Buscar

Exercicio Consultoria Interna RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Uma das Fases de Implantação da Consultoria Interna é caracterizada pela pesquisa inicial de práticas em outras organizações, através da participação em grupos informais de RH e associações de classe. Estamos falando da fase de:
		
	
	Acompanhamento Constante
	 
	Benchmarking
	
	Job Rotation
	
	Conscientização
	 
	Certificação
	
	 
	Ref.: 201602752474
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo Carla Uchoa, em seu texto publicado no site da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos, "O aumento da competitividade nos negócios e o entendimento de que a gestão de pessoas é fator de diferenciação vêm criando a necessidade de que a área de Recursos Humanos tenha uma atuação mais estratégica dentro das organizações." Consultoria interna é um modelo de atuação da área de Recursos Humanos que visa viabilizar uma atuação mais estratégica através da proximidade com as áreas de negócio. Desta forma, a área de Recursos Humanos pode estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial." Com base no processo de implantação da consultoria interna, assinale a única alternativa que não observa exemplos de fatores críticos de sucesso na implementação do modelo:
		
	
	Capacitação dos profissionais de RH e em especial do consultor interno; Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo;
	
	Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo; Desenvolvimento de um modelo de Recursos Humanos mais estratégico com profissionais dedicados ao negócio e outros em áreas de especialização para gerenciar processos, políticas e projetos;
	
	Criação do cargo de consultor interno de nível gerencial focado nas necessidades do negócio; Capacitação dos profissionais de RH e em especial do consultor interno;
	
	Desenvolvimento de um modelo de Recursos Humanos mais estratégico com profissionais dedicados ao negócio e outros em áreas de especialização para gerenciar processos, políticas e projetos; Monitoramento constante e mensuração do resultado;
	 
	Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo; Crença no trabalho alternativo e sem planejamento, acreditando no processo criativo e de improviso do indivíduo;
	
	 
	Ref.: 201603568470
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Falando mais especificamente da Consultoria Interna de RH, cabe ao consultor de pessoas o diagnóstico referente à admissão e demissão; treinamento e desenvolvimento; plano de cargos e salários; plano de carreira; avaliação de desempenho entre outros. Sendo assim, é importante que este profissional tenha o respeito e apoio tanto da Alta direção quanto dos funcionários da empresa, para que suas orientações sejam bem recebidas e implantadas porque: Escolha a afirmação que melhor completa a afirmação acima:
		
	
	As organizações precisam superar os modelos burocráticos de gerir pessoas, sem aqueles exageros de normas e regulamentos.
	
	O processo de comunicação interna deve ser aprimorado continuamente.
	 
	Consultor Interno de RH atua como orientador da organização, em um processo de responsabilidade compartilhada e de desenvolvimento coletivo.
	
	O consultor interno deve estar atento a todas as modulações e emoções envolvidas nesse processo, trata-se de um trabalho árduo e complexo, mas extremamente necessário para que ele obtenha sucesso em sua atuação.
	
	O processo de consultoria pode atuar em duas frentes, realidade atual e situação  futura, ou seja, o consultor ter a oportunidade de trabalhar, melhor e mudar a realidade atual da organização ou planejar novos cenários para uma situação futura.
	
	 
	Ref.: 201603318467
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Um dos aspectos essenciais no exercício da consultoria seja externa, contratada pela empresa-cliente para realizar as intervenções necessárias, ou seja interna exercida por funcionários da empresa devidamente qualificados para o papel (como é o caso da consultoria interna de RH), é a constituição de parceria sólida com o cliente. Dessa forma, o que é CORRETO afirmar sobre esse aspecto importante da relação consultor-cliente...
		
	
	é apenas uma exigência contratual para assegurar o êxito absoluto da intervenção
	 
	é a construção da confiança mútua reforçada a cada momento da intervenção
	
	é um aspecto que, a rigor, não influi efetivamente no sucesso da intervenção;
	
	é uma condição que naturalmente ocorrerá no decorrer da intervenção
	
	é uma questão de simpatia mútua e cordialidade desde o início da intervenção
	
Explicação: Justificativa: a opção E está correta porque a parceria consultor-cliente que construída com base no estabelecimento da confiança mútua, na colaboração necessária para que o processo de intervenção tenha a necessária base consensual.
	
