Buscar

Escabiose e Pediculose

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Escabiose e Pediculose
Artur Teixeira
Paulo Henrique
ESCABIOSE
Sarna ou escabiose é uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis. O contágio se dá somente entre humanos, por contato direto com pessoa ou roupas e outros objetos contaminados.
TIPOS DE ESCABIOSE
SARCOPTES SCABIEI
NORUEGUESA
SARCÓPTICA, OTODÉCIA E DEMODÉCICA
A sarna é altamente contagiosa e é transmitida através do contato físico entre pessoas.
Pode ser transmitida facilmente em lugares de grande multidão, os exemplos mais comuns são: exército, lares para idosos, creches, presídios e instituições de acolhimento para crianças. 
Comum em crianças. É uma das três doenças de pele mais comuns nessa faixa etária.
Mais comuns são entre os dedos das mãos e pés, ao redor dos pulsos e cotovelos, nas axilas, na dobra dos joelhos e ao redor da cintura.
Nas crianças pequenas e bebês é mais comum que a doença se prolifere nas regiões da cabeça, pescoço e palmas das mãos.
SINAIS E SINTOMAS
Coceira, geralmente intensa e que piora no período noturno.
Presença de pápulas e lesões, como pontinhos ou bolinhas com relevo, que surgem principalmente nas dobras da pele.
Nas crianças as lesões mais frequentes são as pápulas, as vesículas, as pústulas e os nódulos.
ESCABIOSE NORUEGUESA
Nesse caso, os sintomas mais comuns são crostas espalhadas pela pele, que tendem a ser duras, com aparência acinzentada e quebra facilmente quando tocada.
Elas nem sempre causam coceira e podem surgir em mais de uma região do corpo, como couro cabeludo, costas e pés.
DIAGNOSTICO
O diagnóstico é geralmente clínico, pelo achado dos túneis e pelas áreas características do aparecimento das lesões de escabiose. Pacientes idosos, ou já tratados com corticoides, podem ser difíceis de ser diagnosticados. Neste caso é preciso fazer uma pesquisa do parasita na pele, coletando o material nas lesões dos sulcos.
TRATAMENTO
Drogas mais utilizadas:
A Permetrina 5% deve ser aplicada em todo corpo do pescoço para baixo (nas crianças pode ser aplicada no rosto, com cuidado para não atingir os olhos), sendo enxaguada no banho após 8 a 14 horas. Após 1 ou 2 semanas, o processo pode ser repetido.
A Ivermectina por via oral é usada em dose única, com repetição após 14 dias.
A taxa de sucesso dos dois tratamento é semelhantes, mas a Ivermectina é o tratamento mais adequado para surtos em lares de idosos, presídios ou domicílios com muitos moradores, pois tomar um comprimido é bem mais simples que aplicar um creme por todo o corpo.
PROFILAXIA 
A única forma de prevenir a sarna é evitando contato direto ou íntimo com um indivíduo infectado com o parasita.
Deve-se lavar e secar todas as roupas pessoais, de cama e de banho que o paciente teve contato no nível mais quente que a máquina permite. O que não pode ser lavado, deve ser aspirado. Dessa forma, os parasitas que podem ter ficado em algum desses objetos serão eliminados.
PEDICULOSE
Infestação da pele, cabelo e pelos do corpo por piolhos, um parasita de reduzidas dimensões. 
TIPOS
PEDICULUS HUMANUS
PTHIRUS PUBIS
PEDICULUS CAPITIS
SINAIS E SINTOMAS
O principal sintoma é a coceira, que de tão intensa, pode provocar pequenos ferimentos na cabeça, atrás das orelhas e nuca. Ainda é possível visualizar o parasita e seus ovos (lêndeas) no couro cabeludo do paciente acometido.
Na pediculose do corpo são encontradas escoriações, pápulas (“bolinhas”), pequenas manchas hemorrágicas e pigmentação, principalmente no tronco, na região glútea e abdome.
Na pediculose pubiana (chamada de chato, pois o parasita responsável tem forma achatada) há prurido e são encontradas manchas violáceas, escoriações e crostas hemorrágicas na região.
TRATAMENTO
Shampoos a base de permetrina/deltametrina.
Catação manual.
Pentear ou escovar frequentemente os cabelos.
Raspagem dos cabelos.
Medicação oral ivermectina.
PROFILAXIA
Para prevenir a pediculose, o ideal é evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como evitar o contato direto cabeça com cabeça ou cabelo com cabelo de pacientes infestados.
Limpeza exagerada e uso de inseticidas no ambiente domiciliar são desnecessários. Manter escovas de cabelos submersas em água por 10 minutos é uma medida suficiente para matar o piolho presente nos utensílios contaminados.
REFERÊNCIAS
TAVARES, Mónica; SELORES, Manuela. Escabiose – recomendações práticas para diagnóstico e tratamento. Nascer e Crescer, Porto, v. 22, n. 2, p.151-152, abr. 2013.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Escabiose (ou sarna). Disponível em: <http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/escabiose-ou-sarna/5/>. Acesso em: 16 abr. 2018.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Pediculose (piolho). Disponível em: <http://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/pediculose-piolho/16/>. Acesso em: 16 abr. 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais