Buscar

Ptg - Ed Física - Lic - Produção Textual Grupo 5º Semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO - PARTE 1	�
42 DESENVOLVIMENTO	�
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...........................................................................8
ANEXOS - ENTREVISTA - PARTE 2 ........................................................................9
PLANO DE AULA - PARTE 3 ...................................................................................12
��
INTRODUÇÃO – parte 1
No presente trabalho busca-se apresentar resultados de estudos sobre a melhor maneira de ensinar esporte dentro do ambiente escolar, procurando através de referencias bibliográficas estudar comportamentos como a escola da bola e o aprender jogando, abordagens importantes como o do professor Claude Bayer, abordagens tradicionais tecnicistas, séries de jogos bem como os jogos desportivos modificados e a abordagem situacional. Tudo para realizar dentro de sala de aula uma proposta pedagógica de ensino através de modalidades coletivos, visto que o trabalho em conjunto no esporte é na maioria das vezes fundamental para que se alcance o sucesso.
Sabe-se que a Educação Física é uma alavanca de interação social, e um meio muito procurado para superação de limites. No ensino dos esportes dentro de sala de aula, é possível perceber a motivação e influencia no futuro de muitos profissionais. Pois aprendendo conceitos e fundamentos, o aluno torna-se capaz de estender seu conhecimento para prática definitiva do esporte.
Para que um bom trabalho possa ser realizado dentro das escolas, é necessário nos dias atuais que o profissional de educação física esteja comprometido a refletir seu comportamento como educador, levando em consideração a prática e a tradição, mas abrindo espaço para inovações. Porque vivemos num mundo onde o “novo” é a ferramenta do sucesso. Para que ocorra uma mudança gradual no ensino dos esporte coletivos na realidade escolar percebe-se que é necessário focar na formação continuada do profissional educador, onde o mesmo possa realizar uma análise da prática pedagógica implementada nas disciplinas esportivas inicial.
métodos pedagógicos de ensino de modalidades coletivas
De acordo com Betti e Zuliani (2002) a educação física vem somar a educação intelectual e a educação moral apresentadas dentro do ensino regular. E acredita que tanto a educação artística, educação moral e a educação física tem ocupado um espaço incomodo na grade curricular, por permitir uma reflexão do corpo e mente em movimento aos alunos, e que por isso são encaradas como disciplinas complementares no currículo escolar do aluno. Apesar da mídia realizar um esforço para ampliar na vida das pessoas a cultura do corpo em movimento, ainda nota-se nas famílias um sedentarismo exacerbado, onde as pessoas se acomodam na frente de suas televisões, computadores, smartfones, celulares ou qualquer outro meio de comunicação, não estabelecendo ou priorizando tempo para cuidar do corpo. Esse comportamento bem refletido no sedentarismo infantil, crianças que já não procuram mais participar das aulas educativas de educação física, e alegam nos dias atuais milhões de motivos para não o fazerem. E em muitas dessas ocasiões apoiadas pelos pais.
O trabalho do educador físico tem se tornada a cada dia um desafio, onde o ensinar não se torna o objeto especifico dentro de sala, mas o desafio maior está no de conquistar seu publico a aprender o que lhe é proposto dentro das salas de aula. A formação do professor de Educação Física se alterou muito nos últimos anos, mas é possível perceber que os estudos das inovação necessárias, ainda se voltam para a abordagem tradicional. Existe uma necessidade de contrapor à “tradição” a “inovação” requer dos profissionais um pensamento crítico e reflexivo que exige esforço, dedicação e formação continuada. (Costa e Nascimento, 2004)
Ainda de acordo com Barroso e Dario (2009) saber o que será aplicado ao aluno, e qual maneira pedagógica trabalhar esse conteúdo é um dos grandes desafios na área de Educação Física nos dias atuais. Em se tratando de ambiente escolar, é necessário também levar em consideração os recursos disponíveis e suas limitações dentro da sala de aula, para poder desenvolver seu planejamento e o conteúdo que deverá ser ministrado. O conteúdo a ser trabalhado deve ser sempre considerado de forma ampla pois “conteúdo” designa de forma ampla um conjunto de informações culturais que devem ser essencialmente assimilados pelos alunos. Outro fator importante na escolha do conteúdo a ser trabalhado é que a escola não deve estar somente preocupada com as capacidades cognitivas, mas também deve observar as capacidades motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social.
