Buscar

TESTE 13 DE CONHECIMENTO AULA 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1º TESTE DE CONHECIMENTO AULA 07
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E SAÚDE DO PROF. SEGUR
	
Fulano é Guarda Municipal. Ele critica sua instituição pois não existem planos de carreira e de salários definidos, o que não permite uma perspectiva de crescimento pessoal e salarial. Também não lhe é permitido expressar-se junto aos seus chefes, verificando Fulano que tal tratamento é concedido a alguns e a outros, não. Diante deste cenário, construímos as seguintes considerações: I ¿ De acordo com o Modelo de Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvido por Walton, poderíamos dizer que a primeira situação vivida por Fulano enquadra-se no aspecto ¿oportunidade de crescimento e segurança¿, presente no citado Modelo. II ¿ De acordo com o Modelo de Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvido por Walton, poderíamos dizer que a segunda situação vivida por Fulano enquadra-se no aspecto ¿relevância social do trabalho na vida¿, presente no citado Modelo. III ¿ As duas situações vividas por Fulano não podem ser enquadradas no Modelo de Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvido por Walton. Desta feita, está (ão) correta(s) a(s) assertiva(s):	
Certo	Apenas a assertiva I.
	
São vários os modelos desenvolvidos nas últimas décadas que nos oferecem uma série de indicadores demonstrando os principais fatores que influenciam a qualidade de vida dos trabalhadores. De acordo com a modelagem de Hackman & Oldhan toma por base as dimensões do cargo que segundo Chiavenato (1999) tem os seguintes principais aspectos : I - Autonomia : o trabalhador deve ter autonomia para planejar e executar as tarefas, bem como, independência para desempenhá-las ; II- Identidade da tarefa - deve ser destacada a importância do indivíduo sobre as respectivas tarefas ; III - Variedades de habilidades - sempre que possível o cargo deve exigir diferentes habilidades e níveis de conhecimento ; IV - Significado para a tarefa - deve ser percebido pelo trabalhador de que forma o seu trabalho produz consequências e impactos sobre o trabalho dos demais.	
Certo	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	
Para a autora França (1997) qualidade de vida no trabalho (QVT) é o conjunto de ações de uma organização que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente laboral. Ainda segundo a autora a construção da qualidade de vida no trabalho é implementada a partir do enfoque holístico trabalhador e empresa, ou seja, o enfoque :	
Certo	Biopsicossocial
Para Goulart e Sampaio (1999) o termo Qualidade de Vida no Trabalho surgiu na Inglaterra na década de 1950 a partir de estudos realizados por Eric Trist envolvendo algumas variáveis, dando início ao que mais tarde viria a ser denominada abordagem sociotécnica da organização do trabalho. Tal abordagem considera como base a satisfação do trabalhador com o trabalho. Quais eram as variáveis trabalhadas por Trist?	
Certo	Indivíduo, trabalho e organização.
	
Para a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (2012) os fatores que, no trabalho, garantem uma boa saúde mental são os seguintes: I ¿ Encontrar sentido no trabalho realizado; II ¿ Sentimento de inclusão e de realização de um trabalho com significado; III ¿ Ter a disponibilidade de um psicólogo semanalmente; IV ¿ Ter condições para organizar o trabalho de acordo com o seu próprio ritmo; V ¿ Nunca passar por situações desafiadoras e/ou estressantes. Assinale a alternativa correta correspondente às afirmativas:	
Certo	As afirmativas I, II e V estão corretas.
	
Para Goulart e Sampaio (1999) o termo Qualidade de Vida no Trabalho surgiu na Inglaterra na década de 1950 a partir de estudos realizados por Eric Trist envolvendo as variáveis indivíduo, trabalho e organização, dando início ao que mais tarde viria a ser denominada abordagem sociotécnica da organização do trabalho. Tal abordagem considera como base:	
Certo	A satisfação do trabalhador com o trabalho.
	
O Policial Federal Beltrano tem, concedido por seus chefes, autonomia para planejar e executar as tarefas, bem como, independência para desempenhá-las. De acordo com o Modelo de Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvido por Hackman & Oldhan, poderíamos dizer que tal situação vivida por Beltrano enquadra-se em qual aspecto presente no citado Modelo?	
Certo	Autonomia.
	
O Modelo de Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvido por Hackman & Oldhan, apresenta o inter-relacionamento como um dos seus principais aspectos. Na visão dos estudiosos, inter-relacionamento significaria:	
Certo	Que deve ser estimulado o contato do ocupante do cargo com outras pessoas ou clientes

Outros materiais