Buscar

Conceitos de Biofísica, Átomos, Olho, Ondas e Audição

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201402591355)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quais dos itens abaixo defina o que é biofísica.
		
	 
	Biofísica é o estudo da matéria, energia, espaço e tempo nos sistemas biológicos.
	
	Biofísica é o estudo da matéria, energia, espaço e tempo, mas não estuda os sistemas biológicos.
	
	Biofísica é o estudo do espaço e tempo do universo.
	
	Biofísica é o estudo da matéria, energia, espaço e tempo nos sistemas inorgânicos.
	
	Biofísica é somente o estudo da visão e energia dos sistemas biológicos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402783703)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sabe-se que todo o universo é formado por matéria e que a unidade da matéria é o átomo. Tanto os seres brutos quanto os seres vivos são constituídos por matéria sendo a diferença o tipo de átomos que os compõem. Com base nesta contextualização é possível afirmar que os principais átomos que constituem os seres vivos são:
		
	 
	C, H, O, N.
	
	F, S, I, Mg.
	
	I, N, O, F.
	
	C, H, O, F.
	
	H, F, B, Cr.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403168041)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Eles se encontram no interior de cavidades ósseas, chamadas de órbitas oculares, e são revestidos por uma camada de tecido conjuntivo fibroso chamado de esclerótica. Na esclerótica estão inseridos os músculos que movem os globos oculares; além disso, ela apresenta, na parte anterior do olho, uma área transparente com maior curvatura, chamada de córnea. Entre a córnea e o cristalino encontramos um líquido fluido que preenche a câmara anterior do olho, chamado de (X). A alternativa correta que substitui X é:
		
	
	líquido sinovial.
	
	líquor.
	
	humor vítreo.
	
	endolinfa.
	 
	humor aquoso.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402591366)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O ser humano capta a luz através do olho, um órgão esférico extremamente complexo que em pessoas adultas atinge cerca de 24 mm. O olho é composto por três camadas, ou túnicas: Assinale (v) para a alternativa correta.
		
	
	a esclerótica, que o reveste mas não o protege; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que destroem o olho; e a retina, um tecido não resistente, não transparente e nem fotossensível
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que destroem o olho; e a retina, um tecido não resistente, transparente e fotossensível.
	 
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que alimentam o olho, e a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível.
	
	a esclerótica, que o reveste mas não o protege externamente; a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível; e a coróide, constituída por vasos sanguíneos mas que não alimentam o olho.
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível; e a coróide, com função não definida ainda.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403182647)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É um exemplo de classificação de onda quanto à direção de propagação:
		
	
	Mecânica
	
	Oblíqua
	
	Longitudinal
	
	Transversal
	 
	Tridimencional
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201403242426)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O encontro de duas ou mais ondas é denominado de:
		
	
	difração
	
	refração
	 
	superposição
	
	ondulação
	
	infraposição
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201403272653)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a resposta certa:
		
	
	A perda da audição pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição) ou por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo líquido e como os ouve conduzidos pelo nervos.
	
	A perda da audição pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição) ou por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo ar e como os ouve conduzidos pelas fibras nervosas e musculares.
	 
	A perda da audição pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição) ou por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo ar e como os ouve conduzidos pelo ossos.
	
	A perda da audição pode ser causada somente por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição).
	
	A perda da audição pode ser causada somente por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo ar e como os ouve conduzidos pelo ossos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201403272650)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O ----------------, a pequena membrana que separa o ouvido externo do interno, vai então vibrar, com as moléculas do ar em redor. Preencha a lacuna corretamente.
		
	
	estribo
	
	carpo
	 
	tímpano
	
	ileo
	
	martelo
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201403117981)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em uma situação hipotética em que um aluno sentado à frente de outro em uma cadeira giratória o gira diversas vezes e para-o subitamente, podemos verificar que os olhos do colega que foi girado realizam movimentos oscilatórios de vai-e-vem: eles se desviam lentamente para um lado, e se voltam rapidamente à posição anterior para depois repetir este ciclo novamente. Esses movimentos oculares horizontais de vaivém são denominados:
		
	
	Nistagmo coclear
	
	Nistagmo utricular
	
	Nistagmo optocinético
	 
	Nistagmo rotacional
	
	Nistagmo vestibular
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201403259211)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como funciona o labirinto?
		
	
	Assim como o tato e o olfato são estimulados por diferentes espectros luminosos, o ouvido pelo som, o labirinto é estimulado por movimento ou por mudança na posição da cabeça. As informações provenientes do labirinto são transmitidas pelo nervo vestibular e distribuídas através de vias especificas até algumas regiões do tronco encefálico, cerebelo, tálamo, córtex e medula espinhal.
	 
	Assim como os olhos são estimulados por diferentes espectros luminosos, o ouvido pelo som, o labirinto é estimulado por movimento ou por mudança na posição da cabeça. As informações provenientes do labirinto são transmitidas pelo nervo vestibular e distribuídas através de vias especificas até algumas regiões do tronco encefálico, cerebelo, tálamo, córtex e medula espinhal.
	
	Assim como os olhos são estimulados por diferentes espectros luminosos, o ouvido pelo som, o labirinto é estimulado por movimento ou por mudança na posição da cabeça. As informações provenientes das meninges são transmitidas pelo nervo vestibular e distribuídas através de vias especificas até algumas regiões do tronco encefálico,cerebelo, tálamo, córtex e medula espinhal.
	
	Assim como os olhos são estimulados por diferentes espectros luminosos, o ouvido pelo som, o labirinto é estimulado por movimento ou por mudança na posição da cabeça. As informações provenientes da esclera são transmitidas pelo nervo vestibular e distribuídas através de vias especificas até algumas regiões do tronco encefálico, cerebelo, tálamo, córtex e medula espinhal.
	
	Assim como os olhos são estimulados por diferentes espectros luminosos, o ouvido pelo som, o labirinto é estimulado por movimento ou por mudança na posição da cabeça. As informações provenientes da fóvea são transmitidas pelo nervo vestibular e distribuídas através de vias especificas até algumas regiões do tronco encefálico, cerebelo, tálamo, córtex e medula espinhal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes