Buscar

Avaliando Aprendizado Direito Processual Penal 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201505911235)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No delito de homicídio, o exame de corpo de delito:
		
	
	dever ser realizado por dois peritos médicos pertencentes ao Instituto Médico Legal.
	
	é prova pericial fundamental, sem a qual não pode haver o oferecimento da denúncia;
	
	é dispensável, no caso de confissão do crime;
	
	é dispensável, caso existam outras provas da prática delituosa;
	 
	deve, em regra, ser realizado por perito oficial, portador de diploma de curso superior;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201505598860)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Daniel foi condenado à pena privativa de liberdade de 06 anos de reclusão, em regime inicial fechado, pela prática do delito de estupro (Art. 213, do Código Penal). Tendo decorrido lapso temporal para progressão de regime prisional e ostentando o reeducando bom comportamento carcerário, sua defesa pleiteou a concessão do benefício. Em 26/07/2013, o Juízo das Execuções, tendo em vista a necessidade de melhor aferição do requisito subjetivo, determinou a realização de exame criminológico, em decisão devidamente fundamentada. Sobre o caso apresentado, segundo entendimento sumulado nos Tribunais Superiores, assinale a opção correta.
		
	
	Agiu corretamente o magistrado, pois a realização de exame criminológico é sempre necessária
	 
	Agiu corretamente o magistrado, eis que é possível a realização de exame criminológico pelas peculiaridades do caso, desde que em decisão motivada.
	
	Não agiu corretamente o magistrado, uma vez que não é possível a realização de exame criminológico.
	
	Não agiu corretamente o magistrado, na medida em que o exame criminológico só poderá ser realizado no caso de crimes graves e hediondos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201505487873)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A respeito da sentença penal, analise as assertivas abaixo. I. O juiz, sem modificar a descrição do fato descrito na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que tenha que aplicar pena mais grave. II. A rejeição da peça inicial pode ser classificada como decisão interlocutória mista terminativa. III. Nos crimes de ação penal pública, o juiz poderá reconhecer agravantes que não tenham sido alegadas pela acusação, mas não poderá condenar o réu caso o MP peça a absolvição. É correto o que se afirma em
		
	
	I, apenas.
	
	I, II e III.
	 
	II, apenas.
	
	III, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201505859773)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(2016 - FCC - DPE/BA - Defensor Público) Sobre os institutos jurídicos da mutatio libelli e emendatio libelli, é correto afirmar:
		
	 
	O reconhecimento da emendatio libelli perpetua a competência do prolator da decisão para a análise da nova figura típica, independentemente da nova tipificação.
	 
	Na hipótese do juiz reconhecer a emendatio libelli, poderá, caso a nova figura típica reflita hipótese de furto qualificado tentado, oferecer a suspensão condicional do processo, mesmo que já encerrada a instrução processual, caso o acusado preencha os requisitos previstos na Lei nº 9.099/95.
	
	Havendo o aditamento da denúncia depois de admitida a emendatio libelli, cada parte poderá arrolar até cinco testemunhas para serem ouvidas.
	
	O princípio da congruência não permite que o juiz atribua definição jurídica distinta daquela descrita na denúncia quando a nova tipificação prever pena mais severa.
	
	No caso do Ministério Público não aditar a denúncia após ser reconhecida nova definição jurídica do fato em vista de provas existentes nos autos de elementos não contidos na denúncia, deverá o Magistrado, de pronto, julgar improcedente a denúncia originalmente proposta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201505682086)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(MPDFT - 2013 - MPDFT - Promotor de Justiça) - Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O Código de Processo Penal considera a fonte independente como exceção à proibição de utilização das provas ilícitas por derivação
	
	O ônus da prova, na ação penal condenatória, recai sobre a acusação.
	
	A prova oral pode, em dadas situações, prevalecer sobre a prova pericial, na avaliação judicial dos fatos que são o objeto da imputação
	
	O Código de Processo Penal faz distinção entre provas e elementos informativos.
	 
	Nos termos do Código de Processo Penal, o juiz não pode determinar, de ofício, a produção antecipada de provas urgentes e relevantes, no curso do inquérito policial

Outros materiais