Buscar

TRABALHO AV 2 PROJ FAB LAYOUT Andre Leao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO: PROJETO DE FÁBRICA E LAYOUT
ALUNO: Shywerllenne Martins Nascimento
MATRÍCULA: 201201500656
PROFESSOR: Calos Roberto Silva Santos
DATA: 15/11/2017
Assuntos: Programas de Incentivos do Governo do Espírito Santo
INVEST-ES e Contratos de Competitividade (COMPETE-ES)
Escopo:
a) Definição? Do que se tratam? Objetivos e Benefícios?
INVEST ES:
Objetivo
O Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (INVEST-ES) tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Espírito Santo, estimulando a realização de investimentos, a implantação e a utilização de armazéns e infraestruturas logísticas existentes, renovação tecnológica das estruturas produtivas, otimização da atividade de importação de mercadorias e bens e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.
Benefícios
I - Diferimento do pagamento do ICMS:
a) Incidente nas operações de importação do exterior de máquinas e equipamentos destinados à integração no ativo permanente imobilizado do estabelecimento.
b) Devido a título de diferencial de alíquotas, incidente nas operações interestaduais de aquisição de máquinas e equipamentos destinados à integração no ativo permanente imobilizado do estabelecimento.
c) Incidente nas operações de importação do exterior de insumos e matérias-primas, destinados exclusivamente ao estabelecimento industrial importador, para o momento em que ocorrer a saída dos produtos resultantes de sua industrialização, ressalvado o disposto na alínea “d”.
d) Incidente nas operações de saídas internas de máquinas e equipamentos destinados às empresas vinculadas ao INVEST-ES, para integração no ativo permanente imobilizado.
e) Incidente nas operações internas com matérias-primas e insumos, destinados exclusivamente a estabelecimento industrial vinculado ao INVEST-ES, para o momento em que ocorrer a saída dos produtos resultantes de sua industrialização.
f) Incidente nas operações de importação do exterior de bens acabados, destinados exclusivamente ao estabelecimento importador, para o momento em que ocorrer a saída interna para as centrais de distribuição constantes em aditivo do Termo de Acordo INVEST-ES ou transferência para sua matriz ou outras filiais da própria empresa;
II - Isenção de ICMS nas operações com mercadorias ou bens adquiridos pelo beneficiário destinados à construção do empreendimento, não abrangidas(os) pelo diferimento;
III - Crédito presumido nas operações interestaduais, até o limite de setenta por cento do valor do imposto devido mensalmente, relativo às operações alcançadas por esse benefício, observado o disposto no § 6º;
IV - Redução de base de cálculo do ICMS:
a) Nas operações internas, até o limite de setenta por cento do seu respectivo valor, observado o disposto no § 6º;
b) Nas operações internas, de saídas da importadora de bens acabados, destinados às centrais de distribuição ou de transferência para filiais da própria empresa, de forma a resultar numa carga tributária equivalente à carga tributária interestadual a que se sujeitarem os produtos;
c) Nas operações internas, de saídas da importadora de bens acabados, destinados às centrais de distribuição ou de transferência para filiais da própria empresa, de forma a resultar numa carga tributária, para fins de destaque de imposto, equivalente ao múltiplo de 1,2 (um inteiro e dois décimos) da carga tributária interestadual a que se sujeitarem os produtos;
V - Estorno de débito:
de até 75% (setenta e cinco por cento), nas operações de saídas internas de produtos acabados destinados a centro de distribuição, vinculados às empresas beneficiárias ou outras unidades da empresa importadora, quando se tratar de operações feitas na forma da alínea “b” do inciso IV deste artigo;
de percentual que resulte na carga tributária correspondente a 25% (vinte e cinco por cento) da alíquota interestadual a que se sujeitarem os produtos, em decorrência das saídas internas, de bens acabados importados, destinadas a centrais de distribuição ou de transferência para filiais da própria empresa, quando se tratar de operações feitas na forma da alínea “c” do inciso IV deste artigo; (Nova redação dada pela Lei nº 10.587/2016);
VI - Outras modalidades de benefícios fiscais, desde que respeitados os limites e condições previstos nesta Lei, inclusive as adequações em face da regra de transição prevista na Emenda Constitucional nº 87, de 16 de abril de 2015.
Benefícios diferenciados
Poderão ser concedidos benefícios diferenciados em função da natureza da atividade; não similaridade com a produção local; localização geográfica e competitividade com outras unidades federadas.
CONTRATOS DE COMPETITIVIDADE (COMPET ES):
O Contrato de Competitividade é um instrumento adotado pelo Governo do Estado do Espírito Santo para a concessão de benefícios fiscais a setores produtivos locais, fruto de ampla discussão com os representantes do setores, de forma clara e transparente.
Pelo Contrato, os setores produtivos têm o compromisso de aumentar a competitividade das empresas estabelecidas no Estado do Espírito Santo, em relação às similares de outras regiões do país. Em contrapartida aos incentivos tributários concedidos pelo Governo do Estado, o setor produtivo pactuante se compromete a investir em ações que resultem em seu próprio desenvolvimento socioeconômico sustentável. O objetivo final é garantir a manutenção e criação de empregos, ocupação, renda e evolução na capacitação profissional da população local, simultâneo a incrementação na capacidade industrial, tecnológica e comercial do setor.
As empresas que aderirem ao Contrato se comprometem a atingir:
Promoção do desenvolvimento sustentável
Crescimento médio anual no número de empregos ofertados no setor
Integração com instituições de ensino do 3º grau
Capacitação e qualificação de mão de obra
Investimentos na competitividade setorial e empresarial
Crescimento na arrecadação do ICMS gerado pelo setor
Crescimento anual das exportações
Ampliação da participação no mercado local
b) Há base legal (Lei)? Número/ano?
INVEST ES: Legislação nº 10.550/2016 e suas alterações
COMPETE ES: DOE 27.07.2016, LEI N.º 10.568
* Alterada pela Lei n.º 10.574, de 17 de agosto de 2016, DOE 18/08/16.
* Alterada pela Lei n.º 10.587, de 03 de novembro de 2016, DOE 04/11/16.
* Alterada pela Lei n.º 10.698, de 11 de julho de 2017, DOE 12/07/17.
c) Os temas abordados têm relação com a referida disciplina? Se sim, explique com suas palavras.
Sim. Uma vez que os programas de incentivo do governo podem ser fundamental para definir a localização da empresa, e que benefícios terá o investidor se investir em nosso estado.
d) Descreva fatos importantes que durante a pesquisa que te surpreendeu.
Os fatos importantes que me surpreenderam estão relacionados ao contrato de competitividade:
Devido ao fato de que as empresas que aderirem ao Contrato devem se comprometer a atingir:
Promoção do desenvolvimento sustentável, Crescimento médio anual no número de empregos ofertados no setor, Integração com instituições de ensino do 3º grau, Capacitação e qualificação de mão de obra, Investimentos na competitividade setorial e empresarial, Crescimento na arrecadação do ICMS gerado pelo setor, Crescimento anual das exportações, Ampliação da participação no mercado local.
e) Por fim, conclua o seu trabalho analisando criticamente tais mecanismos de fomento expondo sua opnião acerca dessas políticas do Governo do ES.
Os programas de incentivo do governo são de fundamental importância, uma vez que tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Espírito Santo, visando um aumento da competitividade estadual, com ênfase na geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.
Um exemplo em nosso estado é o Incaper, responsávelpela elaboração e execução de programas do Governo do Estado Espírito Santo 
O Incaper executa projetos de Pesquisa e Inovação; Desenvolvimento; Fomento e Institucionais com o objetivo de atender as demandas do público-alvo do Instituto. Por meio dos projetos, busca-se cumprir a missão de "promover soluções tecnológicas e sociais por meio de ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, visando ao desenvolvimento do Espírito Santo".
EXEMPLO DE UM PROGRAMA DE INCÊNTIVO: Programa Brasil Sem Miséria (PBSM)
Resumo: O Plano Brasil Sem Miséria, que tem como desafio superar a extrema pobreza no país e foi estruturado em três eixos: acesso a serviços, garantia de renda e inclusão produtiva. Para contribuir com o Plano Brasil Sem Miséria, que tem o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). O Instituto nesse acordo se propõe a atender 1.729 famílias de agricultores capixabas em situação de extrema pobreza, ou seja, aquelas com renda familiar mensal inferior a R$ 77 por pessoa.

Outros materiais