Buscar

TESTE 17 DE CONHECIMENTO AULA 09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1º TESTE DE CONHECIMENTO AULA 09
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E SAÚDE DO PROF. SEGUR
Para Wisner (1987) a abordagem ergonômica das condições de trabalho não considera apenas o homem de um lado e o dispositivo de trabalho do outro, mas sim a consequente inter-relação em que o homem e a máquina estão conectados em diversos níveis. Com relação ao uso prático desse conjunto de conhecimentos Wisner (1987) destaca quatro aspectos: I - utilização de dados científicos sobre o homem; II - aplicação sobre o dispositivo técnico, bem como, sobre a organização do trabalho e a formação; III - origem multidisciplinar desses dados; IV - utilização de dispositivos técnicos, pela população normal de trabalhadores, por suas capacidades e limites. Assinale a alternativa correta correspondente às afirmativas coerentes com Wisner:
Certo	Todas as alternativas estão corretas.
	
É importante destacar os vários benefícios resultantes das intervenções ergonômicas. São eles: I - economia de recursos em geral; II - aumento da motivação e satisfação do trabalhador; III - ganho de produtividade e de qualidade; IV - redução de faltas dos trabalhadores em função de acidentes e doenças ocupacionais; melhoria das condições de conforto ambiental. Assinale a alternativa correta correspondente às afirmativas:
Certo	Todas as alternativas estão corretas.
	
Ao conjunto de dispositivos que compõem o ambiente físico imediato (mobília, materiais, acessórios e produtos) e com o qual o trabalhador interage diretamente, podemos chamar de :	
Certo	Posto de Trabalho.
	
O posto de trabalho pode ser definido como:	
Certo	O local constituído pelo conjunto de dispositivos que compõem o ambiente físico imediato e com o qual o trabalhador interage diretamente.
	
Fulano, Guarda Municipal, trabalha 8 horas por dia, 5 dias por semana, fiscalizando e orientando o trânsito na esquina da Rua ¿X¿ com Rua ¿Y¿. Tendo estudado as posturas corporais, podemos dizer que o serviço de Fulano é:	
Certo	Altamente fatigante, já que exige muito trabalho estático da musculatura envolvida na manutenção da posição.
	
Em nosso país o Ministério do Trabalho e da Previdência Social, através da Portaria nº 3.751, em 23/11/90, implementou uma Norma Regulamentadora que aborda especificamente os principais aspectos da ergonomia a serem observados nos ambientes laborais. Trata-se da Norma Regulamentadora (NR) :	
Certo	NR 17
	
A antropometria tem como objetivo:	
Certo	Estudar as medidas físicas do corpo humano, que são muito importantes na determinação de diversos aspectos relacionados ao ambiente de trabalho no sentido de se manter uma boa postura.
	
Com relação ao Posto de Trabalho, é correto afirmar que:	
Certo	É constituído pelo conjunto de dispositivos que compõem o ambiente físico imediato e com o qual o trabalhador interage diretamente

Outros materiais