Buscar

fluidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fluidos térmicos e caldeiras
 Foi ministrada palestra pelo palestrante Francisco Remus aos alunos do curso de Engenharia, cujos principais temas abordados foram sobre os aquecedores de fluidos térmicos e caldeiras. Este relatório visa abordar, de forma sucinta, os temas sobre os quais o Engenheiro Francisco discorreu durante a palestra.
 Os aquecedores de fluído térmico são utilizados em processos que requerem altas temperaturas sem mudança de fase. Esse modelo de aquecedor de processos industriais é projetado para trabalhar de acordo com o tipo de combustível que usará como fonte. Foram apresentados tipos de aquecedores de fluidos térmicos verticais e horizontais.
 Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior a atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, executando-se refervedores e similares [Conforme Portaria TEM n.° 594, de 28 de abril de 2014, NR-13]. Foram apresentados modelos de caldeiras como:
 Caldeiras flamotubulares são assim classificadas pela forma que os gases, provenientes da combustão, trocam calor. 
Caldeiras aquatubulares são classificadas pela vaporização da água que circula dentro dos tubos.
No processo de produção de vapor das caldeiras aquatubulares, a água presente no interior dos tubos absorve calor da combustão dos gases que circulam do lado externo aos tubos dentro da caldeira.
Caldeiras mistas surgiram da necessidade de utilização de combustíveis sólidos para caldeiras com menor capacidade, tornando assim uma solução eficiente com baixo custo, agregando duas concepções de caldeiras, as aquatubulares e as flamotubulares.
A palestra teve uma importância significativa para o conhecimento dos processos industriais de caldeiras e fluidos térmicos.

Outros materiais