Buscar

1º PORTFÓLIO ESTUDOS DO LAZER claretiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

��
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
�
	Disciplina: Estudos do Lazer
	Tarefa: atividade do 2º ciclo 
	Nome: Jéssica Duarte Bigliardi
	RA: 8004016
	Turma: DGEFL1601PETA0S
	Parecer do Tutor: Protocolo: 1155931
Algumas características específicas que devem ser buscadas pelo animador cultural.
De acordo com o estatuto do animador sociocultural A Animação Sociocultural é um instrumento decisivo para um desenvolvimento multidisciplinar integrado dos indivíduos e dos grupos.
O animador cultural, sendo possuidor de uma formação adequada, é capaz de elaborar e executar um plano de intervenção, numa comunidade, instituição ou organismo, utilizando técnicas culturais, sociais, educativas, desportivas, recreativas e lúdicas. 
Segundo MELO, V. A; ALVEZ JÚNIOR, E. D. Para tanto o animador cultural deve procurar aperfeiçoamento profissional, é importante que sua formação seja continuada, podendo ser complementada com cursos de aperfeiçoamento, procurando aprofundar seus conhecimentos teóricos no campo do lazer mantendo- se sempre atualizado. O animador não será formado necessariamente nas universidades, independentemente do título que possui, é preciso passar por um processo de preparação, que pode ser desenvolvido em diferentes níveis e espaços.
Além de uma formação continuada, conforme MELO, V. A; ALVEZ JÚNIOR, E. D. dentre outras características importantes, espera-se do animador cultural a criatividade, a área do lazer exige essa característica pois é a criatividade que vai alimentar a capacidade de criar novas possibilidades, inovar, descobrir alternativas para a criação de seu programa de intervenção, assim como a capacidade de dialogar com o seu público.
O animador está apto a intervir nas mais distintas circunstâncias e esferas sociais, e tem como fim realizar as necessárias mudanças no âmbito da realidade, com o objetivo de gerar uma sociedade melhor e mais solidária, na qual todos os direitos individuais são amplamente respeitados. Este caminho passa necessariamente pela aceitação das diferenças e pelo despertar do potencial criativo humano, que instaura o prazer e também a postura crítica. 
Portanto no que se trata da formação de um animador cultural, é essencial o aprimoramento profissional, objetivando uma atuação consciente e efetiva, procurando se capacitar, para com competência desenvolver conteúdos ligados a outros campos e não somente de sua formação profissional. Assim como a criatividade sendo bem exercida pelo animador, abre alternativas para uma melhor evolução individual, tonando o indivíduo crítico provocando assim ecos no grupo social. 
(http://www.apdasc.com/info/ver_pagina.php?id=20 APDASC associação portuguesa para o desenvolvimento da animação cultural.)
(MELO,V. A.;ALVEZ JÚNIOR, E. D. Introdução ao lazer.2.ed.rev.atual. São Paulo: Manole,2012. Capítulo 5.)

Outros materiais