A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Aula 5

Pré-visualização | Página 1 de 1

Aula 5
Questão discursiva
Como eram vistas as sociedades não europeias com as quais os Europeus entraram em contato a partir do neocolonialismo no século XIX? 
Resposta:
Eram vistas como “fósseis vivos” ou sociedades "inferiores" e “selvagens”, desprovidas de desenvolvimento e civilidade, marcadas pelo atraso e pela barbárie. 
Qual a forma de pensamento embasava essa visão e o papel que esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado? 
Resposta:
A forma de Pensamento era o Darwinismo social, que defendia a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros; justificando, assim, a intervenção europeia nesses países, com vistas a levar a "missão civilizadora", eufemismo utilizado para mascarar a conquista e a dominação, ou seja, esta teoria passou a ser utilizada para explicar as distinções sociais, produzidas pelo próprio homem, como se fosse fenômeno natural.
Questão objetiva:
Selecione as afirmativas que indicam o contexto histórico, social e filosófico que possibilitou a gênese da Sociologia. 
I – A Sociologia é um produto das revoluções francesa e industrial e foi uma resposta às novas situações colocadas por estas revoluções. 
II – Com o desenvolvimento do industrialismo, o sistema social passou da produção de guerra para a produção das coisas úteis, através da organização da ciência e das artes. 
III – O pensamento filosófico dos séculos XVII e XVIII contribuiu para popularizar os avanços científicos, sendo a Teologia a forma norteadora desse pensamento. 
IV – A formação de uma sociedade, que se industrializava e se urbanizava em ritmo crescente, propiciou o fortalecimento da servidão e da família patriarcal. 
Assinale a alternativa correta: 
A) III e IV. 
B) I, II e III.
C) II, III e IV.
D) I e II.
E) II e IV.