Buscar

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
	
	
	1a Questão (Ref.:201706270198)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Vasconcellos (2000), para definir a Programação é necessário estabelecer as seguintes etapas, marque a resposta certa:
		
	
	Marco situacional, doutrinal e operativo.
	 
	Linhas de ação, ações concretas, atividades permanentes e determinações.
	
	Marco referencial e diagnóstico.
	
	As ações, atividades e diagnóstico.
	
	Marco operativo e diagnóstico.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201706270241)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Podemos afirmar que são pressupostos da Gestão Democrática: I - Capacitação de todos os segmentos escolares. II - Consulta à comunidade escolar. III - Institucionalização da gestão democrática. IV - Transparência nas negociações. V - Formulação de questões sociais. Estão corretas:
		
	
	II, III e IV.
	
	II, III, IV e V.
	
	II, III, IV e V.
	
	I, II e III.
	 
	I, II, III e IV.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201706270285)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(ENADE 2005) Durante todo o curso de Pedagogia, Júlia teve a oportunidade de conhecer as diferentes tendências, concepções ou teorias educacionais que dão suporte à organização do trabalho da escola ou da prática educativa. Com isso, percebeu a necessidade de se contrapor à fragmentação, à rotina, ao autoritarismo e à centralização de poder. Um dos caminhos a serem trilhados é a construção do projeto político-pedagógico como um instrumento de luta em busca da qualidade e da almejada cidadania. Qual é a ação fundamental para que a escola tenha o projeto político-padagógico pretendido?
		
	
	Divulgação de dados de desempenho para a classificação das turmas.
	
	Planejamento de metas pela equipe gestora para os segmentos e áreas do conhecimento.
	 
	Diagnóstico permanente da realidade escolar com registro dos dados e das discussões.
	
	Elaboração do projeto por uma coordenação administrativo-pedagógica especializada. .
	
	Utilização de técnica e de metodologias específicas para a elaboração de projetos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201706270242)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As formas de gestão são variáveis e também determinantes do clima organizacional, podemos citar, pelo menos, duas formas, que são facilmente encontradas nas escolas, são elas:
		
	 
	Gestionária e participativa.
	 
	Reverente e autoritária.
	 
	Reflexiva e de autoria.
	 
	Participativa e comum.
	 
	Autoritária e participativa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201706270243)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(ENADE 2008) A Escola Municipal Maíra vem modificando as características de sua gestão. Ampliou as ligações com a comunidade em seu entorno e fortaleceu o conselho escolar, que tem acompanhado a freqüência e o desempenho dos alunos. Quando surgem problemas, os membros do conselho, formado por professores, alunos, pais, funcionários e representantes da comunidade, conversam entre si, com os professores e a família do aluno. Além disso, o conselho participa das decisões pedagógicas e administrativas, inclusive no que tange ao uso dos recursos financeiros da escola, seja para obras de manutenção, para passeios educativos ou para a compra de materiais didáticos. De acordo com a regulamentação municipal, haverá novas eleições para o conselho escolar no próximo ano. A escola apresentada nesse texto está atuando: I - de forma equivocada, pois envolve os alunos nas decisões pedagógicas e administrativas; II - em consonância com as concepções democráticas de gestão, pois redefine os membros do conselho por meio de eleições periódicas; III - em desacordo com a LDBEN 9.394/1996, pois permite que pessoas de fora da escola interfiram em sua gestão; IV - de acordo com a LDBEN 9.394/1996, pois tem um conselho escolar atuante, com participação comunitária. Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
		
	
	I e III
	
	III
	
	IV
	
	II
	 
	II e IV .

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes