Buscar

Importância da Comunicação e do Ato de Ler

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Disciplina: Comunicação Empresarial
Professora Lilia Nantes
Acadêmico (a): RGM: 
De acordo com as aulas 1 e 2 que versam sobre comunicação, Linguagem, A importância do ato de ler e os Níveis de leitura desenvolva as atividades a seguir.
“Uma compreensão crítica do ato de ler possibilita além da “tradução” dos significados das palavras, promove o desvendamento daquilo que está “por trás” delas”
- Observe a charge e faça a leitura interpretativa da mesma. Redija um pequeno texto expondo o que você entendeu.
	Ética é um conjunto de valores morais e princípios que guiam a conduta humana na sociedade para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social. A escola é um ambiente favorável para o exercício e aprendizado da ética, porém nesta charge mostra que não houve esse aprendizado. A charge faz uma crítica em relação a falta de ensino sobre a ética para os alunos e que roubo está sendo algo comum no Brasil. 
2- Ainda de acordo com as reflexões da aula 1 e 2 redija um texto dissertativo observando as seguintes pontuações anunciadas na aula 2, sobre: Coesão, Continuidade, Consistência, Coerência, Concisão, Clareza e Cadência
Tema: “A importância da comunicação e do ato de ler”
Número de linhas – mínimo 15 e máximo 20
A comunicação é uma troca de sinais entre o emissor e o receptor, ambos com o conhecimento do significado daquele sinal, que pode ocorrer pela convivência ou por experiências passadas por gerações. Esses sinais podem ser transmitidos de forma verbal e também por gestos, gráficos, desenhos, ilustrações etc. Há muito tempo atrás os homens das cavernas se comunicavam através de suas pinturas rupestres. Na pré-história, essas pinturas retratavam o cotidiano e guardaram informações importantes que ajudaram os contemporâneos a compreender um pouco do que caracterizava aquela sociedade. O filme “A guerra do fogo” mostra todos os tipos de sinais que eles usavam para se comunicar e o quão importante é a comunicação. 
A comunicação é muito importante em nossos relacionamentos do dia a dia, sem ela a gente não agrega conhecimento, não conseguimos fazer amizades e é essencial no ambiente de trabalho, principalmente para quem trabalha utilizando a comunicação. É através da comunicação que os seres humanos, assim como os animas, partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade indispensável. 
O ato de ler é fundamental para ampliar seus conhecimentos, aumenta sua capacidade de compreensão, assim se tornando uma pessoa mais culta e também melhora a capacidade de aprendizado. A leitura enriquece a maneira com que falamos e escrevemos, pois quem lê tem um vocabulário melhor. O hábito de ler melhora a forma que a pessoa se comunica e quanto mais a pessoa ler, mais facilidade ela terá para falar sobre determinado assunto. 
ATIVIDADES REFERENTES AS AULAS 3 E 4
1- Embasados na aula 3 que nos contempla com o conceito da linguagem, da língua e da fala e os níveis de linguagem, faça um breve relato do que você entendeu sobre como “Saussure”, difere a língua da fala. Faça um parágrafo com suas palavras de no máximo 5 linhas.
A linguagem possui duas dimensões: a individual e a social. A língua é a dimensão social, por exemplo, a língua inglesa é um sistema de signos comum a todos os indivíduos de uma determinada comunidade, assim sendo um fato social pois todos os membros de uma determinada comunidade utilizam esse sistema da língua inglesa. A fala é a dimensão individual, pois a maneira como cada indivíduo fala a língua inglesa é particular, cada pessoa fala do seu jeito. 
2- Faça um breve resumo sobre os níveis de linguagens citados na aula 3 e explique cada uma delas.
Linguagem formal (culta/padrão): Linguagem que faz uso das normas gramaticais, geralmente usada na escola, trabalho, jornais, livros, entre outros. 
Linguagem coloquial (informal/popular): Linguagem que utiliza gírias, regionalismo e não segue as normas gramaticais.
Linguagem profissional (técnico): Linguagem técnica ou cientifica que profissionais de uma determinada área utilizam no exercício de suas atividades. 
Linguagem artística (literária): Linguagem literária ou poética usada por artistas da palavra (poetas/romancistas).
3- Observe a charge extraída de um artigo da Internet que ilustra a linguagem não verbal:
Fonte: Jornal O Paraná
    A charge acima faz uma crítica ao fato de os bandidos possuírem um armamento pesado, em detrimento da polícia que faz uso de artefatos leves ou de menor potencial. Para tanto, ela traz elementos verbais e visuais, que auxiliam o leitor a perceber essa pretensão comunicativa. Para começar, a charge traz um homem fardado, representando a policia. Esse homem faz uma abordagem a um bandido com um badoque. Isso reflete a crítica ao armamento de menor potencial da polícia. Além disso, a charge traz a imagem de outro homem vestido com camiseta e bermuda, trazendo consigo metralhadoras e fuzis, o que remete ao armamento pesado utilizado por parte dos bandidos.
(http://www.efdeportes.com/efd184/pedagogia-da-leitura-multimodal.htm)
Agora, com suas palavras faça um parágrafo de 5 linhas interpretando a charge abaixo, explicando qual tipo de linguagem é essa (justifique).
 Disponível em:http://www.jornalagora.com.br/uploads/galeria_fotos/912_index.jpg/
	As charges constituem um gênero textual, que são tipos de textos que podem ser usados para denunciar e criticar as mais diversas situações. Geralmente é uma crítica carregada de ironia e que reflete situações do cotidiano. Neste caso a charge utiliza a linguagem verbal, pois a charge representa uma propaganda feita pela Friboi, querendo mostrar que a carne da Friboi era confiável, devido a um anuncio que saiu a alguns anos atrás sobre o caso brasileiro de vaca louca e a ironia da charge é que o mendigo só comeria o bife se fosse da marca Friboi. 
Bom trabalho!
Professora Lilia

Outros materiais