Buscar

simulado materno infantil

Prévia do material em texto

A avaliação nutricional durante o período pré-natal tem como objetivo identificar, o mais precocemente possível, gestantes com:
		
	 
	Déficit nutricional ou sobrepeso
	
	Bom estado nutricional
	
	Bom aporte vitamínico
	
	Diagnóstico de patologias fetais
	
	Pequenos distúrbios habituais	
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501814247)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O APORTE ENERGETICO DA GESTANTE EM BOM ESTADO NUTRICIONAL NO SEGUNDO TRIMESTRE DEVE AUMENTAR, SEGUNDO A FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITE NATIONS (FAO), 2001, EM CERCA DE:
		
	 
	300 Kg/dia
	
	475 Kg/dia
	
	345 Kg/dia
	
	275 Kg/dia
	
	123 Kg/dia
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501351418)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo a Organização Mundial de Saúde, a anemia, em termos de magnitude, constitui atualmente a principal carência nutricional em escala de saúde pública do mundo. Considerando as afirmativas abaixo, com relação as  medidas de prevenção e tratamento da anemia ferropriva, assinale a opção correta :
I. A mudança e a diversificação do hábito alimentar são, sem dúvida, a estratégia mais desejável e sustentável para enfrentar a deficiência de ferro e a anemia em escala populacional;
II. A suplementação medicamentosa de ferro é indicada em crianças com Hb < 11g/dl;
III. O enriquecimento ou fortificação de alimentos com ferro e ácido fólico é realizado como medida obrigatória no Brasil;
IV- A suplementação de ferro é mais largamente usada para tratar do que para prevenir a deficiência de ferro e a anemia.
		
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I e IV estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501986830)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a atenção nutricional nas deficiências nutricionais, analise as alternativas e marque a incorreta:
		
	
	Além dos cuidados individualizados, o Ministério da Saúde preconiza através da política nacional, uso de suplementação de ferro (sulfato ferroso) em forma de comprimidos para as gestantes com anemia.
	
	Quando são regsitradas elevados prevalências de deficiências de micronutrientes em populações onde é baixo o índice de desnutrição, podemos dizer que essa população possui uma ¿fome¿ oculta.
	 
	A anemia também é recorrente na infância, por isso deve-se orientar o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, o uso (quando necessário) de fórmulas lácteas enriquecidas com ferro, estímulo ao uso do leite de vaca no primeiro ano de vida e ao consumo de alimentos fontes de ferro na alimentação complementar.
	 
	No caso da hipovitaminose A, a principal consequência é xeroftlamia. Essa doença começa com episódios de cegueira norturna e xerose da conjuntiva ocular, seguida do aparecimento das manchas de Bitot e evolui gradativamente para a úlcera corneal com queratina (cicatriz corneal).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501351417)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação às carências nutricionais específicas no Brasil, quais são as consideradas de maior relevância e, portanto são desenvolvidos programas e ações governamentais de prevenção e controle?
		
	
	Ferro, cálcio, vitamina A e vitamina D
	
	Vitamina A, Ferro e Cálcio
	
	Cálcio, ferro e iodo
	
	Ferro, iodo e vitamina D

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes