Buscar

Exercicio consultoria interna RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A competência FOCO NO CLIENTE poderia significar a adoção de determinados comportamentos pelos seus funcionários, como por exemplo. Marque a alternativa que NÃO condiz com a questão:
		
	
	direcionando ações para a busca rápida de soluções.
	 
	manter uma atitude arrogante
	
	ser solícito no trato com os clientes
	
	atender às solicitações dos clientes dentro do prazo estipulado;
	
	estar atento ao que é solicitado pelo cliente ¿ com paciência e capacidade de escutar
	
	 
	Ref.: 201602579733
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um dos motivos para que as empresas modernas implantem a consultoria interna é:
		
	
	O aproveitamento dos conhecimentos dos filhos dos funcionários para atividades da empresa
	
	O levantamento das expectativas dos trabalhadores para posterior processo de admissão
	 
	O aproveitamento das competências existentes em seus quadros de funcionários
	
	O levantamento das expectativas dos trabalhadores para posterior demissão
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	 
	Ref.: 201602719764
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A consultoria Interna de RH é exercida por funcionários da própria empresa, especificamente da Área de Recursos Humanos. A expressão "Prata da Casa" refere-se a:
		
	
	grupo de pessoas que têm competências essenciais.
	
	equipe de colaboradores destinados a atuar como consultores internos.
	 
	programa de excelência da área de recursos humanos.
	 
	ao aproveitamento dos funcionários da própria empresa.
	
	funcionário que se destaca.
	
	 
	Ref.: 201602579734
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	São objetivos da consultoria interna, exceto:
		
	
	Formular pareceres
	
	Realizar diagnósticos
	
	Sugerir melhorias
	
	Propor soluções para os problemas identificados
	 
	Tomar decisões estratégicas
	
	 
	Ref.: 201603107828
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As empresas modernas têm utilizado a modalidade de consultoria interna para o aproveitamento das competências existentes em seus quadros de funcionários; são colaboradores que possuem qualificações que lhes permitem o exercício de atividades típicas de consultoria em suas especialidades. Diante da afirmativa, assinale a única alternativa que responde plenamente as conceitos sinalizados, nas opções abaixo:
		
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas aleatoriamente, a partir do diagnóstico de uma suposição, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de uma percepção do consultor, da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor e gestor no processo.
	 
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um conselheiro e facilitador no processo.
	 
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor supremo e facilitador no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de uma percepção do consultor, da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor e gestor no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas aleatoriamente, a partir do diagnóstico de uma suposição, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, vontade do consultor, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor supremo e facilitador no processo.
	
	 
	Ref.: 201602728279
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Área de Recursos Humanos tradicionalmente atua como prestador de serviço. Através do modelo de Consultoria Interna a ARH passou a ter uma atuação mais estratécia e mudou sua forma de atender às áreas-clientes da empresa. Atuando dentro da proposta da consultoria interna o RH passou a:
		
	
	seleciona os clientes internos que vai antender.
	 
	recebe a demanda do cliente e faz diagnostico para atender com eficácia.
	
	não questiona o cliente, atende prontamente aquilo que ele solicita.
	
	diminuiu a quantidade de processos realizados para poder atender s quantidade maior de clientes.
	
	atender mais rapidamente as demandas do cliente.
	
	 
	Ref.: 201602579266
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Conscientização de todos os Funcionários se caracteriza por:
		
	
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	 
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	 
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	 
	Ref.: 201603327445
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Denomina-se consultoria interna de RH (CIRH) o exercício de aconselhamento e de ajuda realizada no âmbito de uma organização empresarial por seu(s) funcionário(s) qualificado(s) em gestão de pessoas. Essaqualificação consiste tanto no conhecimento específico de RH como de organização empresarial, além de exigir habilidades e atitudes típicas de consultoria a serem praticadas junto aos colaboradores da empresa, sejam diretores, gerentes ou funcionários. Com base na conceituação acima, é INCORRETO afirmar que ...
		
	
	A CIRH só pode ser praticada por quem tenha conhecimento e experiência em assuntos de gestão estratégica de pessoas.
	
	Trata-se de uma nova abordagem para descentralizar a intensificar a gestão de RH na empresa;
	
	A CIRH é orientada para intervir em assuntos pertinentes à gestão estratégica de pessoas
	 
	A consultoria interna de RH está orientada para atuar exclusivamente junto aos executivos da empresa;
	
	A CIRH exige as mesmas competências do profissional de consultoria externa;
	
Explicação: A Consultoria Interna de Recursos Humanos atuará junto aos dirigentes e seus subordinados, individualmente ou em grupo, de modo à assegurar a relação de ajuda a todos os colaboradores.

Outros materiais