Buscar

Farmacocinética- Eliminação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Eliminação
Depois dos processos metabólicos que alteram a estrutura do fármaco ele se torna de tamanho molecular maior, mais hidrossolúvel e mais polar, facilitando que seja eliminado, As principais vias de eliminação são pela urina e Bile.
Alguns fármacos apresentam certa hidrossolubilidade e mesmo assim conseguem promover seus efeitos e são eliminados na forma inalterada. Alguns antibióticos que são hidrossolúveis tem a capacidade de chegar até o local alvo promover o efeito antibiótico e ser eliminado de forma inalterada. Se alterar a eliminação é possível deixar o fármaco mais tempo no organismo. Para a maioria dos fármacos a eliminação é dependente de metabolização pois são lipossolúveis. Os fármacos lipossolúveis tem a facilidade de passar pelas membranas e são mtas vezes reabsorvidos pelo túbulo renal, e não serem excretados por isso a necessidade da metabolização para que fiquem mais hidrossolúveis e sejam excretados. Nem sempre o fármaco lipossolúvel não será eliminado, o leite materno é uma forma de excreção só que a quantidade de fármaco que é eliminada no leite materno é mto pouca, e isso é importante para o bebê que está amamentando, pelo tamanho do organismo dele, a falta de algumas enzimas para metabolização e o rin não totalmente formado, e mesmo passando uma certa quantidade de fármaco para o bebê pod acontecer toxicidade. Fármacos lipossolúveis tendem a ser eliminados no leite, mesmo antes de sofrer qualquer processo de metabolização. Quando sofrem metabolização e ficam hidrossolúveis fica mais difícil serem eliminados no leite e vai ser eliminado pelas outras vias. 
Na via pulmonar principalmente substancias voláteis serão eliminadas (gases anestésicos voláteis, princípios ativos e outras drogas)
A excreção renal elimina maior quantidade de fármaco, lembrando que o fármaco não é 100% eliminado pela urina, mtas vezes é divido pelo suor, bile e urina por ex em porcentagens diferentes.
A excreção renal acontece em três fases com características diferentes: 
1ºProcesso: filtração na Cápsula de Bowman onde temos vasos sanguíneos com fenestras e dependendo do volume de sangue que chega pela artéria aferente tem-se uma certa pressão sobre a parede dos vasos, essa pressão empurra as partículas do fármaco contra a parede se ele tiver um tamanho menor do que a fenestra/poro acaba passando para dentro do túbulo. Tudo que passar para dentro do túbulo vai formar o filtrado glomerular, que posteriormente vai formar a urina. Então é necessário a pressão do sangue para empurrar as partículas contra a parede e tbm as fenestras inteiras nos vasos sanguíneos pq se houver rompimento nas fenestras substancias de tamanho molecular maior podem passar e ser eliminados, como acontece com PTN quando se tem glomerulonefrite, inflamação nesse local aumenta o espaço entre as células do endotélio e as PTN que não são filtradas acabam passando, junto com as PTN acaba passando fármacos que está ligado a PTN diminuindo a concentração de fármaco ligado a PTN no sangue pq está sendo eliminado na urina. O glomérulo tbm não pde ter nenhuma alteração em sua anatomia e as moléculas tem q estar na forma livre para serem filtradas, se elas estiverem ligadas a PTN são de peso molecular maior não conseguem passar nos poros. Só o fármaco livre passa para dentro do túbulo. Nem todo fármaco que é filtrado vai ser eliminado pq há outros processo como a reabsorção tubular, em que o fármaco é reabsorvido do túbulo para a corrente sanguínea. Essa reabsorção tubular acaba resgatando não só sais, e água, para o sangue novamente mas tbm fármacos. Os fármacos que forem filtrados e tem tamanho molecular pequeno se forem lipossolúveis acabam sendo reabsorvidos posteriormente e voltam para a corrente sanguínea. Fármacos hidrossolúveis quando são filtrados não conseguem ser reabsorvidos e são eliminados na urina. Não necessariamente tudo que for filtrado será eliminado, depende da característica do seu fármaco. No filtrado sempre há moléculas de baixo peso molecular, moléculas que estão no estado livre, é importante que tenha o debito cardíaco normal, pq se tiver um volume de sangue menor chegando até o rim, numa pressão menor, as partículas não serão empurradas para serem filtradas. É importante para o processo de excreção que a pessoa não tem nenhuma insuficiência renal ou cardíaca pq alteram o glomérulo e a pressão que o sangue chega. 
Do sangue que chega mais ou menos 130 lts por dia são filtrados parte é reabsorvido e apenas 1,5-2,0 lts de urina é eliminado por dia.
2º processo: Secreção tubular Principalmente no túbulo proximal, região em que há uma grande quantidade de PTN transportadoras, igual a Glicoproteina P que faz o transporte tanto das substancias que estão dentro do túbulo para o sangue quanto do sangue para dentro do túbulo. Nesse processo há gasto de energia pq é contra um gradiente de concentração e a PTN é extremamente seletiva. Mtos fármacos que tem tamanho molecular maior não conseguem ser filtrados mas vão ser transportados para dentro do filtrado através dessa PTN. A maioria dos fármacos são eliminados dessa forma. É um processo com gasto de energia e saturável. Essa competição pode ser utlizada para ter uma benéfico ao utilizar fármacos que deslocam outros e mante-lo na circulação por mais tempo. Como ex, a Penicilina que quando é necessária ficar por mais tempo na circulação para tratar ma infecção mais grave é utilizado junto Probenecida que é uma fármaco utilizado para o tratamento de gota, ela compete com o mesmo transportador (o paciente não tem gota) a probenecida ganha a competição com a Penicilina e vai transportada primeiro para dentro do túbulo e vai ser eliminada e a Penicilina que perde a competição fica por mais tempo na corrnte sanguínea. 
Além dos fármacos na secreção tubular há outras substancias, aminoácidos, cloreto de sódio, glicose e vitaminas e são transportadas através dessas PTN e isso pode gerar competição com o fármaco.
Na secreção tubular tanto faz a substancia estar ligada ou não a uma PTN na hora em que ela for se ligar a PTN transportadora ela tem q estar na forma livre pq a PTN transportadora não consegue transportar o fármaco mais a PTN ligada. Mas nesse momento há uma dissociação mto rápida da ligação do fármaco com a PTN. Apartir do momento que a PTN carrega fármaco para dentro do túbulo diminui a quantidade de farmaco livre na corrente sanguínea, então nessa região acontece a dissociação para manter a quantidade livre e ligada necessária. A competição pelo transportador pode ser positiva ou não. 
3º Processo: Reabsorção tubular, na Alça de Henle quanto nos túbulos distais e no túbulo coletor, acontece com porcentagem cada vez menor a medida que vai se aproximando do túbulo Coletor, os processo de reabsorção são importantes para que grande parte do filtrado seja reabsorvido para a corrente sanguínea formando uma urina mto concentrada no final. Sempre reabsorção de água e sais que acontece dependente da osmolaridade e os processos de reabsorção dos fármacos que serão reabsorvidos por questão de osmolaridade, por concentração, difusão passiva, pq o filtrado vai estar mais concentrado que o sangue, por isso o fármaco vai passar para o sangue novamente. E isso só vai acontecer se o fármaco estiver na forma lipossolúvel para atravessar a membrana do túbulo, por difusão passiva ou por transportador que nessa região está em uma quantidade mto menor, ácidos e bases fracas na forma molecular/não iônica, pq se tiver ionizado será eliminad a e quanto ao fármaco estar na forma ionizada ou molecular vai depender do pH da urina, que varia muito, se a urina estiver ácida, vai facilitar a eliminação de bases que estarão ionizadas, se a urina estiver basificada vai eliminar mais rapidamente ácidos fracos e essa alteração do pH da urina depende tbm de fators alimentares. 
A urina sempre será mais concentrada que o próprio sangue, o que tende a criar difuso passiva dessas substancias para o sangue novamente. 
A alteração de pH é interessante no caso de intoxicação, porex se o paciente se intoxicou com Acido Acetil Salicílico, para eliminá-lo da corrente sanguínea de forma mais rápida, se é uma acido tem q alcalinizar a urina, dando bicarbonato de sódio para aumentar o pH do sangue da urina e aumenta a quantidade de moléculas na forma ionizada e as moléculas não são reabsorvidas para a corrente sanguínea. O ASS é transportado principalmente pela Glicoproteina P que joga o ASS para dentro do filtrado, como o pH está básico maior numero das moléculas estarão na forma ionizada por isso não será reabsorvido para o sangue e é eliminado.
Eliminação pelo suor, constante de água com cloreto de sódio, ácido úrico e uréia e pode eliminar substancias mais hidrossolúveis, mais polares.
Na excreção da Bile, segundo maior processo de excreção, sempre em que há o Ciclo Entero-hepático onde a Bile funciona como um meio de eliminação, mas as substancias são reabsorvidas pós metabolização, pelas enzimas das bactérias ou da própria parede intestinal. No ciclo entero hepático geralmente tem conjugação. 
A Morfina parte conjugada e eliminada e á adicionado o ácido glicuronico, quando chegas nas bactérias hidrolisam a morfina é reabsorvida, vai pro fígado e parte vai pro sangue e parte é elimimnada de novo, mas o glicuronato um dos metabolitos da Morfina tem ação de Morfina tbm só que ele é metabolizado no fígado quando a Morfina passa vai para a corrente sanguínea e fica como deposito na corrente sanguínea e todo vez q passa pelo fígado, ele é metabolizado e se torna morfina novamente e tem ação por mais tempo.
Na excreção biliar tem sempre moléculas de alto peso molecular que são moléculas que sofreram processo de fase II seja moléculas que vão ser reabsorvidas pelo ciclo entero hepático ou outras que vão ser eliminadas. Sempre vai ser contra o gradiente de concentração, a Bile é mais concentrada q o próprio sangue, e para isso é necessária a ação das enzimas transportadoras, então na Bile não ocorre eliminação por difusão passiva, são moléculas maiores q vão precisar por ex da Glicoproteina P para fazer esse transporte. A Bilirrubina é transportada via Glicoproteina P, se há um aumento ds quantidade de Bilirrubina, pode competir com um fármaco.
A eliminação fecal. O omeprazol usado como fármaco que diminui a produção de ácido do estomago, para agir passa pela bomba de hidrogênio e acaba sendo eliminado junto com os íons de hidrogênio, pra o conteúdo estomacal, mas sua secreção renal é mto maior. 
Quando é adicionado Acido Glicuronico acab-se entrando no Ciclo Entero Hepático. 
A excreção pulmonar é usada tanto para absorção quanto eliminação de gases as substancias tem que ser voláteis, ou mto lipossolúveis para ser eliminada pela via pulmonar, tamanho molecular mto pequeno, e tudo que for eliminado pela via pulmonar pode produzir alitose que é mau hálito. Antibióticos são transportados por transporte ativo.

Continue navegando