Buscar

DOENÇAS DESMIELINIZANTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DOENÇAS DESMIELINIZANTES
Letícia Nano- Medicina Unimes
São doenças caracterizadas pela destruição parcial ou completa da bainha de mielina que recobre os axônios de neurônios. Prejudica a condução de sinais nos nervos afetados, causando prejuízos na sensibilidade, movimentação, cognição e outras funções dependendo dos nervos envolvidos.
A bainha de mielina é uma membrana celular modificada, constituída de camadas bimoleculares de lípides intercaladas com proteínas, na proporção de 70% lipídeos 30% proteínas. A bainha de mielina recobre parte dos axônios de neurônios do sistema nervoso. É formada na última parte do desenvolvimento fetal e durante o primeiro ano de vida pós-natal.
A célula capaz de produzir a bainha no Sistema Nervoso Central (SNC) é o oligodendrócito. Já no Sistema Nervoso Periférico (SNP) é a célula de Schwann. A conformação da bainha de mielina muda de acordo com a célula produtora. Os oligodendrócitos por exemplo, emitem prolongamentos que circundam o axônio de diversos neurônios, já as células de Schwann possuem um único prolongamento que é capaz de circundar somente um axônio, formando várias camadas espiralares.
As bainhas de mielina têm função comum de aumentar a velocidade de propagação de impulsos nervosos.
A propagação dos impulsos nervosos ocorre devido a deflagração do potencial de ação no neurônio, através da despolarização da membrana citoplasmática dos neurônios, de forma unidirecional. 
O aumento da velocidade de propagação dos impulsos nervosos no neurônio mielinizado ocorre então devido à disposição dessas bainhas de mielina, que são intercaladas com partes de axônio sem a bainha, o Nódulo de Ranvier.
 Devido a constituição da bainha de mielina ser majoritariamente composta por lipídios, que possuem caráter apolar, a bainha no axônio tem função semelhante à de um isolante elétrico. O impulso nervoso propagado pelo axônio é conduzido por entre os nódulos de ranvier, pois são esses que possuem a membrana celular excitável exposta ao espaço extracelular, e é também a localização dos canais iônicos voltagem dependentes, especialmente o de sódio, necessários para o início da despolarização, e, portanto, da condução elétrica.
A propagação de impulsos nervosos em neurônios mielinizados então é caracterizada por ter “condução saltatória “, de nódulo de ranvier a nódulo de ranvier.
Uma vez elucidado como a propagação de informações com o auxilio da bainha de mielina no sistema nervoso funciona, entendemos que em doenças desmielinizantes, em que a estrutura e funcionalidade dessas bainhas estão comprometidas, a velocidade de condução de informações reduz bastante, com uma propagação nervosa linear e lenta.
As causas de desmielinização ainda estão sendo bastante estudadas, porém são variantes de origem em comuns. Podem ser: imunomediadas, hereditárias, metabólicas, ou induzidas por vírus. 
As doenças desmielinizantes mais conhecidas são: Esclerose Múltipla e Síndrome de Guillain Barré.
A desmielinização pode ocorrer também tanto no Sistema Nervoso Central, quanto no Sistema Nervoso Periférico, porém com incidência maior no SNC.
O SNC compreende o encéfalo e a medula espinal. O local em que ocorre os processos de desmielinização é a substância branca do cérebro, e as fibras nervosas da medula espinal. 
Já o SNP compreende todo sistema nervoso fora do SNC. O local em que ocorre a enfermidade é nos axônios de neurônios periféricos, tanto os sensitivos quanto motores. As disfunções do neurônio motor resultam em fraqueza ou paralisia. As disfunções de neurônios sensoriais resultam em sensibilidade anormal ou perda de sensibilidade.
 Doenças comuns do Sistema Nervoso Central: Esclerose Múltipla, Doença de Devic, Doença de Marburg, Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva, Adrenoleucodistrofia, Síndrome de Van Ser Knaap, Encefalomielite Disseminada Aguda, Mielinose Pontina Central, Mielite Transversa e Neurite Óptica.
Do Sistema Nervoso Periférico : Síndrome de Guillain- Barré, Doença de Carchot Marrie Tooth, e Neuropatia periférica Anti-MAG
Referências bibliográficas:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK27954/
http://neuroimunologia.com.br/glossary/mielina/
https://www.mymedfarma.com/pt/guia-da-saude/10-neurologia/2675-doencas-desmielinizantes-do-sistema-nervoso-central
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/celulas-da-glia-schwann-e-oligodendrocitos/31004
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/esclerose-m%C3%BAltipla-em-e-doen%C3%A7as-relacionadas/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-doen%C3%A7as-desmielinizantes

Outros materiais