Buscar

PPE 3 AULA 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Positivismo compreende as ciências como pesquisa daquilo que é determinado, certo e útil. Sua teoria pedagógica destaca os seguintes referenciais:
	
	
	
	
	
	A educação familiar é a educação tradicional, especialmente materna e voltada principalmente à educação moral;
	
	
	A educação não é, em seu todo, voltada para a ideia e o culto ao Grande Ser, isto é, à Humanidade;
	
	
	A educação não deve ser universal, para todos, independente de sexo ou nível socioeconômico;
	
	
	A educação reflete uma hierarquia do poder espiritual positivo, ou seja, deve impor a autoridade a partir de uma concepção hierárquica entre educador-educando, ocupando o educador a função de fonte de conhecimento para o educando;
	
	
	Além da educação científica, deve ser valorizado o estudo de artes e de cinema
	
	
		2.
		"O Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. Tal menoridade é por culpa própria se a sua causa não reside na falta de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem em se servir de si mesmo sem a orientação de outrem. Sapere aude! Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento! Eis a palavra de ordem do Iluminismo" (KANT, 1989, p. 11) Kant, que defende a primazia da razão, a razão do sujeito, compartilha dos ideais iluministas de sua época, o século XVIII. Sobre o iluminismo é possível afirmar que: I. Os iluministas eram contra a injustiça, a dominação religiosa, o estado absolutista e os privilégios da aristocracia II. Os iluministas defendiam os direitos naturais, o respeito à diversidade de ideias e a justiça para melhorar a condição humana. III. O iluminismo motivou as revoluções burguesas que trouxeram o fim do Antigo Regime e a instalação de doutrinas de caráter liberal. Assinale a opção correta:
	
	
	
	
	
	Somente as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	
	Somente a afirmativa II é verdadeira
	
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira
	
	
		3.
		A aluna Elizabeth, do curso de Pedagogia da UNESA, ao cursar a disciplina de Pesquisa e Prática em Educação, teve que apresentar um projeto de trabalho de conclusão do curso. Ao fazer uma análise das vertentes teóricas no campo da pesquisa das ciências humanas e sociais, concluiu que fundamentaria o seu projeto numa perspectiva crítico-dialética. Qual dos enunciados abaixo NÃO expressa esta vertente teórica?
	
	
	
	
	
	A pesquisa científica deve partir da compreensão de que o conhecimento científico é neutro e objetivo, ou seja, não é intencional, datado e histórico.
	
	
	A relação entre o binômio teoria/prática é indissociável, ou seja, se constitui concomitantemente.
	
	
	A pesquisa fundamenta a construção e a reconstrução das teorias, assim como a dimensão investigativa da atuação prática permite a permanente criação e recriação do conhecimento.
	
	
	O pensar e o agir pedagógico decorrem de uma relação direta entre teoria e prática do fazer humano.
	
	
	A pesquisa, esta deve ser considerada como um princípio formativo e cognitivo da docência, ou seja, um componente constitutivo tanto da teoria quanto a prática pedagógica.
	
	
		4.
		No Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia, de nossa Instituição de Ensino, afirmamos que tanto o conhecimento quanto a pesquisa são datados e intencionais, pois expressam uma compreensão gestada a partir de uma cultura, de um contexto histórico-social específico. A concepção expressa no fragmento acima está de acordo com qual vertente teórica no campo das ciências humanas e sociais?
	
	
	
	
	
	Socialismo Utópico
	
	
	Empírico-analítico
	
	
	Positivismo
	
	
	Crítico-Dialética
	
	
	Idealismo
	
	
		5.
		O materialismo dialético é a base filosófica do marxismo e como tal realiza a tentativa de buscar explicações coerentes, lógicas e racionais para os fenômenos da natureza, da sociedade e do pensamento. (TRIVIÑOS, A. N. S., Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2004) Sobre o materialismo dialético é possível afirmar que: I. O método dialético é concebido por Marx como sendo composto por três elementos básicos: tese, antítese e síntese II. Marx compreende a dialética como uma filosofia da história, mais especificamente como uma teoria da práxis. III. A dialética tem como princípio a idéia de que tudo se relaciona e tudo se transforma Assinale a opção correta:
	
	
	
	
	
	somente a afirmativa I é verdadeira
	
	
	somente as afirmativas I e III são verdadeiras
	
	
	somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	
	
	somente a afirmativa III é verdadeira
	
	
	somente as afirmativas I e II são verdadeiras
	
	
		6.
		No âmbito das ciências humanas ou sociais, a teoria marxista permitiu compreender que os fatos humanos são historicamente determinados e que a historicidade garante a interpretação racional deles e o conhecimento de suas leis. A teoria marxista também é conhecida pela seguinte denominação.
	
	
	
	
	
	materialismo histórico
	
	
	positivista histórico
	
	
	humanista materialista
	
	
	estruturalismo fenomenológico
	
	
	histórico sensitivo
	
	
		7.
		Não é a consciência que transforma as relações materiais, mas o contrário: é através dos processos sociais materiais, notadamente do trabalho, que a consciência é formada. Em outras palavras vale dizer que as nossas relações materiais se exprimem nas nossas ideias. O enunciado acima está de acordo com:
	
	
	
	
	
	O idealismo hegeliano
	
	
	A fenomenologia
	
	
	A sociologia compreensiva
	
	
	A análise empírico-analítica
	
	
	A dialética marxista
	
	
		8.
		I - Marx afirmava que a prática individual pode realizar-se e desenvolver-se com êxito unicamente sobre a base da prática histórico-social, acumulada pela humanidade ao longo dos séculos.
II - O Materialismo é uma posição filosófica que considera a matéria como a única realidade e que nega a existência da alma, de outra vida e de Deus.
III - A hipótese fundamental do marxismo histórico e dialético é de que as coisas são eternas, fixas, não há interferência do contexto histórico, do dinâmico e da transformação.
IV - As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais.
Analisando as alternativas acima, marque a oção correta:
	
	
	
	
	
	Apenas a III e IV estão corretas.
	
	
	Apenas a II, III e IV estão corretas.
	
	
	Apenas a I, III e IV estão corretas.
	
	
	Apenas a I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a I, II e IV estão corretas.

Outros materiais