Buscar

A teoria clássica da administração inovou

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A teoria clássica da administração inovou, em sua época, ao estabelecer as diversas unidades de trabalho que uma organização comum poderia ter. Essas unidades passaram a ser denominadas Funções da Organização, que fundamentaram e deram origem às divisões organizacionais e, mais tarde, formaram a base para a departamentalização funcional. Entre as funções listadas a seguir, aponte a incorreta.
	Resposta Selecionada:
c. 
Funções de marketing.
	A teoria da burocracia de Maximilian Weber estabeleceu uma forma de organização humana do trabalho que tem base na racionalidade. Propõe a adequação dos recursos materiais, humanos, tecnológicos e dos meios às metas organizacionais – ou seja, os fins – de forma a aumentar ao máximo o aproveitamento destes recursos no trajeto em direção aos objetivos. Eficiência máxima. Ganhou grande impulso a partir da década de 1940, devido a causas gerais, como (aponte a alternativa incorreta): 
	Resposta Selecionada:
b. 
Crescimento e aumento da simplificação das empresas.
Respostas:
a. 
Inconsistências das teorias clássica e das relações humanas.
b. 
Crescimento e aumento da simplificação das empresas.
c. 
Necessidades de um modelo organizacional racional.
d. 
Evidência da sociologia da burocracia.
e. 
O modelo da economia monetária.
Feedback da resposta:
Resposta: B Comentário: O crescimento e aumento das empresas diz respeito à complexidade e não simplificação. Veja a seguir:
	o aplicar estes princípios, Taylor defendeu o uso de estudos ______________________ como meio de analisar e padronizar as atividades de trabalho. O seu enfoque administrativo solicitava observação detalhada e mensuração do trabalho, mesmo do mais rotineiro, para descobrir o melhor modo de atuação. Ele aconselhou a implantação do sistema de pagamento por quantidade produzida e do salário‑incentivo para os trabalhadores mais produtivos. A aplicação dos métodos da administração científica trouxe enorme aumento na produtividade, o que contribuiu para sua rápida utilização. Escolha a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
	Resposta Selecionada:
b. 
de tempos e movimentos

Outros materiais