Para exemplificar este trabalho coletivo nas aulas de Educação Física é importante ressaltar que segundo a abordagem do professor Claude Bayer, citado por Daolio (2002) as modalidades esportivas coletivas podem ser agrupados em uma única categoria pelo fato de todos possuírem seis invariantes: uma bola, um espaço de jogo, parceiros com quem se joga, adversários, um alvo a atacar e regras específicas. Assim todos possuindo uma mesma lógica são possíveis considerar modalidades passíveis do mesmo tratamento pedagógico de ensino. É partindo desse novo conceito apresentado por Bayer que se torna possível ver o ensino entre teoria e prática nas aulas de Educação Física, passíveis de mudança e aperfeiçoamento. Continuando analisando os conceitos é possível notar que a aprendizagem e pratica do esporte coletivo precisa de inteligência, aquela vista como a capacidade de adaptar-se a situações dinâmicas e resolver constantes problemas, e também precisa-se de cooperação, que é vista como a necessidade do praticante. Analisando o apresentado conclui-se que a pratica do esporte coletivo necessita da eficiência do conjunto de técnicas, mas, além disso, da contribuição de forma cooperativa e inteligente do jogador para o sucesso do coletivo. Dentre as vantagens advindas dessa abordagem de Pedagogia do Esporte pode-se citar a formação de alunos, além de inteligentes e cooperativos, autônomos, que saberão, primeiramente, escolher a prática esportiva em seus momentos de lazer ao longo de sua vida; em segundo lugar, alunos que terão condições de participar ativamente de várias modalidades da chamada cultura esportiva, pois serão conhecedores dos princípios operacionais do Esporte Coletivo.
Para muitos educadores e redes de ensino, é muito comum ainda na teoria as abordagens de forma tradicional para o ensino da técnica. Desta forma durante os estágios iniciais do processo de ensino aprendizagem a atividade motora dos alunos é bastante imprecisa, possuindo muitas vezes aparência rígida. Talvez a necessidade de transformar os movimentos justifique uma ação mais eficiente na reprodução de movimentos considerados perfeitos. O que deve se levar em consideração é a técnica desse ensino através de material parcial para obter os resultados necessários. (Costa e Nascimento, 2004)
Para Betti e Zuliani (2002), o esporte nos dias atuais se resume no esporte espetáculo, onde estamos ligados a comercialização da prática esportiva através do marketing do corpo perfeito. E assim o esporte passou a atender as classes sociais médias e altas, onde todo o suporte passa a ser ofertado através de escolinhas e academias altamente adaptadas para receber esse público. Mas isso não significa que o público mais carente não seja assistido, embora de forma insatisfatória existem muitos programas que incentivam a classe pobre a desenvolver o gosto pela pratica do esporte coletivo. Temos atualmente a cultura de movimento do corpo partilhada como objeto de consumo e desejo da sociedade.
Ainda segundo os autores a Educação Física deve assumir a responsabilidade de
formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas alternativas, etc. Por outro lado, é preciso ter claro que a Escola brasileira, mesmo que quisesse, não poderia equiparar-se em estrutura e funcionamento as academias e clubes, mesmo porque é outra a sua função, diante da educação. (Betti e Zuliani, 2004)
No entender, Barroso e Darido (2009) apresenta que é no ambiente escolar que os alunos terão os primeiros contatos com as modalidades esportivas e de maneira pedagógica estruturada para a aprendizagem do conteúdo. Embora tenhamos um governo que destina milhões para alguns esportes, em especial o futebol, e quase nada para o esporte e a pratica de ensino de Educação Física nas escolas. O maior desafio apresentado diante desse novo processo de aprendizagem da pratica de esporte é saber inovar mesmo em condições especificas e limitadas de ensino. A teoria é muito bonita, mas na prática as limitações de um educador vão além do imaginável. Buscar alternativas é primordial, incentivar é fundamental, identificar torna-se um desafio, mas chegar ao sucesso é possível. Basta estar em constante busca de aperfeiçoamento e conhecimento. Saber o que se tem de novo, adaptar para sala de aula, buscar o que o aluno deseja, ou o que ele conhece ajuda na hora de montar seu planejamento, e trabalhar em sala.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos que o esporte dentro de sala de aula é apenas um dos conteúdos que devem ser trabalhado diante da grade curricular. E os desafios de motivar e despertar o gosto pela pratica de esporte coletivo é desafiador. O que temos é uma batalha entre o inovador e o tradicional, e cabe ao educador transpor estes limites. Esse quando bem capacitado e interessado no seu desenvolvimento pessoal e profissional, busca através de estudos e capacitações apresentar dentro de sala de aula um resposta rápida e dinâmica as necessidades dos alunos. Transpondo os limites da ineficiência dos recursos de escola públicos quanto ao material de apoio para o ensino. Muitas das vezes o educador possui um espaço e nada de material, inovar de que forma? Quais os limites possíveis de serem ultrapassados? Respostas essas que surgem de forma gradativa e desafiadora, a medida que profissionais realizam pesquisas e se desafiam a desenvolverem novos métodos de ensino aprendizagem para sua “sala de aula”.
