Buscar

Introdução Ementa - Prática Contábil Informatizada

Prévia do material em texto

PRÁTICAS CONTÁBEIS INFORMATIZADAS
Ciências Contábeis – 2018.1
Introdução
No momento atual, a expansão de informações adquiridas através da globalização e da contínua inovação na área tecnológica exige dos profissionais um saber mais apurado e dinâmico. Esse novo saber muda totalmente a concepção de conhecimento e reestrutura as formas de exercer determinadas atividades.
A constante busca pela informação faz a diferença nas empresas, e suas tecnologias podem ser facilmente copiadas. Mas o processo de gerenciamento e a tomada de decisões devem ser pautados por sistemas de gestão mais eficientes e informações mais precisas, capazes de acelerar e otimizar as decisões gerenciais.
Por isso, é necessário usar softwares dedicados à confecção de relatórios obrigatórios aos Departamentos Pessoal, Fiscal e Contábil, que também servem de apoio às análises contábeis.
Nesta disciplina, apresentaremos os trâmites necessários à prática de abertura de uma empresa, bem como os órgãos e documentos que fazem parte desse processo.
Além disso, aprenderemos a manusear softwares que possibilitam os lançamentos da folha de pagamentos, a escrituração fiscal e os lançamentos contábeis. Sua finalidade é facilitar o processo de tomada de decisão.
Aliados a competências desenvolvidas em disciplinas anteriores, os saberes aqui adquiridos lhe darão uma visão mais ampla e clara sobre o atual papel do contador.
A ideia é que você se sinta como uma espécie de gestor do conhecimento – aquele que está apto a ajudar os empresários e gerentes que precisam tomar decisões.
Objetivos
 
Reconhecer todo o processo de abertura e legalização de empresas;
 Praticar, através de um sistema informatizado, os lançamentos da folha de pagamento, a escrituração fiscal e os lançamentos contábeis;
 Elaborar relatórios com fins de apoio ao processo de tomada de decisão.
Bibliografia
Básica
IUDÍCIBUS, S. de; MARION, J. C. Contabilidade Comercial: atualizado conforme lei nº 11.638/07 e lei nº 11.941/09. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
RIBEIRO, O. M. Contabilidade Geral fácil. São Paulo: Saraiva, 2013.
SANTOS, J. L. dos. et al. Manual de práticas contábeis: aspectos societários e tributários. São Paulo: Atlas, 2015.
Complementar
ATHAR, R. A. Introdução à Contabilidade. São Paulo: Prentice Hall, 2005. cap. 4.
BRASIL LEIS. Consolidação das Leis do Trabalho. São Paulo: Vértice, 2005.
CAMPINHO, S. Direito de empresa à luz do Código Civil. 13. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2014.
COELHO, F. U. Curso de Direito Comercial: direito de empresa. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
MARTINS, E.; GELBCKE, E. R.; IUDÍCIBUS, S. de. Manual de Contabilidade Societária – aplicável a todas as sociedades. São Paulo: Atlas, 2013.
RETTO, M. G. B. Sociedades limitadas. São Paulo: Manole, 2007. cap. 3.
RIBEIRO, O. M. Contabilidade intermediária. São Paulo: Saraiva, 2013.
______. Contabilidade avançada. São Paulo: Saraiva, 2014.
Professor desta disciplina:
Wellinton Barros Figueiredo
 Currículo lattes
Especialista em Educação a Distância (EAD) pelo Centro Universitário Estácio UniSEB (UniSEB), possui MBA em Auditoria e Controladoria pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI) e é Graduado em Ciências Contábeis pela mesma instituição. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Ciências Contábeis. Atualmente, é professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá (UNESA), nas modalidades presencial e a distância.
Coordenação: Marta Celia Cavalcante
EMENTAS
AULA 01
Tipos societários, empresários e Contrato Social
Nesta aula, conheceremos os tipos de sociedade e de empresários, e os requisitos necessários à constituição de uma sociedade. Além disso, aprenderemos a preparar um Contrato Social com base nas condições indispensáveis a sua elaboração, bem como suas cláusulas obrigatórias.
AULA 02
Registros na Junta Comercial e na Fazenda Federal
Nesta aula, trataremos dos Registros na Junta Comercial e na Fazenda Federal, e apresentaremos os documentos necessários à obtenção do Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE) e do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), respectivamente. Aprenderemos, também, a preencher os formulários exigidos para conseguir esses registros.
AULA 03
Registros nas Fazendas Estadual e Municipal
Nesta aula, trataremos dos Registros nas Fazendas Estadual e Municipal, e apresentaremos os documentos necessários à obtenção das inscrições correspondentes. Além disso, aprenderemos a preencher os formulários exigidos para consegui-las.
AULA 04
Setor de Pessoal – cadastros e registro de empregados
Nesta aula, estudaremos um sistema informatizado, iniciando pelo cadastro de uma empresa e pela atualização das tabelas que servem de base para os cálculos realizados por ele. Além disso, conheceremos as atividades do Departamento Pessoal, identificando os documentos necessários à admissão. Por fim, aprenderemos a fazer o cadastro de funcionários no módulo referente a esse departamento dentro do sistema mencionado.
AULA 05
Setor de Pessoal – elaboração da folha de pagamento e encargos sociais
Nesta aula, trataremos das movimentações na folha de pagamentos, tais como lançamento de faltas, atrasos e horas extras. Realizaremos, também, seu cálculo no módulo de Departamento Pessoal do sistema informatizado e, posteriormente, elaboraremos os relatórios pertinentes ao setor. Em seguida, identificaremos os encargos sociais incidentes sobre a folha a partir de seus cálculos e da emissão dos respectivos documentos de arrecadação.
AULA 06
Setor Fiscal – escrituração (operações com mercadorias e serviços prestados)
Nesta aula, realizaremos a escrituração fiscal das operações com mercadorias (compra e venda) e dos serviços prestados pela empresa no módulo correspondente do sistema informatizado. Além disso, aprenderemos a elaborar os relatórios fiscais referentes às operações com mercadorias e serviços prestados através desse mesmo módulo.
AULA 07
Setor Fiscal – escrituração (apuração dos tributos municipais, estaduais e federais)
Nesta aula, conheceremos os tributos municipais, estaduais e federais incidentes sobre as operações com mercadorias e serviços prestados, bem como realizaremos os cálculos e emitiremos os documentos de arrecadação referentes aos tributos incidentes através do módulo Fiscal do sistema informatizado.
AULA 08
Setor Contábil – elaboração do plano de contas
Nesta aula, conheceremos o módulo Contábil do sistema informatizado. Trataremos da estrutura e da elaboração do plano de contas, realizando seu cadastro nesse módulo. Conheceremos, também, o Plano de Contas Referencial da Receita Federal.
AULA 09
Setor Contábil – classificação e escrituração
Nesta aula, realizaremos, no módulo Contábil do sistema informatizado, a classificação e escrituração dos lançamentos contábeis de constituição – conforme Contrato Social elaborado –, dos lançamentos contábeis da folha de pagamentos e dos encargos sociais elaborados, dos lançamentos contábeis das operações com mercadorias e prestação de serviços, e dos lançamentos contábeis dos tributos municipais, estaduais e federais apurados.
AULA 10
Setor Contábil – balancete de verificação, encerramento do exercício, elaboração do BP e da DRE
Nesta aula, faremos o levantamento do balancete de verificação no módulo Contábil do sistema informatizado. Conheceremos, também, os procedimentos necessários à conciliação e à análise de todas as contas patrimoniais e de resultado apresentadas nesse balancete. Além disso, realizaremos o encerramento do exercício, bem como elaboraremos o Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) através desse módulo.

Continue navegando