Buscar

CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504760476)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	"A construção dos números naturais pela criança é a base para ampliação do campo numérico que a vida em sociedade exige, como os  números inteiros e racionais. As experiências iniciais são muito importantes neste longo processo, e cabe à escola ajudar na construção do pensamento matemático da criança. Sua sala de aula deve ser um lugar especial, que dá boas- vindas à Matemática, enriquecendo e sistematizando as experiências vividas dentro e fora desse espaço. " Pró Letramento  Matemática. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Series Iniciais do Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília 2007.
Com relação aos números e suas funções é SOMENTE correto afirmar que
(I)  Número Cardinal é o número natural indicador de posição.
(II) O número ordinal possibilita guardar o lugar ocupado por um objeto, pessoa ou acontecimentos: abril é o quarto mês do ano, eu sento na terceira carteira da fila da janela etc..
(III) Algumas situações não revelam o aspecto cardinal nem ordinal, mas sim códigos numerais. Os números de telefones e a posição na fila de um banco são exemplos destas situações.
		
	
	I
	
	I, II e III
	
	I e II
	 
	II e III
	 
	I e III
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504760465)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática no ensino fundamental, porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive." PCNs Matemática.
Com relação ao bloco de Espaço e Forma, é SOMENTE correto afirmar que
(I) O Pensamento Geométrico é construído com base nas relações e representações estabelecidas pelo professor em sala de aula.
(II) O espaço se apresenta de forma essencialmente teórica para a criança:  ela constrói suas primeiras noções espaciais, por meio de definições.
(III) O trabalho com noções geométricas contribui para a aprendizagem de números e medidas, pois estimula a criança a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades e vice-versa.
		
	
	I
	
	II e III
	
	II
	
	I e II
	 
	III
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504760469)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Atente para o texto referente a Construção de Números Naturais no Pró Letramento  Matemática - Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Series Iniciais do Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília 2007:
 "A construção dos números naturais pela criança é a base para ampliação do campo numérico que a vida em sociedade exige, como os  números inteiros e racionais. As experiências iniciais são muito importantes neste longo processo, e cabe à escola ajudar na construção do pensamento matemático da criança. Sua sala de aula deve ser um lugar especial, que dá boas- vindas à Matemática, enriquecendo e sistematizando as experiências vividas dentro e fora desse espaço. "
Utilizamos os números naturais em nosso cotidiano e com os mais diversos propósitos, com diferentes funções, tais como memória da quantidade (aspecto cardinal), memória da posição (aspecto ordinal), instrumento para codificar.
Com relação aos números e suas funções é SOMENTE correto afirmar que
(I)                 O número cardinal é o número natural que expressa uma quantidade absoluta.
(II)               O número ordinal indica a ordem ou a série em que determinado número se encontra incluído.
(III)             O número cardinal evoca uma quantidade, mentalmente, mesmo sem que ela esteja fisicamente presente: quantos são os dias do mês, quantos são os meus irmãos etc..
		
	
	I e III
	
	II e III
	
	I e II
	 
	I, II e III
	
	I
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504760479)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Quando estamos em um lugar desconhecido, é comum pedirmos orientação a alguém que conheça bem este lugar. A orientação deverá levar-nos ao local desejado, através de uma série de etapas, tais como" : - Siga em frente por três quarteirões, dobre à esquerda e siga ate encontrar uma igreja: vire a primeira à direita após essa igreja e siga por mais dois quarteirões... Se a orientação dada for clara e correta, chegaremos facilmente ao local desejado. (adaptado do livro Números e Operações-Marília Centurion, p.150 ) Esta sequência de etapas, que fazem parte de uma instrução exata a ser seguida, é chamada de:
		
	
	algarismo
	
	argumento
	
	número
	
	numeral
	 
	algoritmo.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504760576)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais o ensino da Matemática deve estar pautado em:
		
	 
	Resolução de problemas, História da Matemática, Jogos e o uso da tecnologia.
	
	Atividades lúdicas sempre mostrando que a Matemática é prazerosa e que não precisa de tanto esforço cognitivo para aprendê-la.
	
	Livros didáticos por trazerem um arsenal de atividades que estimulam a apreensão dos conceitos.
	
	No professor por ser ele o transmissor do conhecimento e a peça fundamental para garantir um ensino de qualidade.
	
	Exercícios diversificados mesmos que não sejam contextualizados, pois nem tudo tem contexto na matemática.

Outros materiais

Perguntas Recentes