Buscar

fisioterapia neorologica adaptado

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA- IESFAVI 
PRISCILA NASCIMENTO MANTOVANI
RUBENS SERGIO BUENO JUNIOR 
FISIOTERAPIA NEOROFUNCIONAL 
VITÓRIA 
2018
PRISCILA NASCIMENTO MANTOVANI
RUBENS SERGIO BUENO JUNIOR 
FISIOTERAPIA NEOROFUNCIONAL 
Trabalho de pesquisa, apresentado ao Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória- IESFAVI como parte das exigências para obtenção de título em Técnico em Mecânica.
Professora: Tatiane 
VITÓRIA 
2018
RESUMO
O trabalho apresentado consiste no desenvolvimento do viscosímetro Cup Ford, um dispositivo mecânico para medição da viscosidade de fluídos newtonianos, utilizado em vários setores industriais afim de conferir maior produtividade e desempenho de indústrias, processos, máquinas e outros componentes. A construção do viscosímetro cup ford foi baseada na norma NBR 5849, com objetivo de atender aos seus requisitos. Seu desenvolvimento foi divido em três etapas: construção do viscosímetro, fabricação dos orifícios de n° 2,3 e 4 e a elaboração do suporte. Essas fases foram obtidas através de processos relacionados à usinagem (como torno convencional e fresa CNC) e conformação mecânica. Com a conclusão da fabricação, executaram-se ensaios para averiguar o funcionamento do viscosímetro, obtendo êxito em sua construção e execução, autenticando sua aplicação para medição dos fluídos. 
PALAVRAS CHAVE: Viscosidade, Viscosímetro cupford, desenvolvimento, fabricação, ensaio, norma, orifícios, suporte, mecâni
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Víscometro Cup Ford. Fonte: ABNT – MB-991/198	22
Figura 2 - Curva de aferição. Fonte: ABNT – MB-991/1985	23
Figura 3- Imagem do viscosímetro Cup Ford em 3D	24
Figura 4– Imagem do viscosímetro Cup Ford com suas cotas definidas.	25
Figura 5– Imagem do orifício em 3D	26
Figura 6– Imagem do orifício com suas cotas definidas	26
Figura 7– Imagem do orifício com suas cotas definidas.	27
Figura 8– Imagem 3D do suporte com todos seus compoentes.	27
Figura 9- Tarugo de alumínio	28
Figura 10- Faceamento do tarugo no centro de usinagem.	29
Figura 11– Broca de 1” penetrada 50 mm no interior da peça	30
Figura 12– Ferramenta de Metal Duro para desbaste interno	30
Figura 13– (A) Ferramenta adaptada com o acoplamento de uma broca de centro para usinagem cônica interna. (B) Imagem da vista lateral cortada do viscosímetro, mostrando o cone de 45° e a rosca de 3/8”.	31
Figura 14– Broca de 8,5 mm. Fonte: CCP Parafusos	32
Figura 15– (A) Foto do viscosímetro sendo usinado externamente.(B) Ferramenta de Metal Duro utilizada para usinagem externa (Widea);	34
Figura 16– (A) Vista em corte isométrica do viscosímetro mostrando o canal de 12 mm. (B) Bit arredondado adaptado para usinar o canal.	34
Figura 17– Imagem demonstrativa da Ferramenta para usinar a rosca externa do orifício. Fonte: Directindustry.	36
Figura 18– (A) Orificío sendo submetido a fresa CNC para elaboração do sextavado. (B) Oríficio sendo usinado no torno convencional.	37
Figura 19- Barras chatas de ferro dobradas, furadas e com parafuso de fixação.	38
Figura 20- Tarugo vazado de aço cortado, faceado e furado.	38
Figura 21– Suporte montado.	39
Figura 22 - Teste com o viscosímetro	40
Figura 23 - Oríficos n° 2,3 e 4.	41
Figura 24 - Viscosímetro construído com suporte pronto.	42
LISTA DE TABELAS
Tabela 1- Comparação de tempos de escoamento dos copos n° 2, 3 e 4 a 25°C. Fonte: ABNT – MB-991/198	21
Tabela 2– Tabela padrão para selecionar a broca adequada. UNF – Rosca Unificada Fina. Fonte: Fixa Brasil	32
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	12
2.	OBJETIVOS	13
2.1.	OBJETIVO GERAL	13
2.2.	OBJETIVO ESPECÍFICO	13
3.	REVISÃO BIBLOGRÁFICA	14
3.1.	VISCOSÍMETRO	14
3.1.1.	VISCOSÍMETRO CUP FORD	14
3.2.	VISCOSIDADE	15
3.2.1.	ÍNDICE DE VISCOSIDADE (IV)	15
3.2.2.	ESCOAMENTO NEWTONIANO	15
3.2.3.	VISCOSIDADE ABSOLUTA (DINÂMICA)	16
3.2.4.	VISCOSIDADE CINEMÁTICA	16
3.2.5.	FLUÍDO VISCOSO E NÃO VISCOSO	16
3.3.	LUBRIFICANTES	16
3.3.1.	ÓLEOS	17
3.4.	TINTAS	17
3.5.	PROCESSOS DE FABRICAÇÃO	17
3.5.1.	USINAGEM	17
3.5.2.	CONFORMAÇÃO MECÂNICA	18
3.6.	NORMA NBR 5849	19
3.6.1.	OBJETIVO	19
3.6.2.	APARELHAGEM	19
3.6.3.	EXECUÇÃO DO ENSAIO	19
3.6.4.	RESULTADOS	20
3.6.5.	AFERIÇÃO DO VÍSCOSIMETRO	20
4.	METODOLOGIA	24
4.1.	PROJETO	24
4.1.1.	CUP FORD	24
4.1.2.	ORIFÍCIO	26
4.1.3.	SUPORTE	27
4.2.	FABRICAÇÃO DO CUP FORD	28
4.2.1.	USINAGEM	28
4.2.2.	FACEAMENTO	29
4.2.3.	USINAGEM INTERNA	29
4.2.4.	USINAGEM EXTERNA	33
4.3.	DESENVOLVIMENTO DO ORÍFICIO	35
4.4.	DESENVOLVIMENTO DO SUPORTE	37
4.5.	TESTES	39
5.	RESULTADOS E DISCUSSÕES	41
6.	CONCLUSÃO	44
7.	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	45
INTRODUÇÃO 
Fisioterapia neurofuncional é uma especialidade que tende a reabilitar o paciente para que volte de forma correta ao meio social com uma melhor qualidade de vida. Os fisioterapeltas se dispõem de métodos e técnicas adequadas para realização de todo o procedimento conforme o diagnostico observado e apresentado. Essa fisioterapia pode ser utilizada em todo o ciclo da vida, pois as doenças não são restringidas a uma faxetaria de idade. 
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
 Desenvolver uma pesquisa afim obter maior conhecimento da fisioterapia dentro da especialidade neurofuncional, com a intenção de informar o que essa área estuda e onde ela atua, demonstrando técnicas e equipamentos utilizados. 
 OBJETIVO ESPECÍFICO
-Demonstrar a importância da especialidade neurofuncional dentro da fisioterapia e na sociedade;
- Informar o que é tratado;
- Apresentar qual a metodologia é utilizada.
REVISÃO BIBLOGRÁFICA
APARELHO CEREBRAL 
FISIOTERAPIA 
DEFINIÇÃO 
A fisioterapia neurofuncional ou fisioterapia neurológica é a área de especialidade fisioterápica que pode atuar prevenindo, curando ou adaptando o paciente, que obteve doenças ou acidentes que afetaram o seu sistema nervoso. Esta especialidade trabalha na restauração da coordenação motora, do equilíbrio, da força e dos movimentos.
Esses tratamentos são comuns em adultos e idosos, mas, em muitos casos, atende também crianças. Assim não restringe somente em uma faxetaria, estando sujeito a esse tratamento pessoas desde o nascimento até a idade avançada. Por isso Pode-se dividir a fisioterapia neurofuncional em Neuropediatria e Neurologia no adulto e idoso.
