Buscar

TIMOR LESTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: LUANA SÉRIE: 
2ºANO
 
B 
 Nº13TIMOR LESTE
-LOCALIZAÇÃO: Sudeste Asiático
-COORDENADAS GEOGRÁFICAS: 8°50′S 125°55′E
-ÁREA TOTAL: 15 007 km²
-FRONTEIRAS TERRESTRES:Apenas a Fronteira Indonésia-Timor-Leste, com 228 km
-COSTA:706 km
-CLIMA:Clima tropical quente e úmido, com distinção clara entre estações seca e chuvosa
-TERRENO:Montanhoso
LÍNGUAS FALADAS: Língua Portuguesa e Língua tétum.
PAÍS COLONIZADOR: Portugal
INDEPENDÊNCIA: No final de 1975, Timor-Leste declarou sua independência em relação a Portugal, mas dias depois foi ocupado pela Indonésia e anexado como a 27ª província do país no ano seguinte. Em 1999, após um ato de autodeterminação patrocinado pelas Nações Unidas, o governo indonésio deixou o controle do território e Timor-Leste tornou-se o primeiro novo Estado soberano do século XXI, em 20 de maio de 2002. Portanto 20 de Maio de 2002 é a data oficial de reconhecimento internacional da independência de Timor-Leste.
CONFLITOS: Após o domínio do Timor-Leste pela Indonésia As forças militares da Indonésia continuaram com os conflitos, amedrontando e ameaçando a população, para que não votassem a favor da autonomia de Timor. Em 1999, quando a ONU anunciou que 78,5% da população votou para a independência de Timor Leste, a força indonésia reagiu com esta notícia, iniciando um período longo de ataque contra os timorenses. 
	O Conselho de Segurança das Nações Unidas adequou uma nova Resolução para Timor condenando todos os ataques violentos, declarando o fim destes, e obrigando os acusados a se responsabilizarem pela volta dos timorenses refugiados.
SITUAÇÃO ATUAL:
	Atualmente sob o comando do Brasil, a missão da ONU conta com o apoio militar vindo da Malásia, Austrália e Nova Zelândia, estabilizando relativamente a situação no Timor.
ECONOMIA: Com o décimo menor PIB do mundo (estimado em 212 milhões de dólares), Timor Leste conta com a ajuda externa para impulsionar sua reconstrução. A ONU vem tentando estabilizar a economia do país, a qual é baseada na agricultura (emprega a maior parte da população). Entretanto, ainda existem taxas muito altas e de desemprego e miséria. Esperanças de um futuro melhor estão depositadas no desenvolvimento da exploração de reservas de petróleo no oceano que já rende ao governo mais de US$ 40 milhões anuais de renda, e o sucesso na exportação de produtos da agricultura.
POlÍTICA: O chefe de Estado de Timor-Leste é o presidente da república, eleito por timorenses para um mandato de cinco anos, e cujo poder é meramente representativo, embora possa exercer o direito de veto sobre alguma legislação. 
O primeiro-ministro é nomeado pelo chefe de Estado . As eleições legislativas permitem compor o Parlamento Nacional, cujos membros são eleitos para mandatos de cinco anos. O número de lugares varia entre o mínimo de 52 e o máximo de 65, embora atualmente seja, por circunstâncias excepcionais, o primeiro parlamento com 88 deputados.
Divisões administrativas atuais: 13 municípios: Aileu, Ainaro, Baucau, Bobonaro, Cova Lima, Díli, Ermera, Lautém, Liquiçá, Manatuto, Manufahi, Oecusse e Viqueque.

Outros materiais