Buscar

Fernando Novais e Caio Prado Jr.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Pernambuco
Aluno: André Junior Souza Ferreira
Professorra: Ana Maria Barros
Disciplina: Brasil Colônia
 Atividade:Respostas
 Fernando Novais
1. No antigo sistema colônial,as colonias deveriam se constituir em fator essencial do desenvolvimento econômico da metropóle,com a ideia metalista e uma identificação das riquezas pela posse do metal nobre fez com que a exploração se tornasse em uma visão de proveito econômico das metropóles.As colonias e as riquezas geradas por elas se tornaram base para as políticas;tanto uma política colonialista de exploração,tanto ade uma política de controle econômico de um estado mercantil de mercado,isso objetivou várias práticas protecionistas de taxação de mercadorias e desvantagens comercias para a colônia.É compreendido a fator mercantilista e a forma como a colonia foi tratada e como essa relação está ligada a exploração do trabalho e a exploração de metais preciosos e os benefícios da metropóle dessa extração de riquezas.
2. A crise do feudalismo trouxe também ao longo do tempo a ascenção de um novo modelo econômico que se estabelecia aos poucos,o capitalismo mercantil.O surgimento dos estados nacionais na Europa,a npva classe burguesa mercantil e o seu modelo de visão expancionista do mercado viu em um estado absolutista e centralizado uma forma de controle e estabilização social e não ter problemas e barreiras para o comércio.Com a burguesia aliada a esses novos reis e seus estados absolutos viam-se em condiçaõ favoravél a uma forma de expansão de exploração de seus supostos novos mercados através do financiamento das viagens e a consolidação da exploração ultramarina naquele momento.
3. A casa de contratação de Sevilha e seus mercadores constituirão um monopólio e com isso occoreu uma alta nos preços dos produtos no mercado.Com isso uma visão metalista prioritária passava também agora a uma circulação e exploração maior das mercadorias,as pressões internas a pirataria do corso,o desapontamento do enrijecimento do regime de navegaçõesfez com que em épocas precisas,com rotas pré-determinadas visando portos privilegiados do mundo colônial.
4.O exclusivismo portugues com a colônia e enrijeciemnto do mercado fez co que as demais estados europeus cobiçacem as mercadorias e as fontes de lucro portugues.Os Países Baixos assim como as demais concorrentes do mercado atlântico ultamar de Portugal,contratavam corsários que tinham uma "autorização por escrito" para roubar e contrabandear mercadorias aprendidas no atlântico,isso fez com que se criasse uma rota maritma e se aumentasse a precupação da coroa portuguesa com a atividade pirata.Os piratas roubavam mais se mantinha a mesma visão do antigo sistema colonial,essas concessões para o contrabando e uso das mercadorias iam de benéficio aso reinos que tinham dado essa concessão,era uma forma de apropriação do sistema pois os produtos eram fruto desse mesmo antigo sistema colonial,de exploração,protecionismo e exclussivismo usando a mão de obra como o motor desse sistema não mudaram.
5. O protecionismo usado pela metropóle além de sua exploração de mercado faz com que a colônia volte a sua produção e seus mercados para a colônia e o desenvolvimeto desse mercado exclusivista,a exclusividade era em si não só para os estados e sim para burguesia metropolitana.O tráfico negrereio no atlântico era muito lucrativo e rentável,os lucros pela comercialização dos negros africanos criou entrepostos de envio destes para as colônias,sendo eles o motor e a força de trabalho que movia a engranagem mercantilista,que produzia para a metropóle.
 Caio Prado Jr.
1.A vastidão das terras americanas e a falta aparente de riquezas fez com que nos 30 primeiros anos da "descoberta" do Brasil fossem praticamente inexplorados pois consideravam pouco proveitoso explorar,apesar de posteriormete descobrirem a vastidão dos recursos naturais das terras e seu abandono e considerando as condições viu-se apenas a exploração do Pau-brasil a priore uma fonte de lucro.Logo depois que a coroa portuguesa viu que era necessário colonizar o Brasil e garantir a posse das terras viu que era necessário implantar um sistema de colonização eficaz e que custasse pouco já que necessitava-se de muito para manter a nobreza,a inciativa privada das capitanias e seus donatários como "vassalos" necessários era o modelo que aparentava menos prejuízo e mais lucro para a coroa.
2. Seja o índio,seja o negro tiveram cada um teve um papel importante como força de trabalho,lavrando a terra e sendo o motor produtor da colônia,seja os latifundiários e suas terras que trabalhavam para a metropóle.Os latifundiários tinham o papel de manter e fornercer os produtos para a metropóle,o papel da grande propriedade que faz que que o Brasil tenha a configuração que teve durante o período colônial tem muito a ver com o monopólio protecinista da metropóle.Não era de interresse da metropóle o crescimento econômico da colônia nem tampouco a igualdade econômica pois era visto como ameaça ao poder da metrópole.
3. A falha no escoamento dos produtos é apontado como o principal fator do fracasso no minfúdio no Brasil colônial,Caio Prado Jr. segue com a linha e fala outros fatores,o mercado era muito limitado tinha pouca procura,a maioria da população na época era constítuida de escravos e semi escravos,encontrava-se muitas dificuldade para vender e obter lucro.A econômia agrária colônia sempre teve por tipo a grande exploração rural,desde dos tempos em que a lavoura de Cana-de-açúcar era a principal atividade da colônia,o trabalho livre dos pequenos proprietários não podia concorrer com o trabalho rude dos desbravamentos adentro do território brasileiro,cheio de matas virgens e perigos a chegada dos latifúndios se deu primeiro,ela ainda aponta o clima que não era muito favorável as pequenas propriedades.O trabalho livre não podia concorrer com um mercado altamente constituído pelo trabalho escravo de valores de mercado,lucratividade e taxação de mercadorias que atendia à todas as necessidades da burguesia.
4. Os latinfundiários tinha interesse na mão de obra índigina e a chegada dos Jesuítas veio quebrar com esse paradigma,os Jesuítas viam no índio uma forma de domínação e estruturação da sociedade.Era de interesse da igreja de controlar os índios e consolidar uma visão escravocrata da coroa poruguesa e seu mecadores de negros na África com a principal força de trabalho da colônia.Os Jesuítas tinham a missão de catequizar e trazer o cristo aos pagãos do novo mundo e introduzir eles dentro de um sistema de trabalho e dominação na sociedade colonial,uma nova forma de dominação para introdução do negro como a principal força de trabalho,subjugando os índigenas,seja cuturalmente,seja socialmente.
5. Havia uma confussão muito grande na administração no período colônial,os governadores e capitães mores não tinham um controle efetivo da colônia,muitos até não tinham forças ou nem se esforçavam para proteger a colônia de aventureiros.As circuntâncias condicionaram a estrutura política da colônia,elas explicam as circunstancias da importância das câmaras municipais,no texto de Caio Prado Jr. à uma exemplificação citando a câmara municipal de São Luís e sua certa independência em tratar diretamente os assuntos de seu interesse diretamente com a colônia.As câmaras municipais assumiram as rédias da colônia sendo elas controladas pela elite latifundiária e sua dinâmica de acordo com os interesses principais da coroa portuguesa.Esse "estado colônial" criou e fortaleceu a consolodição da elite latifundiária no Brasil,pois só poderiam assumir os cargos principais nas câmaras os "homens bons" ou seja,os propriétários de grandes faixas de terra.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes