Buscar

Visita ao DTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

No dia 19 de abril de 2018, foi realizada uma visita ao DTA (Departamento de Tecnologia de Alimentos), ministrada pela professora Mônica Pirozi. Começamos pelo DTA II, visitando a sede da Alimentos Júnior (Empresa Júnior do curso de Engenharia de Alimentos), que embora seja pequena, é organizada e é localizada em um espaço acessível ao público. Ainda no DTA II, localiza-se a sede para outras empresas juniores como a Minas Lácteos Assessoria. 
Visitamos o Edifício Beck Andersen (EBA), onde ficam localizados muitos laboratórios para a área de alimentos, não entramos em todos, mas pelo o que podemos entrar, as salas apresentam suporte, porém alguns equipamentos são antigos e o prédio em si apresenta riscos em caso de incêndio, falta de acessibilidade e medidas protetivas.
Quando estávamos no DTA I, ficou perceptível que é um prédio voltado para a área administrativa, o que de fato é bom, pois caso necessite regulamentar algo no departamento, encontra-se tudo no mesmo prédio. E também se encontra a sala da Professora Mônica Pirozi, que irá auxiliar-nos ao longo do curso.
Não podemos visitar o DTA III pois são laboratórios que necessitam de autorização para serem frequentados. Já o Anexo do DTA III, encontra-se o Laboratório de Massas e Panificação e o Laboratório de Operações e Processos, que por ser um edifício mais novo, já apresenta uma segurança maior em casos de incêndio (falta apenas consertar a porta), mas os laboratórios são amplos, com equipamentos variados que dão muito suporte aos alunos. 
Por fim, fomos à Fábrica, que ficou conhecida com esse nome pois antigamente servia realmente como uma fábrica, agora é toda voltada para a área educativa, conta com alguns laboratórios como o de Embalagens de Alimentos e o de Engenharia de Alimentos, com equipamentos variados que são usados para simular o processo produtivo desde a conservação até a embalagem dos alimentos, o que além de ensinar os alunos, os prepara para o mercado de trabalho em si. Sendo então de grande utilidade para o enriquecimento do curso e do próprio aluno.
Analisando o Departamento de fora, o espaço destinado a alimentos é bastante amplo, porém um pouco confuso, talvez seja uma questão de adaptação, mas os novos alunos demoram um pouco para conseguirem se localizarem. Acredito que quando os novos prédios forem inaugurados, isso mudará. É uma obra grandiosa, mas que atenderá todas as necessidades atuais.

Outros materiais