Buscar

G2 Lei de Uso e Ocupação do Solo

Prévia do material em texto

LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
A Lei de Uso e Ocupação de Solo estabelece parâmetros de como pode ser usado e ocupado as zonas municipais. De forma geral, mostra o que pode ser construído ou não em cada área do município, como é divido o uso do solo em zonas, os tipos de habitação, sobre vagas de estacionamentos.
A importância da Lei está nas diretrizes que mostram os princípios e orientações para a utilização e ocupação do espaço urbano, com o objetivo maior de garantir o desenvolvimento da cidade de forma equilibrada e sustentável.
Quando se planeja o uso da cidade, a ocupação do seu território, a Prefeitura define o que é mais adequado para cada área da cidade, levando em conta a infraestrutura existente, a infraestrutura planejada, as restrições de natureza ambiental, a paisagem e o ambiente cultural. São consideradas as características e as necessidades de cada parte da cidade, tudo para garantir a adequada utilização do solo, o desenvolvimento social e econômico, a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.
TIPOS DE ZONEAMENTO
O Município de Rio Verde é dividido em três zonas: Residencial, Estrutural e Industrial. A divisão em zonas é uma forma de setorização, ela é feita para que haja um maior equilíbrio na distribuição da ocupação do solo. Isso ajuda a manter um trânsito mais organizado, pois as vias são planejadas de acordo com a ocupação. De acordo com essa setorização também são pensadas as vias, que tipo de via para cada zona e em que local, de acordo com o tamanho do fluxo de veículos. As vias são: arterial, até 60 km/h, de acesso rápido, até 80 km/h, coletoras, até 40 km/h, locais, de até 30 km/h.
A Zona Residencial é destinada, como diz o nome, a residências, sejam unifamiliar, multifamiliar, geminada ou seriada. Nessas áreas são permitidas apenas residências. Na Zona Estrutural são alocados o comércio, sejam eles de compra e venda sejam eles de prestação de serviços. E na Zona Industrial, as indústrias, independente do porte da indústria.
Alguns Bairros possuem somente um tipo de zona, como um Setor Industrial, por exemplo. Mas há aqueles em que são permitidos mais de uma forma de ocupação, como residencial e estrutural. Quando existe mais de um tipo de ocupação em um bairro, sã definidos locais específicos para cada tipo de ocupação, normalmente quando há residencial e estrutural, o estrutural fica ao longo da via principal, normalmente avenidas e vias arteriais. Quando há um misto de industrial e residencial, normalmente a industrial fica na parte mais afastada, tendo acesso marginal, como no bairro Recanto do Bosque.
TIPOS DE HABITAÇÃO
Os tipos de habitação são geminadas, unifamiliar, multifamiliar e seriada.
Geminadas
As geminadas são edificações idênticas, que dividem uma mesma estrutura. A planta baixa dessas edificações são idênticas, mas feitas de forma espelhada. Podem ser duas ou mais residências feitas assim.
Unifamiliar
São edificações destinadas ao uso de uma única família, podendo ter um ou mais pavimentos.
Multifamiliar
Edificações para mais de uma família, são exemplo desse tipo de habitação os edifícios, onde cada família tem sua residência, mas todas estão alocadas numa mesma edificação. Mas também podem ser edificações de um ou dois pavimentos também.
Seriada
São edificações idênticas, construídas lado a lado, porém não geminadas. São construções separadas.
TIPOS DE COMÉRCIO
A Zona Estrutural é destinada ao uso de comércio, podendo ser comércio ou prestação de serviços. No comércio, os estabelecimentos são destinados a empresas que realizam atividade de troca, compra e/ou venda de bens físicos. E na prestação de serviços os estabelecimentos comercializam serviços e não bens imateriais. Um exemplo de comércio é uma loja de roupas. E um exemplo para prestação de serviços é um escritório de contabilidade.
VAGAS DE ESTACIONAMENTO
Com o crescimento da cidade, em 2008, foi estabelecido por lei que a cada 50m2 de área construída deveria ter uma vaga para estacionamento, em áreas destinadas a comércio e prestação de serviços e uma vaga a cada 250m2 de área construída para áreas destinadas à indústria. E para as residências foi delimitado um recuo de 5m para área de garagem.
Esses parâmetros foram estabelecidos para que haja maior mobilidade urbana, pois um estabelecimento sem a quantidade adequada de vagas para estacionamento pode causar transtornos no trânsito do entorno, como mais carros circulando lentamente para conseguir uma vaga de estacionamento, outros pararem em fila dupla ou ainda em local proibido, como em frente à garagem. Pata garantir tense em conta que pra tao finalidade pode-se usar o metalzinho de metal para agarar a vida assim cmo ela é. Deixando assim

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes