Buscar

Trabalho probabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Infância e lúdico:reflexões para educação infantil
 Artigo científico se trata de uma investigação sobre os conceitos de infância,no social,cultural e lúdico.Para entender aligação da educação infantil de 3 a 6 anos,assim discutindo de um modo particular as possibilidades que cada criança tem a vivência no social.Com isso é dada a importância que são as experiências e vivência dos primeiros anos de vida.Pois essa é a fas do desenvolvimento e do conhecer.Estudos sobre conceitos de infância (LIMA 2005).Conclui que na sociedade conteporânea vivemos pelo menos duas visões antagônicas de infância.Por um lado entende que a criança no ponto de vista dos adultos é pensada em comparação a um adulto,porque caracteriza fragilidade,incapacidade,incopetências infantis e condiciona uma atitude de super proteção a ela,com isso a tornando incapaz de agir independente.Por outro lado vem a visão da criança como sujeito que precisa ser desafiado a conhecer o mundo assim defendendo a garantia do direito da infância e a atenção as suas necessidades e interesse desde que nasce.
 Para Vigostky a criança desde bem pequena estabelece relações com as pessoas e com as coisas,com isso ela percebe e se apropria de significados e atribui sentido a eles (construção de pensamento).
 O histórico cultural é muito importante para o desenvolvimento da criança.Que é formado por meio das atividades vividas através da cuktura em sociedade,cada sujeito tem uma forma de aprender,e cada um desenolve suas hablidades no seu tempo.
 Por isso é importante deixar a criança se desenvolver sozinha,a partir do histórico cultural e da cultura que ela tem acesso.
 Segundo o autor Venguer e Venguer a infância de 3 a 6 anos era considerada um período vazio que só poderia ser escupida depis dessa fase.
 Mas estudos científicos comprovam que na verdade esse período é o mais importante.Pois é o momento de vivências e aprendizagem,e a formação do cognitivo,vivenciar,relacionar.Assim constituindo sua essêncaia humana.
Na educação infantil o professor era visto como cuidador,assumindo o papel materno.Mas com o decorrer do tempo isso foi mudado.Assim foi comstruído nosso pensamento do professor,passo a ser visto como um mediador,com propósito de desperta novos interesses,o prazer em descobrir o novo,agindo tambem de forma afetiva.
Com sua base no texto observamos que a criança precisa do lúdico da aprendizagem e do respeito a sua fase da infância.Com isso vemos que as atividades lúdicas são as mais importantes da aprendizagem na educação infantil,pois através do brincar a criança absorve o que é proposto se tornando prazeroso e divertido.Assim potencializando a criatividade e contribuindo par o desenvolvimento intelectual
Concluímos que a infância é um momento de vivências e aprendizagem que as levam ao ato de agir,pensar e se relacionar.

Outros materiais

Outros materiais