Buscar

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO Panorama economico

Prévia do material em texto

ESTÁCIO - CAMPUS PARANGABA
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO 
Disciplina: GST0179 / PANORAMA ECONOMICO TURMA: 3006
Professora: Elda F. Tahim
Nome do(a) Aluno(a):____________________________________ Matrícula:___________
Conceitue Economia e liste as palavras mais importes deste conceito.
Resposta: A palavra Economia deriva do grego oikosnomos (de oikos = casa, e nomos = lei), que significa a administração de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida: Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Qual o dilema fundamental da economia?
Resposta:
Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo, as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade. 
Então, O dilema fundamental da Ciência Econômica corresponde à sua incapacidade em produzir todos os bens e serviços necessários à satisfação das necessidades humanas. Ou seja com compatibilizar recursos 
Quais as questões básicas da economia? 
Resposta: 
O QUE produzir? - Isto significa quais os produtos deverão ser produzidos (carros, cigarros, café, vestuários etc.) e em que quantidades deverão ser colocados à disposição dos consumidores.
COMO produzir? - Isto é, por quem serão os bens e serviços produzidos, com que recursos e de que maneira ou processo técnico.
PARA QUEM produzir? - Ou seja, para quem se destinará a produção, fatalmente para os que têm renda.
QUANTO PRODUZIR 
QUAIS, QUANTO, COMO e PARA QUEM produzir não seriam problemas se os recursos utilizáveis fossem ilimitados. Mas na realidade existem ilimitadas necessidades e limitados recursos disponíveis e técnicas de fabricação. Baseada nessas restrições, a Economia deve optar dentre os bens a serem produzidos e os processos técnicos capazes de transformar os recursos escassos em produção, conforme Pinho e Vasconcellos (1998).
Cites os fatores de produção e fale de cada um deles?
Resposta: 
1.Terra”, denomina-se a quantidade de recursos naturais existentes e disponíveis na natureza que podem ser utilizados para a produção de quaisquer tipos de bens visando atender as necessidades humanas.
2. Trabalho”, conceitua-se como sendo todo esforço humano seja ele físico ou intelectual, que visa produzir um bem ou serviço necessário ao atendimento das necessidades humanas.
3. Capital”, entendemos esse (o capital), como a quantidade de bens produtivos como máquinas, equipamentos, instalações, pontes, estradas, rodovias, ferrovias, empresas, instituições educacionais, etc. que são utilizadas na produção e no transporte de bens e serviços também, necessários à satisfação das necessidades humanas
5. Capacidade Tecnológica” conceituamos o emprego de técnicas inovadoras que tendem a minimizar custos, aumentar a produtividade e consequentemente reduzir os preços, tornando-os acessíveis às camadas mais desprovidas da população.
5.Capacidade empresarial”, assim como a capacidade tecnológica são expressões mais recentes que foram incorporados aos conceitos de fatores de produção
De acordo com os recursos ou fatores de produção utilizados, como se divide os setores da economia e qual o mais importante deles?
Resposta: 
Setor primário - aquele setor da economia que está relacionado com a extração vegetal, animal e mineral, na sua forma bruta, sem o beneficiamento desses recursos.
Setor secundário é caracterizado pelo setor de transformação desses fatores, através das atividades das indústrias de transformação e beneficiamento, que são as unidades produtivas.
 Setor terciário compreende as atividades do: comércio, bancos, do governo, etc.
Dentre esses três setores, o mais importante, pode-se dizer assim, é o setor secundário, uma vez que este, é um setor de beneficiamento e envolve a utilização em grande escala da tecnologia e da capacidade empresarial.
6 .Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona. 
O Fluxo circular do produto que é caracterizado pela aquisição das matérias primas por parte das empresas em relação às famílias, transformação dessas matérias primas em produtos acabados através do processo de produção e venda desses produtos acabados às famílias.
O Fluxo monetário é medido pelo dispêndio das famílias em bens e serviços finais produzidos pelas empresas ou pela remuneração percebidas pelas famílias em troca dos fatores de produção. Há uma equivalência entre o fluxo de dispêndio de bens e serviços finais (produtos) e o fluxo da remuneração dos fatores produtivos. Daí surge a identidade renda / produto.
 
7. Qual a diferença entre concorrência perfeita e concorrência imperfeita 
CONCORRÊNCIA PERFEITA O número de agentes compradores e vendedores é de tal ordem que nenhum deles possui condições para influenciar o mercado. A expressão de cada um é insignificante. Suas decisões, quaisquer que sejam, em nada interferem no mercado. Este é totalmente despersonalizado. As condições de equilíbrio prevalecentes não se modificam sob a ação de qualquer agente. Todos se submetem às condições estabelecidas. Nenhum tem poder para altera-las.
Na CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA, o número de concorrentes é grande. Todavia, cada concorrente possui suas próprias patentes ou, então diferencia de tal forma seus produtos que passa a criar um segmento próprio de mercado, que então dominará e procurará manter. O consumidor, todavia, encontra facilmente substitutos, 
a concorrência monopolista (também chamada concorrência imperfeita) caracteriza-se pelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos. Por exemplo, diferentes marcas de cigarros, perfumes, sabonetes, refrigerantes etc.
Trata-se, assim, de uma estrutura mais próxima da realidade que a concorrência perfeita, onde se supõe um produto homogêneo, produzido por todas as empresas
Cada empresa tem certo poder sobre a fixação de preços
 
8. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre curva de demanda e demanda individual. 
Respostas
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.
Embora tendam a serem utilizados como sinônimos, esses termos têm significados
diferentes.
 Curva de demanda entende-se toda a escala que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades.
Curva de demanda individual r quantidade demandada devemos compreender um ponto específico da curva relacionando um preço a uma quantidade.
Assim, as alterações nas quantidades demandadas ocorrem ao longo da própria curva de demanda. Já alteração na demanda faz com que surja nova curva. Tudo o que foi exposto até agora se referia ao consumidor individual, mas vale também para o mercado como um todo, já que a curva de demanda do mercado resulta da agregação das curvas individuais.
9. Mostre em gráfico a curva de demanda e quais suas características,
A curva de procura inclina-se de cima para baixo, no sentido da esquerda para a direita, refletindo o fato de que a quantidade procurada de determinado produto varia inversamente com relação ao seu preço, ceteris paribus.
A curva da demanda é negativamente inclinada devido ao efeito conjunto de dois fatores: efeito substituição e o efeito renda.
 
10. Defina: elasticidade preço da demanda e elasticidade preço da oferta.

Continue navegando