Buscar

TESTE 11 DE CONHECIMENTO AULA 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1º TESTE DE CONHECIMENTO AULA 06
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E SAÚDE DO PROF. SEGUR
O estresse ocupacional toma por referência as três vertentes do estresse em geral, ou seja, são realizadas associações entre o contexto da vida normal e o contexto do ambiente laboral, a saber: I - Estímulos estressores são associados aos estressores organizacionais que exigem respostas do trabalhador e que excedem a sua habilidade de enfrentamento; II - Respostas aos eventos estressores são associadas às respostas comportamentais, fisiológicas e psicológicas dos trabalhadores quando expostos a fatores de risco relacionados ao trabalho; III - Estímulos estressores-respostas são associados ao processo em que as demandas laborais têm impacto nos trabalhadores; IV - Uso de substâncias tóxicas como álcool e/ou cigarro. Assinale a alternativa correta correspondente às afirmativas:
Certo	As afirmativas I, II, III estão corretas.
	
Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (2012) é possível identificar e relacionar os principais sintomas associados ao estresse laboral, ao nível da organização. Leia os casos abaixo: I ¿ A Organização Policial Militar ¿X¿ vem detectando aumento da produtividade por parte de seus integrantes. II ¿ A Guarda Municipal da cidade ¿Y¿ vem registrando elevação na frequência de problemas disciplinares por parte de seus integrantes. III ¿ A Delegacia de Policia Civil ¿Z¿ vem apresentando um quadro de queixas por assédio entre seus funcionários. Qual(is) das assertivas acima apresenta(m) situação(ões) que configura(m) sintomas associados ao estresse laboral?
Certo	Apenas as assertivas II e III.
	
Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (2012) é possível identificar e relacionar os principais sintomas associados ao estresse laboral, ao nível da organização. Leia os casos abaixo: I ¿ A Organização Policial Militar ¿X¿ vem detectando aumento no número de faltas ao serviço, por parte de seus integrantes. II ¿ A Guarda Municipal da cidade ¿Y¿ vem registrando elevação na produtividade por parte de seus integrantes. III ¿ A Delegacia de Policia Civil ¿Z¿ vem apresentando uma redução no número de problemas disciplinares por parte de seus funcionários. Qual(is) das assertivas acima apresenta(m) situação(ões) que configura(m) sintomas associados ao estresse laboral?
Certo	Apenas a assertivas I.
	
É possível estabelecer uma relação entre o nível de estresse a que é submetido um trabalhador e seu desempenho no trabalho. Assim, é correto afirmar que:
Certo	Um alto nível de estresse pode provocar o esgotamento do trabalhador.
	
O Policial Civil Fulano se queixa em razão das mudanças nos programas usados em sua Delegacia Policial e do pouco treinamento dado aos integrantes da Corporação para operá-los. Seu apontamento estaria relacionado a uma das 5 fontes de estresse elencadas por Cooper e Marshall (1976). Qual?
	Questões relacionadas a interação com o público.
Certo	Fatores intrínsecos ao trabalho tais como: mudanças tecnológicas, condições ambientais insatisfatórias, sobrecarga de informação, pressão por prazos ou produção.
	
O Guarda Municipal Fulano se queixa de que não é ouvido por sua chefia imediata no que diz respeito a forma como o serviço deve ser executado. Seu apontamento estaria relacionado a uma das 5 fontes de estresse elencadas por Cooper e Marshall (1976). Qual?
Certo	Clima organizacional inadequado como, por exemplo, o baixo nível de envolvimento na tomada de decisões.
	
Para a Organização Mundial da Saúde (2008), a exposição do trabalhador a fatores de riscos psicossociais pode resultar em um estado:
Certo	De estresse no trabalho.
	
Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (2012) é possível identificar e relacionar os principais sintomas associados ao estresse laboral, ao nível da organização. Leia os casos abaixo: I ¿ A Organização Policial Militar ¿X¿ vem detectando inúmeros problemas com o cumprimento do horário por parte de seus integrantes. II ¿ A Guarda Municipal da cidade ¿Y¿ vem registrando elevação na frequência de acidentes de trabalho. III ¿ A Delegacia de Policia Civil ¿Z¿ vem apresentando um quadro de alta rotatividade de pessoal. Qual(is) das assertivas acima apresenta(m) situação(ões) que configura(m) sintomas associados ao estresse laboral?
Certo	Todas as assertivas.

Outros materiais