do fim, ou melhor, a consciência absoluta de que a vida passa, e há começo, meio e fim. Antes não pensava sobre isso. Na juventude, tendo ficado órfã de mãe aos 12 e de pai aos 15, sem adultos ou mais velhos para me regular, a vida era feita de patamares e o patamar da velhice não existia para mim. Era o patamar dos outros. Os jovens viviam em um patamar distinto, e para sempre. Ando meio desligada. O que sinto parecem emoções de alguém apaixonada, uma sensação de estar simplesmente solta no espaço. Aprendi bem cedo que a coroa do rei não é de ouro nem de prata, eu também já usei e sei que ela é de lata. O poder, as vitórias e as derrotas não me assustam, portanto. Aprendi bem cedo o que é a dor de perder um ente querido. Aprendi, bem mais tarde, a máxima revelada pelo grande antropólogo Roberto Da Matta que, em um de seus artigos do jornal O Globo, citou uma amiga .Envelhecer não é pra mariquinhas! Tem de ser macho. Aguentar o tranco. Saber que não há apelação porque a vida tem começo, meio e fim. Aprendi cedo que a vida é curta, mas nunca ninguém havia me ensinado como é difícil o envelhecimento. Em relação ao processo de envelhecimento analise as assertivas abaixo: I. a diminuição da estatura ocorre exclusivamente pelo processo de perda de cálcio; II. cirurgias, doenças, traumatismos, tensão, sofrimento e angústia ocasionam aumento dos níveis de cortisol e provável inibição do sistema imunológico, desacelerando o processo de envelhecimento; III. as alterações nas fibras colágenas e tecido conjuntivo dificultam o processo de cicatrização IV. a diminuição das glândulas sebáceas e sudoríparas dificultam o processo de termorregulação. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II e IV
	 
	III e IV
	
	II e III
	
	I e II
	
	I e III

Outros materiais