De acordo com Claude Bayer como vimos, é necessário um avanço na discussão da dimensão da técnica esportiva, pois o ensino é atualmente refém de abordagens biológicas ou biomecânicas ou, ainda, consequentes do modelo de alto rendimento. Desta forma voltamos a frisar a importância de desenvolver grupos de estudos capazes de oferecer novos conhecimentos, aceitar novos desafios, realizar novas pesquisas, para assim quem sabe um dia chegarmos ao ensino do esporte coletivo ideal.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARROSO, André Luis Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina. A pedagogis do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista da educação Física/UEM. Maringá, v. 20, n. 2, p. 281-289. 2 trim. 2009.
BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de educação Física e Esporte. 2002.
COSTA, Luciane Cristina Arantes da; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Revista Educação Física/UEM. Maringá, v. 15, n. 2, p. 49-56. 2 trim. 2004.
DALIOLIO, Jocimar. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciências e Movimento. Brasília, v. 10, n. 4, p. 99-104. Outubro 2002.
ANEXOS
ENTREVISTA - PARTE 2
Qual método ou abordagem de ensino você utiliza em suas aulas para o desenvolvimento do aprendizado de modalidades coletivas?
Resposta: Não utilizo uma abordagem especifica, procuro desenvolver nos alunos o gosto pela prática esportiva de jogos, e o trabalho em equipe. Ensinando da melhor maneira as regras e técnicas para desenvolver as habilidades necessárias para se praticar o esporte coletivo. Levando em consideração as dificuldades e falta de material para desenvolver um trabalho adequado.
Por que você considera este o método mais adequado para o desenvolvimento destas modalidades?
Resposta: Desenvolver o gosto por esportes coletivos é muito difícil, principalmente porque os jovens de hoje em dia já não gosto de praticar atividades físicas, estão mais ligados a tecnologias. Procuro trabalhar em sala de aula o mínimo necessário, e desenvolver o ensino na prática dentro de quadra. Sei que deveria escolher uma abordagem especifica, mas procuro trabalhar de acordo com as limitações do meu local de trabalho e dos meus alunos. Uma abordagem que gostaria de seguir é a do professor Claude Bayer, técnicas que tenho estudado na especialização, mas que ainda não consegui desenvolver plenamente nas aulas.
Você também considera aspectos importantes de outros métodos de ensino, além do que você costuma utiliza, para tornar o aprendizado dos alunos um processo mais prazeroso e eficaz?
Resposta: Procuro estabelecer nas aulas um feedback sobre o que aconteceu durante as aulas, para tentar acertar com os alunos e proporcionar novas experiências e conhecimento. Sei que existem várias abordagens possíveis para se trabalhar em sala de aula e ampliar as perspectivas dos alunos a realizarem o esporte coletivo, mas não identifiquei nem trabalhei nenhuma especifica em sala de aula, apesar de saber da necessidade de o fazer.
Além do método que você utiliza com maior frequência, sobre quais outros métodos você têm conhecimento?
Resposta: Tenho estudado na especialização abordagens como a tradicional tecnicista, abordagem situacional, jogos esportivos modificados, mas a mais estudada e debatida é a do professor Claude Bayer com as inovações no método e abordagem dos jogos esportivos coletivos dentro de sala de aula e no ambiente escolar. É necessário inovação do tradicional, mas com participação dos alunos e trabalho em conjunto com a escola. Estar em constante capacitação é necessário, para não deixar que a aula se torne algo enfadonho e desinteressante ao aluno.