	 
	Ref.: 201603475884
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	São competências essenciais ao exercício da consultoria todas as alternativas listadas abaixo, EXCETO:
		
	
	d) O domínio das teorias do Comportamento Organizacional e a visão sistêmica da organização.
	
	c) A necessidade de ter um fiador para o processo, fato que diz da credibilidade da consultoria junto à direção.
	
	a) A consciência do papel de assessoria, pois a função assessoria é antes de tudo fundada no conceito de parceria.
	 
	e) Rigidez e consequente dificuldade para negociar.
	
	b) O desafio de lidar de forma efetiva com as críticas.
	
	 
	Ref.: 201603107882
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com base nos conceitos estudados em nossa disciplina, assinale a única alternativa correta. Em recente entrevista, a professora Elizenda Orlickas, consultora de RH e autora do livro "Consultoria Interna de Recursos Humanos", ao ser questionada sobre a importância de se preparar um profissional de RH para o trabalho de consultor interno, afirmou que:
		
	 
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão especialista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	 
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão generalista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	
	¿A capacitação dos profissionais de qualquer área da empresa, para se tornar um consultor interno de RH, para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão específic de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos não interfere na qualidade técnica e comportamental do colaborador, não gerando na verdade, diferencial neste indivíduo¿.
	
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão especialista de sua área. Assim, podem atuar de forma não estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	
	 
	Ref.: 201603327604
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O papel do consultor interno de RH deve ficar devidamente definido para prevenir distorções e desvios de função no futuro. As atribuições de um consultor interno devem incluir o assessoramento aos clientes internos, a análise das situações problemáticas, propor, colaborar e acompanhar nas soluções participando dos projetos específicos no que diga respeito ao planejamento de RH, ao recrutamento e seleção, ao treinamento e desenvolvimento de talentos, às políticas de classificaçãode cargos, salários, benefícios e demais assuntos pertinentes à gestão estratégica de RH. Com base na afirmativa acima, indique dentre as opções abaixo, a que expressa de forma mais correta e completa o que foi afirmado.
		
	
	Apenas os conhecimentos específicos em gestão de pessoas e a experiência diversificada asseguram a atuação eficiente do CIRH.
	
	Conhecimento e empatia são as únicas características do papel do CIRH
	
	O papel do consultor pressupõe algum conhecimento de Gestão de Pessoas
	 
	Conhecimentos, habilidades, experiência e atitude profissionais formam a base da competência do CIRH.
	
	A experiência diversificada é a exigência determinante da competência do CIRH.
	
Explicação: A afirmativa D sintetiza de forma mais completa e correta o que expõe o texto na medida em que abrange a competência do CIRH quanto ao saber, ao saber fazer, à vivência necessária que deve possuir bem como a atitude profissional que deve assumir.
	
	 
	Ref.: 201602752462
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Segundo Luiz Augusto Mattana da Costa Leite (CMC e Vice- Presidente do IBCO), em artigo publicado na HSM Online e no IBCO - Instituto Brasileiro de Consultoria Interna, observa que o Consultor educa, não ensina! E estabelece a seguinte narrativa: "As organizações estão incorporando, crescentemente, conceitos e processos de aprendizagem em suas práticasgerenciais e operacionais. O trabalho do consultor se dá a partir de, pelo menos, quatro dimensões que têm relação direta com aprendizagem:relação de ajuda, mudança, intervenções e implementação com autonomia decisória do cliente." Assinale a única alternativa que não corresponde plenamente ao enunciado.
		
	
	um projeto oriundo de consultoria ficará pela metade se não procurar incorporar aprendizagem em cada operação do cliente; A competência educacional é o que mantém o consultor vivo, à frente do tempo;
	
	a empresa e seus diretores, se tiver uma visão moderna, preferirá aplicar os princípios da organização de aprendizagem (learning organization), onde o processo produtivo é enriquecido por práticas de educação continuada; O consultor é um empreendedor educacional;
	 
	a competência educacional é o que mantém o consultor vivo, à frente do tempo; Importância em desenvolver o corpo funcional da organização, através da organização de aprendizagem (learning organization);
	 
	a competência educacional é o que mantém o consultor vivo, à frente do tempo; o colaborador deve estar pronto, apto a desenvolver sua função e não depender da organização da aprendizagem (learning organization);
	
	importância em desenvolver o corpo funcional da organização, através da organização de aprendizagem (learning organization); O consultor é um empreendedor educacional;

Outros materiais