Buscar

Estudo dirigido, células do sistema imune, anticorpos, resposta inata, órgãos linfóides

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Explique o processo de fagocitose feito pelo Macrófago.
 Ocorre a aderência da partícula na superfície celular dos macrófagos, onde ocorrerá a emissão de pseudópodes que realizam a interiorização das partículas, ocorrendo assim reação químicas que produzem substâncias tóxicas, levando assim, a morte das células.
Explique a função dos LT e como ocorre o reconhecimento do antígeno.
Os linfócitos T fazem parte da Resposta Imune Adquirida Celular. Possuem a função de atuar contra microrganismos intracelulares, rejeição a enxertos. Têm origem na medula óssea e maturação no timo. Reconhecem o antígeno após processado pelas Células Apresentadoras de Antígeno. Após o contato com o antígeno, se proliferam e formam células efetoras, algumas células ainda permanecem como células de memória. Não reconhecem antígenos livres, sendo reconhecidos através do CHP.
Explique o porquê os órgãos linfoides primários não participam ativamente da resposta imune.
Os órgãos linfoides primários não estão maduros ainda, portanto, não podem participar ativamente da resposta imune.
Descreve o trajeto do LB, desde o início de sua formação até o término.
Os LB são maturados a partir dos órgãos linfoides primários, seu amadurecimento ocorre através das placas de Peyer, Bursa de Fabricius e Medula Óssea. A produção do linfócito B independe da presença de antígenos, porém sua ativação é dependente do mesmo. A ativação se dá por reconhecimento através de receptores (imunoglobulinas IgM ou IgD) presentes na superfície das células, essas imunoglobulinas são produzidas pelo próprio linfócito e servem para permitir contato e fazer reconhecimento do antígeno. Para cada linfócito B, todas as imunoglobulinas presentes na sua superfície são idênticas entre si, assim, um determinado linfócito B responderá apenas a um determinante antigênico.
Quais são os principais componentes da imunidade inata.
Neutrófilos, Células NK, macrófagos, células dendriticas e sistema complemento.
Descreva o trajeto do linfócito T, desde o início de sua formação até o processo de formação da resposta imune.
Os linfócitos T amadurecem no Timo, fazem parte da Resposta Imune Adquirida Celular, e atuam contra microrganismos intracelulares. Realizam recirculação (sangue periférico – tecidos – sistema vascular). Possuem subpopulações chamadas de L.T citotóxico (CD8) que são responsáveis pela morte e destruição das células infectadas por vírus e parasitas e L.T auxiliar (CD4) que participam na produção de anticorpos. São exclusivamente dependente das células apresentadoras de antígenos. Os receptores presentes indicam qual o tipo celular que o LT irá se ligar. 
Explique o processo de fagocitose feito pelo neutrófilo.
Os neutrófilos é a primeira linha de defesa da resposta imune. Na fagocitose o patógeno é cercado, ingerido e digerido. Além da lise intracelular, os neutrófilos ainda podem destruir agentes infecciosos no meio extracelular através de suas enzimas proteolíticas. São extremamente importantes na infecção aguda e principalmente na defesa contra bactérias.
Explique detalhadamente o que é resposta imune inata e resposta imune adquirida.
A imunidade inata é aquela na qual o animal já nasce com esse mecanismo de defesa, não é especifica, não muda de intensidade com a exposição. É a primeira tentativa de resposta imune do organismo, ativada imediatamente. As células envolvidas são os macrófagos, neutrófilos, eosinófilos, basófilos, células de NK e células dentríticas. As enzimas envolvidas são o sistema complemento e outras moléculas.
A imunidade adquirida é especifica, aumenta de intensidade com a exposição. À medida que o sistema imunológico de um indivíduo se depara com substâncias estranhas (antígenos), os componentes da imunidade adquirida aprendem a melhor forma de os atacar e começam a desenvolver uma memória para cada um deles.

Outros materiais

Outros materiais