Na sua graduação, você teve alguma disciplina que abordasse os diferentes métodos de ensino de modalidades coletivas?
Resposta: Sim, tive disciplinas que mostraram diferentes tipos de abordagem na prática do esporte coletivo. Dando orientação ao professor de como proceder no processo educativo dos esportes coletivos na rede de ensino. Mas a realidade de sala de aula é totalmente diferente das teorias aplicadas na faculdade.
Você se sente preparado para trabalhar o ensino de modalidades coletivas com seus alunos?
Resposta: Estar preparado é uma palavra difícil de pronunciar, acredito que tenho buscado constantemente informações para desenvolver meu trabalho da melhor forma possível dentro das salas de aula. Muitas vezes dedico tempo preparando o planejamento e desenvolvendo maneiras diferentes de ensinar, mas sabemos que lidamos com as adversidades do dia a dia, e com falta de interesse do aluno, quando o assunto é aprender.
Como você prepara os exercícios e atividades que propõe em sua aula? Você trabalha com a progressão dos movimentos para a construção pedagógica de suas aulas?
Resposta: Procuro seguir a grade curricular da escola, mas adaptando ao máximo possível novas maneiras de ensino. Tudo bem que muitas vezes não funciona da melhor forma. Mas procuro levar para dentro de sala de aula formas diferentes de aprender o tradicional e abordando com os alunos os temas de forma a explorar seu conhecimento prévio sobre o assunto, identificando aquilo que pode ser aperfeiçoado ou o que não é necessário ser trabalhado.
Diante de todo o material exposto, conteúdo estudado e refletido e da entrevista realizada,
é possível perceber que o ensino dos esportes coletivos tem muito que evoluir e se adaptar dentro das salas de aula nos dias de hoje. Temos dentro das escolas alunos desmotivados a prática esportivas, e que preferem a comodidade das tecnologias atuais. Tornando a tarefa do professor de Educação Física um trabalho difícil de ser executado, pois além da desmotivação o professor se depara com a defasagem de alunos, falta de material apropriado, ou até mesmo falta de material para desenvolver suas atividades.
Ensinar as técnicas e táticas do esporte coletivo é ensinar aos alunos que não é executar um movimento com perfeição, ou simplesmente ganhar, é necessário muito mais que isso, é preciso trabalho conjunto e inteligência para resolver problemas de forma dinâmica durante os jogos e articular jogadas de ataque e defesa nos jogos esportivos coletivos. Um aluno para realizar este esporte deve estar preparado psicologicamente, fisicamente e emocionalmente, para que consiga concentrar na sua missão que é articular e desenvolver jogadas.
Diante do exposto através da revisão de literatura e da entrevista realizada notamos que os professores de Educação Física necessita percorrer ainda um caminho árduo e difícil para chegar a pratica de ensino ideal. Muitos são os desafios diários dentro do seu ambiente de trabalho e um deles é a constante capacitação necessária para se atingir o mínimo exigido deles enquanto profissionais. Nos deparamos com as mais diversas realidades e dificuldades que uma sociedade possa apresentar, e também a dificuldade financeira no incentivo da prática desses esportes. Mas acima de tudo temos diante das dificuldades a força de vontade de conquistar seu espaço e realizar um bom trabalho profissional, valorizando, motivando e incentivando cada vez mais nossos jovens que existe um mundo gigante de possibilidades a serem desenvolvidas e aperfeiçoadas na caminhada da vida. E que o esporte coletivo pode sim ser um caminho a ser seguido de sucessos e vitórias.
PLANO DE AULA - PARTE 3
	PLANO DE AULA 1 - Observação
	Data: 07/05/2017
	Horário:7:00 as 8:40
	Ano: 6º série Ensino Fund.
	Nº de alunos: 25 alunos
	Tema: Vôlei Subtema: Coordenação Motora e regras
	Conteúdo: Explicação das regras e atividades para coordenação motora 
	Objetivo: Sensibilizar o aluno para desenvolver sua coordenação motoraagogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.���
	Recursos materiais: Quadra - espaço para desenvolver atividade e bolas de vôlei
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: No primeiro momento o professor estabeleceu contato com os alunos, e explicou para eles o que seria desenvolvido em sala.
