Buscar

Relatório - Estudo da Reatividade dos Materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA GERAL
	CURSO
	Engenharia Ambiental e Sanitária 
	TURMA
	3092
	DATA
	
	Aluno/
Grupo
	
	TÍTULO
	Estudo da Reatividade dos Materiais
	OBJETIVOS
	Observar a cor da chama associada a presença de elementos químicos metálicos, verificando a ocorrência ou não de reação química
	
	
	INTRODUÇÃO
	
O Teste de Chama é um procedimento utilizado na Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. 
A cor observada em cada chama é característica do elemento presente na substância aquecida. Por exemplo, ao se colocar o cloreto de sódio (sal de cozinha), na chama, a luz emitida é de um amarelo bem intenso.
	REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
	
• Alça de Platina;
• Vidro de relógio;
• Cadinho;
• Ácido Clorídrico;
• Béquer de 50ml;
• Cloreto de Sódio;
• Cloreto de Potássio;
• Cloreto de Cálcio;
• Sulfato de Cobre
	PROCEDIMENTOS
	
Foi feita a lavagem da alça de platina para tirar todos os resíduos antigos e ter uma melhor eficácia na observação da chama. A alça de platina foi colocada dentro do béquer contendo ácido clorídrico (HCl). Em seguida, colocou-se álcool dentro de um cadinho. 
Os elementos químicos (Cloreto de Sódio, Cloreto de Potássio, Cloreto de Cálcio e Sulfato de Cobre) foram colocados em vidros de relógio para facilitar o manuseio, em seguida foi feita a coleta das amostras sólidas com a alça de platina, levando-a na chama. 
Foi feita a observação e identificação das cores e dos elementos. Repetiu-se processo até que todas as amostras fossem testadas.
	RESULTADOS
	
Todas as amostras foram testadas e os resultados estão na tabela abaixo:
AMOSTRA
COR DA CHAMA
ELEMENTO METÁLICO
Cloreto de Sódio
Amarelo
Sódio
Cloreto de Potássio
Violeta
Sódio
Cloreto de Cálcio
Vermelho
Cálcio
Sulfato de Cobre
Verde azulado
Cobre
Foi observado que cada uma das amostras testadas, liberaram uma coloração diferente durante o experimento. Isso ocorre por causa das diferentes quantidades de energia que são liberadas pelos elétrons presentes. Essa explicação pode ser baseada através do modelo de Bohr, que explica que a quantidade de energia que é fornecida a um elétron de um elemento químico absorve-a e passa para um nível de energia mais elevado, que chamamos de estado excitado.
	CONCLUSÃO
	
O objetivo desse relatório foi realizado. As cores foram através da combustão dos elementos químicos utilizados, concluindo-se que os íons metálicos produzem distintas cores devido à mudança de nível eletrônico, isso acontece porque cada elemento é formado por um átomo diferente e suas camadas eletrônicas possuem valores de energia bem definidos, como é explicado no modelo atômico de Bohr.
	BIBLIOGRAFIA
	
CHRISTOFF, Paulo; Química Geral.1ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.
VIDEOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://nautilus.fis.uc.pt/bl/conteudos/42/pags/videosdivulgcientifica/chama> Acesso em: 08 de Março de 2016

Outros materiais