Buscar

avaliando aprendizado av1 cinesioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604574878)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Que tipo de contração muscular é realizada quando o paciente realiza um determinado movimento e, durante o mesmo, o músculo agonista é encurtado?
		
	
	Contração excêntrica
	
	Contração isomêtrica
	 
	Contração concêntrica
	
	Contração isocinética
	
	Contração dinâmica
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604588423)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela contratilidade, ou seja, são capazes de diminuir o próprio tamanho enquanto produzem torque. Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo a respectiva força aos ossos nos quais se inserem. Apresentam uma grande variedade de tamanho e forma, de acordo com a respectiva disposição, o local de origem e a inserção. No que tange à estrutura e à função muscular aplicadas à cinesioterapia, assinale a alternativa correta.
		
	
	A amplitude de movimento é uma propriedade da natureza muscular, obtida somente por meio do alongamento, que representa uma função de flexibilidade.
	
	Para se alongar um músculo, é necessário que se faça o movimento articular oposto ao movimento referente à respectiva função, ultrapassando a ADM tolerada pelo paciente. Nesse caso, aumenta-se a força excêntrica do músculo e passa-se a aumentar o seu comprimento.
	
	Quando houver fraqueza em um grupo muscular, acompanhada de encurtamento do grupo oposto, deve-se primeiro fortalecer o grupo deficiente e depois alongar o encurtado.
	
	Alongamentos de longa duração e baixa intensidade provocam lesões e não aumentam a extensibilidade do tecido.
	 
	Contratura é o nome dado ao encurtamento de músculos ou estruturas de tecidos moles que cruzam uma articulação, resultando em limitação da amplitude de movimento.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604596566)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os recursos da cinesioterapia estão descrito nas normas clássicas de exercícios, entre eles técnicas com mobilização passiva e ativa. Mas o fisioterapeuta tem participação ativa em todas elas , sendo este um diferencial no tratamento PORQUE Como o fisioterapeuta tem o conhecimento e sabe o limite que pode exigir do paciente, sua participação na realização dos exercícios se torna essencial .
		
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	As duas afirmações são falsas
	 
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604305748)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A cinesioterapia tem como objetivo corrigir ou prevenir deficiências, restaurar ou melhorar a função física e prevenir ou reduzir os fatores de risco relacionados com a saúde. Programas de exercícios terapêuticos projetados por fisioterapeutas são individualizados para as necessidades específicas de cada paciente. Diante disto, marque a alternativa correta:
		
	
	Através do teste muscular pode-se propor determinado tipo de exercício que seja ideal para realizar com o paciente. Músculos com força de grau 2+ devem ser realizados exercícios passivos para ganho de força muscular.
	
	Na primeira fase da reabilitação do paciente submetido à cirurgia do ombro, para evitar a hipotrofia muscular e melhorar a estabilidade dinâmica, o programa deve conter exercícios ativos contra resistência máxima até o limite doloroso.
	
	Protocolos de cinesioterapia para dor envolvem exercícios de propriocepção e fortalecimento.
	 
	a aprendizagem motora necessária no início do tratamento é influenciada por muitas variáveis, algumas delas é como o terapeuta facilita esta aprendizagem baseado no estilo de aprendizado: cinestésico, visual ou auditivo. A compreensão destas variáveis e seu impacto na aprendizagem motora é necessário para desenvolver um melhor treinamento funcional.
	
	O relaxamento muscular é melhor obtido pelo alongamento ativo assistido com movimentos rápidos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603474199)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O esqueleto é tanto mais maleável quanto menos ossificado está, ou quanto mais jovem seja o indivíduo. Eliminando as deformidades de origem traumática, senil ou infecciosa, podemos dizer que toda deformidade óssea tem origem entre o nascimento e os 20 anos de idade, e com frequência entre os 7 e 14 anos, sendo este período de idade aquele em que a morfologia e a postura definem-se para o futuro. Assinale a alternativa FALSA.
		
	 
	No adulto, quando tratarmos de uma deformidade, vamos visar um tratamento somente postural; o objetivo será sempre o de reduzir totalmente as deformidades.
	
	Porém, por outro lado e pela mesma razão, (maleabilidade) favorece a correção
	
	O tratamento preventivo é mais fácil, mais rápido e de melhor prognóstico
	
	A plasticidade do esqueleto, nessa época, por um lado pode facilitar a má formação
	
	Por isso é necessário tratar, na adolescência, as alterações que poderão tornar-se ósseas e fixas.

Outros materiais