Buscar

Ergonomia definição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Definir ergonomia:
Ergonomia é o estudo científico que tem como objeto as interações entre seres humanos e outros elementos a fim de melhorar as condições de adaptação do trabalho humano e o desempenho de um sistema.
Explicar os principais objetivos:
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade. A ergonomia visa em primeiro lugar a saúde, segurança e satisfação do trabalhador. 
Explicar as fases da ergonomia segundo Hendrick (1993):
Segundo Hendrick existe 4 fases:
1) Ergonomia de Hardware ou Tradicional:
Concentrou os estudos nas características (capacidades e limites) físicas e perceptivas do ser humano e na aplicação dos dados no design de controles, displays e arranjos de interesse militar. Isso pois os equipamentos militares (aviões mais velozes, radares, submarinos e sonares) exigiam dos seus operadores decisões muito rápidas e complexas em situações críticas de combate na ocasião das guerras
.
2) Ergonomia do Meio Ambiente:
Tem o interesse de compreender melhor a relação do ser humano com seu meio ambiente (natural ou construído). Preocupa-se com efeitos de temperatura, ruído, vibração, iluminação e aerodispersoides.
3) Ergonomia de Software ou Cognitiva:
Lida com questões de processamento de informação. Seu campo de trabalho é fortalecido pela informatização de processos e produtos, que exige, cada vez mais, uma economia de interface com o usuário.
4) Macroergonomia:
Enfatiza a interação entre os contextos organizacional e psicossocial de um sistema. Diferencia-se das demais fases por priorizar o processo participativo. Isto garante que a intervenção ergonômica tenha um melhor resultado, reduzindo a margem de erros de concepção e que as modificações tenham melhor aceitação por parte dos trabalhadores.
Comparar a Micro e Macro ergonomia 
A Macro Ergonomia considera o sistema integral Homem-Máquina, ou seja, uma organização cujas componentes são os Homens e as Máquinas, trabalhando em conjunto para alcançar um fim comum, estando ligadas por uma rede de comunicações;
A Micro Ergonomia estuda os diversos elementos específicos de uma situação de trabalho, tais como, a insonorização de uma máquina, a iluminação de uma sala de trabalho informatizado.
2-Domínios de especialização da ergonomia:
Ergonomia física:
Diferenciar antropometria estática, dinâmica e funcional 
Antropometria Estática: São consideradas as medidas das dimensões do corpo quando o indivíduo encontra-se em postura neutra, sem movimentar-se.
Antropometria Dinâmica: São consideradas as medidas dos segmentos corporais em movimento.
Antropometria Funcional: São medidas associadas à análise da tarefa.
Explicar como deve-se utilizar as tabelas de percentis:
Além da visão e da audição, há algum outro sentido especial que você acredita importar para uma ação ergonômica? Caso haja, diga qual e explique o porquê. Caso não haja, em sua opinião, explique o porquê.
O tato, é essencial quando precisamos identificar um objeto pela sua forma e textura.
Macroergonomia 
Explicar as condições ambientais do trabalho 
Iluminação: O planejamento da iluminação nos ambientes de trabalho não deve se restringir apenas a intensidade e distribuição do fluxo luminoso, mas também levar em conta a utilização de cores a fim de aumentar a satisfação no trabalho, melhorar a produtividade e reduzir a fadiga e os acidentes.
Sons: O nível de ruído máximo permitido legalmente em ambientes laborais é de 85dB, acima desse valor o ambiente é considerado insalubre. A NR15 (atividades e operações insalubres) estabelece limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente.
Vibrações: Ondas que se propagam por movimentos de compressão e dilatação sucessivos, deve-se minimizar as consequências das vibrações e assim possibilitar maior conforto ao trabalhador. Para isso, deve-se eliminar as fontes de vibrações, isolar e dar proteção ao trabalhador por meio do uso de equipamentos de proteção (botas e luvas) e concessão de pausas. Quando a vibração for continua deve-se programar pausas de 10 minutos para cada 50 minutos de trabalho.
Clima de interiores: A temperatura normal do corpo humano é de aproximadamente 37°C. Para mantê-la nesse nível o corpo humano possui uma série de mecanismos homeostáticos de regulagem, dentre outras funções, da temperatura. O tempo de exposição ao calor ou ao frio devem ser controlados a fim de evitar hiper ou hipotermia.
Ergonomia organizacional:
Explicar 
“(...)possibilitar que o trabalhador se torne um agente de transformações, o que se conhece como ergonomia participativa “
O colaborador pode auxiliar a ergonomia expondo os problemas laborais e que precisam ser adequados.
Organização do Trabalho: atua precisamente para conseguir um objetivo que se define como qualidade.
Condição do trabalho: (falta resposta) 
Relações sócio –profissionais: interações entre chefes e subordinados, são aquelas que dizem respeito às trocas entre o coletivo de trabalhadores.
É possível se sentir satisfeito com seu trabalho e ainda ter observações negativas a respeito de algum fator, como ambiente ou chefia? Explique 
(Falta resposta)
Ergonomia cognitiva:
Definir atividade mental no âmbito do trabalho.
O ambiente de trabalho é potencialmente estressante, podendo levar os indivíduos a estados de exaustão e, até mesmo, acarretar em quadros mais graves, como depressão.
Explicar por que a captação da informação, a memória e a manutenção do estado de alerta são processos mentais de suma importância para o ergonomista.
(falta resposta)
Identificar as etapas do processamento de informação no sistema humano- máquina.
Combina operação entre homens e máquina, que se complementam para executar uma determinada função, partindo de estímulos de entrada dentro das condições de um dado ambiente. Portanto, na operação de uma máquina, o homem recebe informações desta, inputs (estímulos de entrada), processa-as e transforma-as em ações de comando, outputs (estímulos de saída). Desta forma, Homem e Máquina complementam-se formando um todo ao qual denominamos Sistema Homem-Máquina.
          O organismo humano funciona captando estímulos externos (informações) através de suas funções receptoras, das quais as principais são a visão e a audição, e outras como olfato, tato, paladar e sentidos sinestésicos. Estes estímulos são convertidos em impulsos elétricos e transferidos, através das células nervosas (neurônios), até o sistema nervoso central (medula espinhal e cérebro), onde são processados, emitindo ordens de ação para os mecanismos de ação (geralmente os membros), os quais agem sobre um determinado controle, quando a ação é acompanhada pela função receptora, a mesma pode ser continuamente corrigida através de uma realimentação das informações.
Explicar a importância da interface no projeto de produtos.
 É a prática responsável pelo planejamento, desenvolvimento e aplicação de uma solução com o objetivo de facilitar a experiência do usuário e estimular sua interação com um objeto físico ou digital.
Fazer um comentário sobre mostradores e controles, como devem ser adequados a cada atividade de trabalho.
(falta resposta)
Conceituar e o ergo design.
Permite que o usuário alcance os objetivos iniciais de interação, e tanto é avaliada em termos de finalização de uma tarefa quanto também em termos de qualidade do resultado obtido, é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico.

Outros materiais