A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
TRABALHO EPISTEMOLOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 2

EXERCICIOS DE EPISTEMOLOGIA
Psicologia
Roberta Ferraz Lucas
1 -Explique o processo do conhecimento usando os seguintes conceitos sujeito, objeto, pensamento, e verdade.
O sujeito somos nos, o objeto e o mundo o qual queremos conhecer e através de nossos pensamentos podemos fazer reflexões e perceber o que falso ou verdadeiro
2.Lei a citação de Deleuze e Guattari e relacione como o problema do conhecimento.
O pintor não pinta sobre uma tela virgem, nem o escritor escreve sobre uma pagina branca, mas a pagina ou a tela estão já de tal maneira cobertas de clichês preexistentes, preestabelecidos, que e preciso d inicio apagar, limpar, laminar mesmo estraçalhar para fazer passar uma corrente de ar, saída do caos que nos traga a visao.
Vivemos em uma sociedade desorganizada, onde seguimos regras já existente, impostas por outras pessoas, onde primeiramente precisamos arrumar ou seja organizar esta sociedade para que possamos começar novamente e enxergar o que esta errado.
3.Identifique a s frases seguintes indicando se o conhecimento em questão resulta da razão o da intuição neste caso, quando possível indique de que tipo.
a. isso e vermelho> razão
b.E um conhecimento que progride por idéias gerais e obstratas.intuição
c.Exige o uso de linguagem.razão
d.E comunicável. razão
e.Gosto deste gato.intuição
f.Exige demonstração.razão
g.Este lápis e melhor do que aquele.. intuição
h.E inexprimível. razão
I.Assim que mergulhou na água Arquimedes descobriu subitamente o principio do empuxo. razão
J.E o conhecimento que se relaciona imediatamente com os objetos. Razao
4.Leia a citação a seguir e a partir dela distinga a verdade e realidade.
Van Meegeren e um dos mais ilustres falsários de toda a historia de arte.Vários quadros desse pintor foram comprados pelos museus holandeses e colocados entre autênticos Vermeere Pieter de Hooch.Toda uma comissão formada por especialistas altamente competentes concluíram pela autenticidade dessas obras. O escândalo teve um final estranho. O Museu de Washington comprou do governo holandês a quase totalidade dos Van Meegeren. Os falsos Vermeer eram verdadeiros Van Meegeren Huisman e Vergez
Os quadros não eram autênticos, não eram do pinto Vermcer e Pieter de Hooch. Os quadros eram de Van Meegeren o falsário.
5.Faça uma pesquisa para distinguir os diferentes estados de espírito em relação a verdade.ignorância.erro.falsidade.opinião, duvida, probabilidade , certeza , crença.
Erro. Estado de espírito em que consiste em considerar verdadeiro e o que e falso, e falso o que e verdadeiro
Falsidade.Oposta ao verdadeiro
Opinião.Juízo baseado em algo que acreditamos estar certo , sem justificativa .
Duvida. incapacidade de acreditar se algo esta certo ou errado.
Probabilidade.certeza de algo que pode estar certo
Certeza. Algo sem hesitação, sem duvida de que esta certo.
Crença. Acreditar em alguma coisa, embora não podemos provar racionalmente sua existência
6.Faça uma dissertação a Verdade e filha do tempo.
Significa que a verdade que acreditamos hoje, com o tempo ela pode ser modificada e amanha pode ser uma mentira, exemplo a verdade que pode ser para mim hoje daqui a 10 anos quando nascer minha filha ela pode não existir mais.
7º filosofo e critico, embora nãos seja cético.Não desespera da verdade, mai recusa todas as certezas, considerando as provisórias e sujeitas a serem relativizadas por novos argumentos
Interprete a citação acima respondendo.
a.O que e um filosofo cético.
Filósofo cético, (Filósofo Crítico), é aquele que examina de uma forma crítica se o conhecimento e percepção que possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro. 
b. Quando seria dogmático?