Atividade 2: Já em quadra o professor colocou os alunos em equipes para se movimentar, enfatizando as partes do corpo a serem trabalhadas nesse esporte, e assim trabalhando a coordenação motora, onde os alunos realizaram o que foi proposto e interagindo com a aula.
Atividade 3: Para finalizar a aula, o professor pediu que todos senta-se na quadra e foi questionando cada aluno sobre o que acharam da aula, e se eles tinham gostado das atividades desenvolvidas.
	Avaliação: A avaliação realizada pelo professor foi à observação do interesse e participação dos alunos durante a aula, como foi o comportamento a cada atividade realizada. Anotando suas percepções em um caderno.
	PLANO DE AULA 1 - Observação
	Data: 07/05/2017
	Horário: 8:40 as 9:30
	Ano: 7º série Ensino Fund.
	Nº de alunos: 27 alunos
	Tema: Esporte Subtema: Futebol
	Conteúdo: Esportes – regras e competição
	Objetivo: Trabalhar com os alunos o trabalho em equipe e torcida.agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.���
	Recursos materiais: Quadra, bola e uniforme.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: Houve um primeiro contato com os alunos em sala de aula, onde o professor passou orientações e montou as equipes.
Atividade 2: Em quadra o professor colocou as equipes para competirem e incentivou aos demais alunos para torcerem pelo seu time favorito, trabalhando sempre a importância do trabalho em equipe para conseguir obter êxito na atividade, e que o incentivo é importante quando se pratica esportes.
Atividade 3: Para finalizar a aula, o professor levou os alunos para sala de aula e fez anotações em seu caderno, sobre o desempenho dos alunos. E questionou sobre o que acharam da aula.
	Avaliação: A avaliação realizada pelo professor foi à observação do interesse e participação dos alunos durante a aula, como foi o comportamento a cada atividade realizada. Anotando suas percepções em um caderno.
	PLANO DE AULA 1 - Observação
	Data: 07/05/2017
	Horário: 9:40 as 11:20
	Ano: 8º série Ensino Fund.
	Nº de alunos: 28 alunos
	Tema: Handebol Subtema: Corpo humano
	Conteúdo: Conhecer a importância dos movimentos do corpo humano na atividade de Handebol.
	Objetivo: Desenvolver o gosto por esportes agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.���
	Recursos materiais: Bolas e quadra.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: Dentro de sala de aula o professor regente trabalhou rapidamente o que seria desenvolvida na aula, e dividiu os alunos em equipes para trabalharem diferentes movimentos em quadra.
Atividade 2: Após o primeiro contato, o professor colocou cada aluno para fazer uma atividade diferente, explicando para os alunos as regras e como se locomover durante uma partida de handebol, e os tipos de movimentos a serem feitos. Depois colocou os alunos em coluna e trabalhou com eles os alongamentos, como fazer de forma correta.
Atividade 3: Para finalizar a aula, o professor aqueceu com os alunos e os conduziu de volta para sala de aula.
	
Avaliação: A avaliação realizada pelo professor foi à observação do interesse e participação dos alunos durante a aula, como foi o comportamento a cada atividade realizada. Anotando suas percepções em um caderno.
CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS
educação física
MARIA RITA da conceição silva
TAINARA VIEIRA ZAURIZIO
MAIQUELY QUEIROZ NASCIMENTO
AMANDA WEIS PEREIRA
ALEX SANDRO FARIAS DA SILVA
ALISSON OLIVEIRA NANTES DA SILVA
JUNIO ADRIANO TRINDADE
métodos pedagógicos de ensino de modalidades coletivas
AQUIDAUANA-MS
2017
MARIA RITA da conceição silva
TAINARA VIEIRA ZAURIZIO
MAIQUELY QUEIROZ NASCIMENTO
AMANDA WEIS PEREIRA
ALEX SANDRO FARIAS DA SILVA
ALISSON OLIVEIRA NANTES DA SILVA
JUNIO ADRIANO TRINDADE
métodos pedagógicos de ensino de modalidades coletivas
Trabalho de Metodologia do ensino do Voleibol; Metodologia de ensino do Basquetebol; Metodologia do ensino do Atletismo; Cinesiologia e Biomecânica; Seminários da prática – Metodologia do ensino de modalidades coletivas e atletismo; Educação à Distância apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
Orientador: Prof. Tutor Vinicius Silva Feldens.
 
�
�
Aquidauana - MS
2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes