Buscar

adm RH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unidade I
Podemos considerar que a Administração de Recursos Humanos passou por cinco fases para chegar ao que conhecemos nos dias de hoje. Assinale a alternativa que melhor descreve o que ocorreu na fase tecnicista. 
a O movimento sindical implementado pelas bases trabalhadoras trouxe novas responsabilidades, mais humanísticas, voltadas para os indivíduos e suas relações
b Nesta fase que a Administração de Recursos Humanos passou a adotar os sistemas de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, departamento pessoal, higiene e segurança do trabalho, benefícios e outros
c Esta fase inicia-se com a criação das leis trabalhistas. Era necessário conhecer e aplicar corretamente todas as regras e normas jurídicas impostas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
d A fase caracteriza-se pela forte preocupação com os custos, portanto era fundamental um rígido controle em registrar as entradas e saídas relacionadas à mão-de-obra. 
resposta correta: b
Podemos considerar que a Administração de Recursos Humanos passou por cinco fases para chegar ao que conhecemos nos dias de hoje. Assinale a alternativa que melhor descreve o que ocorreu na fase contábil. 
a O movimento sindical implementado pelas bases trabalhadoras trouxe novas responsabilidades, mais humanísticas, voltadas para os indivíduos e suas relações.
b Esta fase caracteriza-se pela forte preocupação com os custos, portanto era fundamental um rígido controle em registrar as entradas e saídas relacionadas à mão de obra.
c Nesta fase que a Administração de Recursos Humanos passou a adotar os sistemas de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, departamento pessoal, higiene e segurança do trabalho, benefícios e outros
d Esta fase inicia-se com a criação das leis trabalhistas. Era necessário conhecer e aplicar corretamente todas as regras e normas jurídicas impostas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
resposta correta: b
Podemos considerar que a Administração de Recursos Humanos passou por fases de evolução até chegar ao que conhecemos nos dias de hoje.Assinale a alternativa que descreve a evolução destas fases.
a contábil, legal, tecnicista, administrativa e estratégica
b financeira, ilegal, técnica, administrativa e estratégica
c financeira, legal, tecnicista, administrativa e estratégica
d contábil, legal, tecnicista, administrativa e pessoal
resposta correta: a
Podemos considerar que a Administração de Recursos Humanos passou por cinco fases para chegar ao que conhecemos nos dias de hoje. Assinale a alternativa que melhor descreve o que ocorreu na fase estratégica. 
a O movimento sindical implementado pelas bases trabalhadoras trouxe novas responsabilidades, mais humanísticas, voltadas para os indivíduos e suas relações
b Nesta fase que a Administração de Recursos Humanos passou a adotar os sistemas de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, departamento pessoal, higiene e segurança do trabalho, benefícios e outros.
c A fase é de forte preocupação com questões como desenvolvimento organizacional, desenvolvimento gerencial e gestão de talentos.
d Esta fase inicia-se com a criação das leis trabalhistas. Era necessário conhecer e aplicar corretamente todas as regras e normas jurídicas impostas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
resposta correta: c
Unidade II
Assinale a alternativa correta: 
a O recrutamento visa a atrair candidatos com seletividade através de diversas técnicas de divulgação, enquanto a Seleção escolhe e classifica os candidatos adequados às necessidades da empresa, por meio da busca de currículos no mercado
b O recrutamento visa a atrair candidatos através de diversas técnicas de seleção, enquanto a seleção escolhe e classifica os candidatos adequados às necessidades da empresa;
c O recrutamento deve planejar um conjunto de atividades para atrair os candidatos para as vagas existentes em sua organização. 
d Recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, portanto restritiva; seleção é uma atividade de escolha, opção e decisão, de filtragem da entrada, portanto positiva, convidativa. 
resposta correta: c
Quanto ao planejamento de recursos humanos, podemos afirmar que: 
a Consiste no processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para a empresa e baseia-se em relatórios enviados pelo órgão de recrutamento e seleção
b Refere-se ao processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, em um determinado período de tempo.
c Consiste no processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, observando unicamente o aumento do volume de vendas da empresa. 
d Refere-se ao processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais. Significa antecipar a quantidade dos recursos humanos
resposta correta: b
Entre os instrumentos de seleção temos: 
I- a entrevista não estruturada que planeja antecipadamente o que fazer. 
II- a entrevista estruturada, não planejada antecipadamente e registra informações no decorrer do encontro. 
III- a entrevista não estruturada, não planejada e registra informações no decorrer do encontro. 
IV- a entrevista estruturada que planeja antecipadamente o que fazer. 
Podemos afirmar que:
a Apenas I e II são verdadeiras. 
b Apenas I e IV são verdadeiras. 
c Apenas II e III são verdadeiras. 
d Apenas III e IV são verdadeiras. 
resposta correta: d
O recrutamento interno refere-se ao preenchimento dos cargos vagos por funcionários da própria empresas, selecionados e, posteriormente, promovidos pela organização. Oferece diversas vantagens para a empresa:
I - Mais rápido, pois já se conhece o empregado escolhido; 
II - Oferece oportunidade crescimento para o "pessoal da casa"; 
III - Traz sangue novo à empresa. 
Assinale a alternativa correta:
a I e II
b III
c Todas estão incorretas
d Todas estão corretas
resposta correta: a
Unidade III
Uma empresa que elabora um processo de desenvolvimento de pessoas pretende:
a aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados em um processo de longo prazo
b aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados em um processo de curto prazo
c aperfeiçoar as motivações dos colaboradores, trabalhando a parte comportamental, em um processo de curto prazo
d treinar para uma tarefa específica em um processo de curto prazo
resposta correta: a
Podemos conceituar treinamento como: 
a O ato de treinar o adulto em relação a uma rotina que ele queira aprender.
b Processo de educação de pessoas de longo prazo, feito para atender às necessidades técnicas e comportamentais, em que as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes
c Processo educacional de curto prazo, em que as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes, feito de maneira sistemática. 
d Processo de desenvolvimento exclusivo de habilidades, mediante planejamento adequado das técnicas e conteúdo e realizado de maneira sistemática
resposta correta: c
A empresa Alfa desenvolveu inúmeros programas de treinamento e desenvolvimento. Essas ações foram voltadas à melhoria das competências técnicas e comportamentais de seus colaboradores com vistas a manter a sua liderança no mercado. Para garantir a eficiência e eficácia deste processo, a área de treinamento deve:
a Efetuar o levantamento das necessidades de treinamento, porém sempre considerar temas como motivação e liderança, afinal são questões que apresentam problemas em qualquer empresa
b Levantar as necessidades de treinamento, planejar, executar e avaliar o programa de treinamento, que contemple objetivos organizacionais, estrategicamente definidos, considerando todas as etapas deste processo.
c Elaborar um programa de treinamento que contenha o levantamento de necessidades, a análise do público alvo, as técnicas e os recursos a serem utilizados
d Efetuar o levantamento das necessidades de treinamento sempre considerando temas
como motivação e liderança e realizar a avaliação do treinamento, o que permitirá verificar as mudanças promovidas nas competências técnicas e comportamentais dos funcionários.
resposta correta: b
São tipos de avaliação de treinamento: 
a Avaliação de reação, avaliação das técnicas de aprendizagem, avaliação de comportamento e avaliação de resultados finais.
b Avaliação de reação, avaliação das técnicas de aprendizagem e avaliação de comportamento. 
c Avaliação do conteúdo, avaliação das técnicas de aprendizagem, avaliação de comportamento e avaliação de resultados finais. 
d Avaliação de reação, avaliação das técnicas de aprendizagem, avaliação dosinstrutores e avaliação de resultados finais. 
e Avaliação de reação, avaliação de aprendizagem, avaliação de comportamento e avaliação de resultados finais.
resposta correta: e
Unidade IV
Quando falamos do conjunto de princípios e diretrizes que demonstram o direcionamento e a filosofia da organização em relação aos salários praticados, referimo-nos a:
a Política de Recursos Humanos;
b Política Salarial; 
c Política Pública; 
d Política
resposta correta: b
Assinale a alternativa que representa a afirmação correta para a descrição da moderna Gestão de Pessoas em relação ao conceito de desenvolvimento dos colaboradores. 
A gestão moderna prevê o desenvolvimento dos colaboradores:
a sempre em relação ao mercado e aos processos estratégicos de mercado, mas com visão de um sistema de remuneração mais rentável por valores maiores aos colaboradores. 
b sempre em relação à cultura da empresa e aos processos estratégicos da empresa, mas com visão de um sistema de remuneração por habilidades e competências desenvolvidas e por avaliação de desempenho dos colaboradores. 
c sempre em relação à cultura da empresa e aos planos estratégicos de mercado, mas com visão de um sistema de benefícios suprindo uma remuneração baixa, sem lidar com avaliações das habilidades e competências desenvolvidas e por avaliação por tempo de trabalho na empresa. 
d sempre em relação à cultura social e educacional do país e aos planos estratégicos do governo, mas com visão de um sistema de remuneração por meio de bolsas e desenvolvidas por avaliação de necessidades. 
e sempre em relação ao que o colaborador quer desenvolver, lidando com avaliação de habilidades e competências.
resposta correta: b
Quando falamos de um banco de dados com informações a respeito do grau de instrução, experiência profissional, interesses, habilidades e competências pessoais que permitam aos líderes associar rapidamente as vagas abertas à formação e experiência dos colaboradores da empresa, estamos falando de:
a inventário contábil; 
b inventário de cargos; 
c inventário de habilidades; 
d quadro de reposição.
resposta correta: c
Quando falamos do valor recebido pelo empregado para desempenhar determinadas funções que são atribuídas a um cargo em uma determinada empresa, estamos nos referindo a: 
a salários
b remuneração
c dissídio
d acordo coletivo
e benefícios
resposta correta: a
Unidade V
Dentre os processos de remuneração temos o que é descrito como aquele que funciona como modelo de compensação atrelado a uma certa forma de avanço, de movimento, de desenvolvimento de médio e longo prazos em que os colaboradores recebem um plus (algo a mais) na medida de sua contribuição para o sucesso do negócio. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de remuneração que corresponde a essa descrição.
a Remuneração fixa 
b Remuneração parcial 
c Remuneração estratégica 
d Remuneração por plus
resposta correta: c
Assinale a alternativa correta que demonstra a formação da remuneração total: 
a Remuneração Fixa + Remuneração Estratégica. 
b Remuneração Fixa + Remuneração variável. 
c Programa de benefícios + Remuneração variável. 
d Remuneração Fixa + Programa de benefícios.
resposta correta: b
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição de salário ou remuneração: 
a É o conjunto de vantagens normalmente atribuídas aos proprietários e acionistas de uma organização, em contrapartida aos resultados obtidos pela organização 
b É o conjunto de vantagens atribuídas aos funcionários de uma empresa, em contrapartida aos serviços prestados a empresa que o contratou 
c É o conjunto de vantagens normalmente atribuídas aos colaboradores de uma organização, em contrapartida aos interesses em relação ao faturamento e lucros obtidos pela organização 
d É o conjunto de vantagens normalmente atribuídas aos colaboradores de uma organização, em contrapartida ao tempo de permanência na empresa 
resposta correta: b
Assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de Programa de benefícios. 
a É um conjunto de remunerações e salários oferecidos por uma organização como complemento ao sistema de salários
b É um conjunto de programas ou planos oferecidos por uma organização como complemento ao sistema de salários. 
c É um conjunto de planos de negócios oferecidos por uma organização como complemento ao sistema de informação
d É um conjunto de planos de saúde oferecidos aos colaboradores por uma outra instituição como contrapartida de serviços desenvolvidos sem registros.
resposta correta: b
Unidade VI
Uma empresa que investe na responsabilidade social melhora seu valor corporativo, obtendo retornos desse investimento. São considerados retornos, EXCETO
a Melhora do clima organizacional e da retenção de seus talentos;
b Aumento da carteira de fornecedores e elaboração de projetos sociais
c Melhora da qualidade de vida dos funcionários;
d Aumento da produtividade e da integração com a sociedade.
resposta correta: b
São programas voltados à Gestão Social Interna da Responsabilidade Corporativa: I. Programas de Qualidade de Vida no Trabalho II. Segurança e Qualidade dos produtos fabricados. III. Trabalhar a Diversidade na Organização IV. Programa de Segurança no Trabalho
a Apenas o item IV está correto
b Estão corretos os itens I, II e. IV. 
c Estão corretos os itens I, III e IV
d Estão corretos os itens II, III e IV
resposta correta: c
Na Segurança do Trabalho, consideramos atos e condições inseguras, RESPECTIVAMENTE:
a Excesso de confiança, cansaço, piso escorregadio, iluminação imprópria.
b Excesso de confiança, máquinas defeituosas, piso escorregadio, cansaço
c Falta de experiência, extintor de incêndio com carga vencida, excesso de confiança
d Máquinas e ferramentas defeituosas, piso escorregadio e cansaço.
resposta correta: a
As organizações estão adotando a Responsabilidade Social, que pode ser definida como:
a Uma maneira de agir com a comunidade local, sempre com foco em ações voltadas ao voluntariado
b Uma atuação responsável dos membros de uma organização com os públicos com os quais ela mantém contato em suas diversas operações e com toda a sociedade,tendo como foco a otimização de seus resultados
c Uma atuação responsável dos funcionários com os públicos com os quais ela mantém contato em suas diversas operações e com toda a sociedade
d Uma maneira de agir com a sociedade, mostrando que a empresa desenvolve projetos de melhoria e o voluntariado
resposta correta: c
Um empresa do setor químico realizou diversos investimentos para minimizar o impacto negativo de suas operações no meio ambiente. Foram adquiridos novos equipamentos e realizou-se a contratação de uma consultoria externa para auxiliar no desenvolvimento de diversas medidas que amenizassem esse impacto. Esse tipo de ação está relacionado à Responsabilidade Corporativa? Em caso afirmativo, em qual estágio?Em caso negativo, qual a razão?
a Sim. A empresa está realizando a gestão social externa, na qual se preocupa com a gestão dos resultados de suas ações para o meio ambiente, sociedade e consumidores.
b Sim. A empresa está realizando a gestão social interna, na qual se preocupa com a gestão dos resultados de suas ações para o meio ambiente e consumidores.
c Não. Ao investir em novos equipamentos, a empresa está apenas cumprindo com
sua obrigação, preocupando-se, neste caso, principalmente com o aumento dos lucros
d Não. Essas ações não estão relacionadas aos estágios de responsabilidade corporativa, que se referem às ações voltadas ao seu público interno
resposta correta: a

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais