Buscar

perguntas, esquema corporal

Prévia do material em texto

Acadêmicos: Ana Carla; Ana Carolina; Bryan; Rodrigo; Tainara
01-Descreva o processo do desenvolvimento da imagem corporal, tendo em vista que é o conjunto de sensações sinestésicas construídas pelos sentidos e originados de experiências vivenciadas pelo individuo:
R: É um processo lento que começa a se desenvolver do nascimento até a morte, as modificações que ocorrem implicam na construção contínua e na reconstrução incessante, então quanto maior forem os estímulos e as possibilidades de novas experiências do recém-nascido durante toda sua trajetória de vida, mais completa será a sua formação do esquema corporal. 
02- Defina esquema corporal
R: Esquema corporal e a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio, sendo resultado das experiências que possuímos vindas através do corpo, uma construção mental que a criança realiza gradualmente, de acordo com o desenvolvimento do seu corpo tendo assim uma boa evolução da motricidade, da percepção espacial, temporal e da afetividade.
03. Defina a diferença entre esquema corporal e imagem corporal:
 R: A imagem corporal pode ser considerada como a forma que representamos o nosso corpo para nós mesmos, é a imagem mental que fazemos de nosso corpo, isso significa que esta imagem está carregada de experiências pessoais e por isso passa por constantes transformações baseadas na forma como agimos e sentimos.
Já o esquema corporal está intimamente ligado à imagem do corpo, porém sua estruturação ocorre de acordo com o uso que fazemos de suas partes, pode-se dizer que o esquema corporal é construção mental funcional que o indivíduo faz de seu corpo, enquanto que a imagem corporal é a representação mental do corpo relacional que deve a sua estruturação à vivência afetiva.
04- Quais são as etapas de desenvolvimento do esquema corporal?
R: Corpo vivido, esta etapa ocorre até os 3 anos, é dominada pela experiência vivida pela criança através da exploração do meio. Corpo percebido ou descoberto, ocorre dos 3 aos 7 anos, e corresponde à organização do esquema corporal devido à “função de interiorização”. Possibilidade de deslocar sua atenção do meio ambiente para seu corpo próprio a fim de levar à tomada de consciência. Corpo representado, ocorre dos 7 aos 12 anos, nesta etapa observa-se a estruturação do esquema corporal, pois já apresenta a noção do todo e das partes de seu corpo, conhece as posições e mantém um maior controle e domínio corporal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes