Buscar

LIBRAS av3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Assim, durante quase um século (1880 -1960) o discurso sobre a surdez centrou-se no abafar, no inferiorizar, no descaracterizar as diferenças [...]determinando o desenvolvimento de abordagens clínicas e práticas pedagógicas que buscavam o apagamento da surdez [...]" (LODI, 2005, p.416). Esse trecho refere-se a um comportamento social:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Discriminatório, já que os surdos não são diferentes e sua cultura e identidade não se diferem da nossa; logo é um comportamento extremista e desnecessário.
	
	
	Benéfico aos surdos, já que as diferenças entre surdos e ouvintes podem ser minimizados com a prática de leitura labial.
	
	
	Includente, pois a "colonização" social, com o apagamento de uma língua própria, estabelece a perda e a crise de identidade do sujeito sinalizante.
	
	
	Positivo para afirmação do gestualismo como uma das possibilidades de se oralizar os surdos.
	
	
	Excludente, pois a "colonização" social, com o apagamento de uma língua própria, estabelece a perda e a crise de identidade do sujeito sinalizante.
	
		2.
		"Os surdos formam uma comunidade autêntica de língua, cultura, identidade próprias". Com base nesse trecho selecionado da aula 1, analise a seguinte situação: em uma escola regular onde há um aluno surdo matriculado realiza-se constantemente palestras sobre seus valores e entrelaçamentos culturais, linguísticos e identitários, para a conscientização da comunidade escolar acerca desse aluno. Pode-se afirmar que essa ação:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Simplesmente existe para acalmar os mais ativistas, uma maneira de refrear as reclamações sobre exclusão.
	
	
	Refere-se à participação legítima de todos os tipos de gente na escola, para que essa seja construída COM, POR e PARA todos, sob uma perspectiva inclusiva.
	
	
	Refere-se à participação dos ouvintes, criando um favoritismo à essa comunidade, sob uma perspectiva integradora
	
	
	Nunca poderá mudar as barreiras atitudinais, porque não há participação ativa do Estado, sem mudança nas estruturas, pouco vale esse tipo de ação.
	
	
	Rejeita a identidade surda e só reconhece outros valores, outras normas, outros hábitos diferentes dos aspectos da comunidade surda
	
		3.
		A LIBRAS é um sistema de signos linguísticos, organizada gramaticalmente e que se constitui de palavras e por elas de frases, discursos, ora, enunciados ções. Marque a ÚNICA opção que é VERDADEIRA:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	A LIBRAS é um sistema agramatical.
	
	
	A LIBRAS é uma língua, pois possui gramática e um sistema abstrato signos linguísticos.
	
	
	A LIBRAS é uma mistura de gestos e pantomimas.
	
	
	A LIBRAS é uma língua, mas que depende da língua portuguesa.
	
	
	A LIBRAS é uma linguagem universal.
	
		4.
		A fluência em LIBRAS não implica:
	
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A competência no uso e leitura da datilologia.
	
	
	A uso de leitura labial.
	
	
	A ampliação da consciência corporal e uso do espaço.
	
	
	O conhecimento dos sinais e competência em seu uso.
	
	
	O uso da expressão corporal e facial.
	
		5.
		O Decreto 5.626/2005 regulamenta a Lei de LIBRAS. Assinale a alternativa que NÃO apresenta assunto tratado nesse Decreto:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Possibilidade de implante coclear para surdos.
	
	
	Acesso das pessoas surdas à educação.
	
	
	Garantia e atenção à saúde da pessoa surda e com deficiência auditiva.
	
	
	A inclusão da LIBRAS como disciplina escolar.
	
	
	Formação de Tradutores e Intérpretes de LIBRAS.
	
		6.
		Políticas linguísticas e educacionais quando assumidas sem um entendimento mais aprofundado dos contextos socioeconômicos e culturais dos quais emergem, correm o risco de, elas mesmas, transformarem-se em:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Objetos de compreensão dos sujeitos com deficiência.
	
	
	Expressão das reivindicações das minorias.
	
	
	Estratégia de manutenção do preconceito.
	
	
	Instrumentos de transformação social.
	
	
	Objetos de reflexão e discussão.
	
		7.
		A inclusão e a participação de surdos em escolas regulares aumenta cada vez mais, a realidade é inegável e deve acontecer. Nessa perspectiva, a Educação conta com uma nova categoria de profissionais nas salas de aulas inclusivas, para a acessibilidade comunicativas dos surdos. Nesse novo cenário educacional, a que categoria de profissionais o enunciado se refere:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Tutores de surdos.
	
	
	Intérpretes de Braille.
	
	
	Intérpretes de LIBRAS.
	
	
	Cuidadores de surdos.
	
	
	Ledores de Braille.
	
		8.
		A família é a base de formação do sujeito, é o primeiro ambiente de interação e comunicação, onde valores são apreendidos e construídos, mas as crianças surdas enfrentam grandes dificuldades comunicativas em seus lares. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA sobre interação linguística em relação às famílias em que há surdos:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	A maioria das crianças surdas nasce em lares ouvintes, por falarem línguas diferentes a comunicação entre pais ouvintes e filhos surdos fica comprometida, trazendo grandes prejuízos à criança.
	
	
	Não há necessidade de interação com as crianças surdas, porque elas não são capazes de aprender, nem de assimilar conceitos.
	
	
	Quando uma família é formada somente por pessoas surdas, fica impossível a comunicação entre eles, pois não usam a língua oral.
	
	
	A família deve interagir sempre em Língua Portuguesa com as crianças surdas, pois essas devem dominar a língua majoritária.
	
	
	A falta da audição limita por completo a criança surda, impedindo-a de se comunicar e interagir.
	
		9.
		Para as autoras Pizzo e Quadro as comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. Marque a única opção INCORRETA.
		Quest.: 9
	
	
	
	
	A variação sociolinguística encontrada nas línguas de sinais se assemelha muito com aquela encontrada nas línguas orais
	
	
	A LIBRAS e outras línguas de sinais possibilitam a relação entre os interlocutores surdos e ouvintes usuários dessas línguas
	
	
	A LIBRAS e as outras línguas de sinais não alcançam os objetivos e abordagens das perspectivas sociolinguísticas.
	
	
	A LIBRAS e outras línguas de sinais tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo
	
	
	O fato de uma língua ser associada a um grupo humano é o fato que levou Saussure a concluir que língua é um fenômeno social, logo todas as línguas de sinais evidenciam essa mesma concepção.
	
		10.
		As crianças surdas devem ter como modelos linguísticos e culturais os surdos adultos, usuários da LIBRAS. Elas não são deficientes, mas, sim, diferentes, já que são membros de uma comunidade linguística própria. Assinale a ÚNICA opção que evidencia essa afirmativa:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	É muito importante que as crianças surdas usem aparelho auditivo, com o apoio da comunidade surda.
	
	
	As crianças surdas podem expressar a culturalidade e a história das pessoas ouvintes como seus modelos sociais e linguísticos.
	
	
	As barreiras comunicacionais que os surdos enfrentam e a rejeição da família valem para que aprendam a superar seus limites.
	
	
	As crianças surdas são sujeitos de uma comunidade autêntica. As representações surdas são muito importantes para a sua formação identitária.
	
	
	Os deficientes auditivos rechaçam o uso da LIBRAS, negam a identidade surda e para eles o modelo clínico é mais bem representativo, já que usam a leitura labial para se comunicar. Geralmente usampróteses auditivas.

Outros materiais