 é uma filosofia apoiada em uma verdade absoluta na qual não pode ser questionada. (Dogma = conceito que não se pode questionar,modificar.etc). 
c.Qual a atitude do filosofo que se recusa o ceticismo e o dogmatismo?
a atitude desde filosofo é não aderir a qualquer certeza, e considera que as coisas estão sujeitas a mudanças
1. Faça um quadro comparativo das características do instinto, da inteligência concreta e da inteligência abstrata.
Instinto
Inconsciente da finalidade
*A ação é realizada por reflexos e instinto
2. Faça um quadro comparativo das características da linguagem animal e da linguagem humana
Linguagem animal
*Conhece somente o índice
*Não falam
*Usa a adaptação à situação concreta
Linguagem humana
*Conhece o símbolo e a índice
*Falam
*Intervém como uma forma abstrata que distancia o homem da experiência vivida
3. Caracterize e distinga estes dois tipos de atos: uma aranha tecendo a teia e um chimpanzé subindo em um caixote para alcançar urna banana.
A aranha tecendo a teia: (instinto) ela está inconsciente da finalidade do ato, ela realiza a ação através de reflexos e instintos. Chipanzé subindo em um caixote para alcançar uma banana: (inteligência concreta) tem uma finalidade improvisada, para a ação ser feita, na primeira vez demora-se um tempo para ele conseguir estabelecer uma relação entre o caixote e a banana, ou então ele realiza o ato através de experiência vivida.
4. Comente: Uma aranha executa operações que se assemelham às manipulações do tecelão, e a construção das colméias pelas abelhas poderia envergonhar, por sua perfeição, mais de um mestre de obras. Mas há algo em que o pior mestre de obras é superior à melhor abelha, e é o fato de que, antes de executar a construção, ele a projeta em seu cérebro (Karl Marx).
Ele compara o trabalho do homem com o trabalho do animal, o animal age por instintos cegos, ele não tem uma finalidade da própria ação, já o homem faz um planejamento para alcançar o objetivo (finalidade). Ele diz que o homem é pior que a abelha, mais pelo menos o homem é consciente de sua ação e a abelha não.
5. Comente: Sísifo, condenado, após a morte, a empurrar nos Infernos uma pedra até o alto de uma montanha, de onde ela torna a cair sem cessar, não trabalha, pois seu esforço não serve para nada.
O que Sísifo faz não é trabalho porque ele estava apenas cumprindo um castigo, uma pena, não estava fazendo aquilo para alcançar um objetivo, não era para gerar nenhum resultado
6. Explique o que significa: Pelo trabalho o homem se autoproduz.
Quando o homem trabalha ele acaba aprendendo mais, adquire técnicas novas para sua melhor sobrevivência e então consegue ter a habilidade para usar essas técnicas conforme o que acontece consigo.
7. Critique o uso da expressão nu natural.
 uso da expressão nu natural não é correto, pois o corpo humano em nossa concepção (socialmente) nunca é apresentado totalmente nu, o nu para nós não é nada natural. Quando uma pessoa nasce, logo em seguida ela já é envolta em panos, pois em nome de valores (sexuais, amorosos, estéticos) somos ensinados a ocultar nossa nudez. Quando se desnuda, isso também parte de um valor, pois acontece o contrário aos valores já estabelecidos ou então se propõe outros valores.
8. Procure informar-se sobre a história de Tarzan. Com base no que foi estudado neste texto sobre as meninas-lobo, explique por que essa lenda é inverossímil.
A lenda do Tarzan como todos sabem, retrata quem são os civilizados e quem são os selvagens, porém com acontecimentos inverossímeis. A lenda conta que ele é uma criança criada por macacos e então vive a lei da selva e não conhece o mundo dos humanos. Depois de um tempo, ele vai à sociedade por causa de uma herança a ele atribuída e passa a agir como humano, mas se pensarmos na realidade não é possível sair repentinamente de uma forma de vida e ir para outra, como aconteceu na lenda, sem que haja uma humanização. Na verdade um ser humano só consegue se humanizar com outro, e não é o que acontece com ele. No caso das meninas-lobo sabemos que é real, pois elas foram humanizadas, e mesmo depois de muito tempo não sabiam muita coisa, então não seria possível o que ocorre na lenda do Tarzan.
9. Explique o significado: O mundo

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.