Buscar

ATIVIDADE DIAGNOSTICA 2 met cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DIAGNOSTICA 2
1)A respeito da definição da tipologia em pesquisas científicas, podemos afirmar:
I - O objeto a ser estudado é o assunto definido de maneira delimitada e apresentado em forma de uma questão a ser respondida pela pesquisa.
II - O tema é o assunto central, mas para que ele se torne passível de tratamento científico, precisa ser delimitado.
III - Na pesquisa, é o método que possibilita delimitar o assunto e, com isso, selecionar melhor as fontes para a obtenção de informações, tanto no início quanto no decorrer do processo.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:	
a)I, II e III.(RESPOSTA CORRETA)
b)I e III.
c)II e III.
d)I e II.
e)I, somente.
2)A utilização do fichamento, principalmente o de resumo, é indicada principalmente porque o estudioso normalmente não disporá em sua estante de todos os livros que tem necessidade, portanto constitui-se num recurso valioso para a organização de informações necessárias a realização de suas produções. Sobre o fichamento, analise as afirmativas abaixo:
I – Deverá ser elaborado somente por meio de fichas tradicionais, daí sua denominação.
II – As fichas podem ser organizadas por tipos conforme a necessidade do pesquisador, de forma que ele assegure o acesso fácil à informação.VERDADEIRA
III – As fichas são uma forma de organizar e sistematizar os estudos realizados, pois, para a sua elaboração, é requerida a análise do material a ser fichado.VERDADEIRA
IV – O fichamento e a prática da leitura e resumo de textos em geral ocorrem de forma articulada.VERDADEIRA
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
a)I e IV.
b)II, III e IV.( RESPOSTA CORRETA)
c)I e II.
d)II e III.
e)I, II, III e IV.
3)Segundo a Norma ABNT NBR 6028 (ABNT, 2003, p. 2), o Resumo é a apresentação concisa das partes de um documento, e pode ser caracterizado em três tipos:
I. Resumo crítico: também chamado de resenha, é aquele redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.
II. Resumo indicativo: texto que indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
III. Resumo informativo: texto que informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de forma que se possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I, somente.
b)I e II.
c)I e III.
d)II e III.
e)I, II e III.( RESPOSTA CORRETA)
4)A pesquisa é um procedimento organizado racionalmente, visando à construção de conhecimentos científicos. Qual é a importância da pesquisa para o desenvolvimento do conhecimento de estudantes, independente da área de atuação ou estudo?
Alternativas:
a)Está relacionada ao melhor preparo para atuação, no setor em que escolherem, ou em sua área de estudo.
b)Diretamente não há relação, mas indiretamente está relacionada à criação de espaços profissionais para os cientistas da área de atuação escolhida.
c)Está relacionada ao desenvolvimento de ciência e tecnologia, condição fundamental para o desenvolvimento e inovação de qualquer área.( RESPOSTA CORRETA)
d)É que, por meio disso, são favorecidas práticas interdisciplinares, o que vem a agregar mais conhecimento para os estudantes.

Outros materiais