Buscar

SO 2ª Atividade

Prévia do material em texto

ALUNO WILSON SILVA NETO – RA: 1145920
SISTEMA OPERACIONAL
Demonstrar o aprendizado sobre processos
Disciplina: Sistema operacional 
Claretiano Centro Universitário 
Vitória da Conquista
2014
Aponte as desvantagens de se manter uma lista de processos bloqueados de acordo com a prioridade de cada processo.
R: As desvantagens de se ter um processo bloqueado são simples, o tempo de resposta para tal processo. Pelo mesmo está bloqueado ele não será processado fazendo assim o tempo de resposta ser alto, tendo que esperar por recursos para subir na fila de processos.
Quando os processos tem alta prioridade os mesmos necessitam de respostas rápidas o escalonamento por prioridade é vantajoso pois ele escolherá os processos com mais necessidade fazendo assim o sistema ter uma ótima resposta de tempo.
Suponha que, durante a execução de um processo, seja feita uma solicitação de leitura do disco. Nesse caso, quais são os estados que o processo percorre até retomar o processador, após ser atendido na requisição feita? Se achar mais fácil, você pode ilustrar os passos, mas lembre-se de deixar as explicações registradas.
R: Este processo passará por 3 estados pelo escalonamento, que são os seguintes:
Primeiro: Execução, quando o próprio processo está ocupando a CPU e o mesmo está em execução.
Segundo: Bloqueado, o processo continua em execução só que aguardando recursos para subir na fila de prioridade e assim seguir ao próximo estado.
Terceiro: Pronto, o processo recebeu os recursos necessários para subir na fila com isso ele já estará disponível, só que ele pode ainda não entrar em processo pois ainda não é sua vez.
Dado um sistema que roda processos interativos de diversos usuários, qual deveria ser o valor do quantum para esse sistema? Justifique sua resposta, fundamentando-se na teoria estudada. 
R: Neste caso são adotadas as filas de prioridades, cada fica tem um quantum diferente fazendo assim com que os processos de prioridade menor entre na fila inferior e os processos com prioridade maior entre na fila superior.
As filas superiores possuem maior prioridade para os processos, já a inferior tem prioridades menores. Quanto mais alta for a prioridade, menor será o quantum.
Além das vantagens na utilização de processos filhos, quais seriam os riscos? Justifique. 
R: As vantagens de se usar processos filhos é que eles podem trabalhar concorrentemente, já seus riscos são o próprio aumento dos processos filhos criando assim sub processos no qual acaba consumindo mais processador para eliminar esses sub processos, além de ocupar espaços na memória.
5) Considerando a tabela a seguir, escolha a alternativa que indica a sequência correta na seleção dos processos em função do tempo de CPU, utilizando o escalonamento FIFO.
a) 3, 6, 8. 
b) 6, 9, 3. 
c) 9, 6, 3. 
d) 8, 3, 6. 
e) 9, 3, 6.
R: Letra E (9,3,6)
6) Considerando a tabela a seguir, escolha a alternativa que indica corretamente a sequência de execução dos processos em função do tempo de CPU, utilizando o escalonamento SPF. 
a) 9, 6, 3. 
b) 3, 9, 6. 
c) 6, 3, 9. 
d) 3, 6, 9.
e) 9, 3, 6.
R: Letra C (6,3,9)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes