Buscar

PPE 3 AULA 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Foi a partir da Constituição de 1891, que se instituiu o sistema federativo de governo, que consagrou:
	
	
	
	
	
	E ao Município o a Formação em Magistério
	
	
	A centralização de ensino e a dualidade de sistemas
	
	
	Aos Municípios coube criar o ensino primário
	
	
	Delegou a União o ensino secundário e ao Estado o ensino Superior
	
	
	A União o Ensino Profissional
	
	
		2.
		O objeto das ciências sociais, segundo Minayo, é essencialmente qualitativo. Assim, nossas análises são voltadas aos valores e subjetividades. Estamos falando da pesquisa:
	
	
	
	
	
	Pesquisa qualitativa
	
	
	Pesquisa não reflexiva
	
	
	Pesquisa quantitativa
	
	
	Pesquisa elaborada e fechada
	
	
	Pesquisa qualitativa e quantitativa
	
	
		3.
		A ANPEd, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, é organizada em Grupos de Trabalho, GTs. Os Grupos de Trabalho são instâncias de aglutinação e de socialização do conhecimento produzido pelos pesquisadores da área de educação. São 23 GTs temáticos, que congregam pesquisadores de áreas de conhecimento especializadas. Assinale a alternativa que NÃO indica um destes Grupos de Trabalho:
	
	
	
	
	
	Educação Especial
	
	
	Educação de Pessoas Jovens e Adultas
	
	
	Educação de Crianças de 0 a 6 anos
	
	
	Educação Fundamental
	
	
	Educação Holística
	
	
		4.
		No Brasil existe uma importante associação na área de educação, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores, e que tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura. Dentre os objetivos desta associação destacam-se: fortalecer e promover o desenvolvimento do ensino de pós-graduação e da pesquisa em educação, procurando estimular experiências novas na área; incentivar a pesquisa educacional e promover a participação das comunidades acadêmica e científica na formulação e desenvolvimento da política educacional do país. Esta associação é denominada de:
	
	
	
	
	
	ANPEd
	
	
	APEg
	
	
	NAPEduc
	
	
	ANPGe
	
	
	APPEEd
	
	
		5.
		O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam a educação de jovens e adultos , de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem. I Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática. II Modificar a cultura originária é parte do processo educativo. III Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa. IV Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida. V Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido. Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações
	
	
	
	
	
	II e V
	
	
	I e II
	
	
	I, III e IV
	
	
	I, IV e V
	
	
	I, II, III e IV
	
	
		6.
		Em 1999, a ANPEd aprovou a criação de um novo Grupo de Trabalho, o Grupo de Trabalho - GT 18, com o objetivo de aglutinar as inúmeras pesquisas desenvolvidas sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e promover o debate acerca das especificidades da EJA. Antes desta data, as questões relativas à educação de Jovens e Adultos eram discutidas em outro GT, que tinha como finalidade fortalecer os setores empobrecidos da sociedade civil para que pudessem articular ações junto ao poder público na implantação de políticas sociais que atendessem as camadas populares. Este GT é denominado de:
	
	
	
	
	
	Filosofia da Educação
	
	
	Educação e Comunicação
	
	
	História da Educação
	
	
	Educação Popular
	
	
	Educação Ambiental
	
	
		7.
		Nos dias atuais, pesquisadores trabalham com bases de dados que anteriormente eram província de uma determinada concepção de pesquisa . Essa modificação, em nossa concepção, tem contribuído de forma significativa ao levar muitos pesquisadores a diversificar seus próprios métodos de pesquisa científica, o que implica enfatizar que um bom programa de formação de pesquisadores-professores e de professores-pesquisadores, no Brasil, em particular, deve incluir metodologias de pesquisa cada vez mais diversificadas, sofisticadas, eficazes e eficientes. Segundo a afirmativa acima,podemos concluir que são pressupostos da Pesquisa Qualitativa. Marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Existência do dualismo entre sujeito-objeto por compreender que a realidade social independe do pesquisador;
	
	
	Decorre de uma perspectiva crítica e emancipatória que procura compreender o objeto de estudo e/ou análise a partir das condições concretas da realidade, portanto, pretende compreender a forma e o conteúdo do mesmo.
	
	
	Foca, por meio da observação de dados, indicadores do funcionamento de estruturas e organizações da objetividade que são difíceis de mensurar.
	
	
	É usada para captar dados precisos que são reprimidos ou não facilmente articulados como atitudes, motivos, pressupostos, quadros de referência.
	
	
	Supõe a existência de fatos naturais com uma realidade objetiva independente das crenças individuais do pesquisador;
	
	
		8.
		A legislação que rege a educação de jovens e adultos está contida no Art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ela assegura acesso e gratuidade ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio aos brasileiros que não puderam efetuar ou terminar seus estudos na idade regular. De acordo com a LDBEN, a Educação de Jovens e Adultos, é:
	
	
	
	
	
	Forma alternativa de aplicação do ensino fundamental e do ensino médio
	
	
	Forma alternativa de aplicação da educação básica.
	
	
	Atendimento educacional especializado para pessoas com necessidades especiais.
	
	
	Segmento integrante da educação básica regular.
	
	
	Uma modalidade ou subprograma da educação básica

Outros materiais