Buscar

conclusao abd

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Embora a definição seja conflituosa e discutida, o abdômen agudo é uma condição muito comum atendida por cirurgiões no pronto-socorro. O diagnóstico nem sempre é fácil e os sintomas muitas vezes são inespecíficos, o que faz valer a máxima usada de brincadeira por alguns profissionais: "a barriga é uma caixinha de surpresas, você nunca sabe o que vai encontrar lá quando abrir".
Para restringir as suspeitas diagnósticas, o abdômen agudo pode ser dividas em cinco tipos:
Inflamatório ou infeccioso: Dor leve e imprecisa que piora com o tempo e se torna mais localizada, eventualmente até com abdômen em defesa e descompressão brusca positiva. Costuma vir associada à febre e sinais de infecção. Exemplo: a apendicite aguda.
Obstrutivo: Obstrução do intestino, associado com dor em cólica e vômitos. Exemplo: Volvo do sigmoide.
Perfurativo: Perfuração de víscera oca que leva à extravasamento de bile e suco digestivo na cavidade abdominal. Exemplo: úlcera perfurativa.
Vascular: Dor abdominal de forte intensidade não compatível com o exame do paciente que pode ser normal. Exemplo: trombose de artéria mesentérica.
Hemorrágico: Sangramento espontâneo na cavidade abdominal - portanto, traumas não entram nessa classificação e devem ser estudados no capítulo apropriado. A hemorragia digestiva alta também não é um abdome agudo, a não ser que ocorra perfuração de víscera. Exemplo: Rompimento de cisto ovariano.
A divisão em síndromes ajuda no raciocínio médico e na decisão terapêutica.
Abdome agudo é às vezes usado como um sinônimo de peritonite, entretanto peritonite é um termo mais específico, se referindo apenas à inflamação do peritôneo. É diagnosticada no exame físico com a dor à remoção da aplicação de pressão sobre o abdome (dor à descompressão súbita ou sinal de Blumberg). A peritonite pode resultar de diversas doenças e ser via final de muitos abdome-agudos, mas principalmente está presente na apendicite e pancreatite.
Muitas condições podem ser confundidas com abdome agudo, o que pode se chamar de pseudo-abdome agudo ou abdome agudo clínico. Exemplo: Cetoacidose diabética, porfiria, infarto do miocárdio, gastroenterocolite aguda, infecção do trato urinário inferior e outros.

Outros materiais