NEUROPEDIATRIA 
Ocorre em indivíduos de 0 a 12 anos e as patologias congênitas apresentadas são diagnosticadas desde a fase intrauterina ou após os primeiros meses de vida. As principais alterações são a hidrocefalia, microcefalia, mielomeningocele, AVC infantil, paralisia cerebral, entre outras. 
NEUROLOGIA NO ADULTO E IDOSO
Apresenta a partir da adolescência até a fase adulta. As principais patologias são relacionadas à traumas, como o TCE, TRM, paraplegia, tumores cerebrais, tumores medulares, entre outras. 
OBJETIVO 
É buscar o bem estar físico e emocional, reabilitando o paciente para que possa realizar suas atividades com o maior nível de independência possível e voltar ao convívio social.
 PRINCIPAIS TIPOS DE DOENÇAS NEUROLÓGICAS
· Doença de Parkinson: O paciente apresenta: tremor, bradicinesia (lentidão dos movimentos), rigidez muscular, alterações posturais e quedas freqüentes.
· Polineuropatia: Refere-se aos obstáculos em que os nervos periféricos são afetados por um ou mais processos patológicos, levando-os á incapacidade motora.
· Traumatismo Craniano: Depois de algum trauma, o cérebro quando lesado pode levar o paciente ao coma, déficits físicos e incapacidade.
· Paralisia cerebral: O paciente, em geral pediátrico, apresenta variações no tônus, problemas na coordenação da postura e nos movimentos. Suas atividades são baseadas no usoda mobilidade anormal, tornando-se cada vez mais limitadas.
· Avc: acidente vascular cerebral, ou Derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.
APLICAÇÃO 
São aplicadas técnicas em pacientes com alguma dificuldades ou alteração nos movimentos, ou que possuem alguma paralisia em uma ou mais partes do corpo.O tratamento consistem na utilização de recursos como a eletroestimulação, as terapias manuais e os simuladores de movimento, tanto em consultório quanto em home care.
O tratamento é globalizado e tem como objetivos principais: Prevenir deformidades, orientar a família e o paciente seja ele adulto ou criança, Normalizar o tônus postural, Melhorar habilidades cognitivas e de memória, Reintegrar o paciente a sociedade, Diminuir padrões patológicos, Prevenir instalação de doenças pulmonares ou qualquer outra intercorrência, entre outros procedimentos.
APARELHOS UTILIZADOS 
CONCLUSÃO 
Como principal resultado do presente Trabalho de Conclusão de Curso, pode-se citar o desenvolvimento do viscosímetro Cup Ford, bem como sua construção e seu funcinamento na medição da viscosidade de fluídos. Este desmonstra uma grande importância nas áreas em que se faz necessária sua aplicação, como em setores industriais, químicos, farmacêuticos, alimentícios e petroquímicos. Outra relevância que o viscosímetro apresenta é sua utilização para descoberta das viscosidades de fluídos que ainda não possuem conhecimento e no âmbito educacional pode ser empregado como ferramenta de aprendizagem em aulas práticas de lubrificação, como nesta instituição.
 Pode-se dizer que de forma geral o trabalho conseguiu seguir as especificações e determinações da norma NBR 5849 como propospo, no entanto apresentou algumas modificações que foram necessárias por falta de ferramentas adequadas para usinagem dos orifícios.
 Vale resaltar que a finalização do viscosímetro de acordo com o projeto elaborado obteve sucesso e bom desempenho quanto à sua fabricação e execução no ensaio. Além disso, outros projetos bem executados foram o suporte do viscosímetro e os três orifícios da rosca. 
É possivel afirmar, que os experimentos realizados permitiram autentificar sua eficácia para determinação da viscosidade de fluídos newtonianos bem como com o auxílio dos cálculos e gráficos para aferição de acordo com a norma, mesmo diante de algumas impossibilidades, como falta de ferramentas e até mesmo de tempo para mais testes. O desvio de 8% resultado do teste, pode ser corrigido com um melhor trabalho de adaptação dos orifícios, para os diâmetros exatos conforme a norma NBR 5849.
Por fim, pode-se afirmar que o projeto desenvolvido atingiu seus objetivos, tanto no que diz respeito a aplicar parte dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, quanto aos próprios objetivos do trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMIJI, M.M.; Sandmann, B.J. AppliedPhysicalPharmacy. 1st ed. New York: Mc Graw Hill, 2003.
CARRETEIRO, Ronald; BELMIRO, Pedro. Lubrificantes e Lubrificação Industrial.ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
CHIAVERINI, V.. Conformação Mecânica, 1979. Disponível em: <mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/dobramento.htm>. Acesso em: 19 Out. 2017.
CIMM. Definição - O que é Conformação mecânica, 2015. Disponível em: <www.cimm.com.br/portal/verbetes/exibir/606-conformacao-mecanica>. Acesso em: 04 Dez. 2017. 
COELHO, Pedro. Viscosidade: Dinâmica e Cinemática. Eng Química Santos SP, Santos, 2015. Disponível em: <www.engquimicasantossp.com.br/2015/04/viscosidade-dinamica-e-cinematica.html>. Acesso em: 19 Out. 2017.
ENGENHARIA DO MOVIMENTO. Conheça a diferença entre viscosidade cinemática e absoluta. Engenharia do movimento, São Paulo, 2014. Disponível em: <www.engenhariadomovimento.com.br/2014/11/conheca-diferenca-entre-viscosidade.html>. Acesso em: 28 Nov. 2017.
FARIA, Fabio. Significado de viscosímetro. Dicionário Informal, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <www.dicionarioinformal.com.br/viscosímetro>. Acesso em: 28 Nov. 2017.
FERNANDES, Paulo. Mecânica e Modelação Computacional, 2012. Disponível em:<www2.dem.ist.utl.pt/~prfernan/biomedica/Fluidos.pdf>. Acesso em: 04 Dez. 2017.
HIPPERQUIMICA. Equipamentos e Móveis para laboratório. Hipperquimica, São Paulo, 2013. Disponível em: <www.hipperquimica.com.br>. Acesso em: 19 Out. 2017.
MACLER, Produtos Químicos Ltda. Viscosidade. Youtube, Blumenau, 2012. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=sYjghwPXeiM#t=389.557431>.Acesso em: 10 Nov. 2017.
MARTIN, A. PhysicalPharmacy. 4th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 1993.
MITSUBISH MATERIALS, Corporation. Efeitos das Condições de Corte para Torneamento. Mitsubishi Carbide, São Paulo, 2014. Disponível em : <www.mitsubishicarbide.net/contents/mht/pt/html/product/technical_information/information/turning_effects.html>.Acesso em: 19 Out. 2017.
MOLÉCULAS. Soluções para plastisóis. Moléculas, São Paulo, 2012. Disponível em: <www.moleculas.com.br/2013/03/a-importancia-da-viscosidade/>. Acesso em 10 Nov. 2017
PIRAMIDE, Moinho. GMP Indústrias. Moinho Pirâmide, São Paulo, 2017. Disponível em: <www.moinhopiramide.com.br/news/2017/02/01/definicao-tintas-vernizes/>. Acesso em 28 Nov. 2017.
PORTAL SÃO FRANCSICO. Viscosidade. Portal São Francisco, Mogi Guaçu, 2013. Disponível em: <www.portalsaofrancisco.com.br/fisica/viscosidade> Acesso em: 28 Nov. 2017.
PROLAB. O que é a viscosidade de um fluido. Prolab, São Paulo, 2014. Disposnível em: <http://www.prolab.com.br/blog/o-que-e-viscosidade-de-um-fluido/>. Acesso em: 28 Nov. 2017.
SALCAS. Indústria e Comércio. Salcas, São Paulo, 2015. Disponível em: <www.salcas.com.br/viscosimetro-tipo-copo-ford-salcas>.Acesso em: 04 Dez. 2017.
O PETRÓLEO. O que é óleo. O petróleo, 2016. Disponível em: <http://www.opetroleo.com.br/o-que-e-oleo/> Acesso em: 28 Nov. 2017.
BRANCO, Renata. Lubrificantes. Manutenção e suprimentos, 2010. Disponível em: <http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/2890-lubrificantes-industriais-e-suas-varias-aplicacoes/> Acesso em: 28 Nov. 2017.

Outros materiais