Buscar

Avaliando Aprendizado - Redação Instrumental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704081187)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Chaïm Perelman, ao tratar da argumentação jurídica na obra Lógica Jurídica, a decisão judicial aceitável deve satisfazer três auditórios para os quais ela se destina. Assinale a alternativa que indica corretamente os auditórios.
		
	
	A opinião pública, o parlamento e as cortes superiores.
	
	As cortes superiores, o parlamento e profissionais do direito
	
	As partes em litígio, o parlamento e as cortes superiores.
	 
	As partes em litígio, os profissionais do direito e a opinião pública.
	
	As cortes superiores, os organismos internacionais e os profissionais do direito.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704034917)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Das afirmativas baixo marque a alternativas errada.
		
	
	Não fazer resumo dos fatos, mas sim a narração dos fatos.
	 
	Não faça uma narrativa jurídica confusa, use o nome civil das partes, ora usando as nomenclaturas autor e réu. Esse procedimento afeta a clareza textual.
	
	Cada parágrafo narrar e descrever apenas um (1) fato, sempre que possível acompanhado de uma prova ou de um indício.
	
	Não se posicione na narrativa jurídica, com a intenção de defender uma tese, isto é, não se justifica, não se fundamenta neste primeiro momento.
	
	Na narrativa jurídica, a repetição da nomenclatura autor e réu faz-se necessária à clareza no texto.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704080188)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia o trecho e marque a tipologia nele predominante:
É evidente que Maria de Lurdes foi exposta a constrangimento ao lhe ser exigido que abrisse sua bolsa na frente de todos os demais consumidores e tirasse tudo o que havia no seu interior. Ademais, segundo testemunhas,   suas faces ficaram rubras e começou  a chorar.
		
	
	Injunção
	
	Descrição
	 
	Argumentação
	
	Exposição
	
	Narração
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704063135)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A mudança de posição dos termos em destaque, proposta na versão à direita, PREJUDICA o sentido pretendido no texto original apenas em...
		
	
	c) TEXTO ORIGINAL Apesar de os atiradores estarem sem capacete, ninguém conseguiu ver seus rostos, que estavam em uma moto Honda XL250. (A GAZETA - 12/8/98) ALTERAÇÃO PROPOSTA Apesar de os atiradores, que estavam em uma moto Honda XL250, estarem sem capacete, ninguém conseguiu ver seus rostos.
	
	a) TEXTO ORIGINAL Itamar disse que espera mudanças nas regras dos debates a serem promovidos em Minas. 'É impossível falar sobre a desorganização administrativa que se instalou no Estado em apenas um minuto', justificou,... (ESTADO DE MINAS - 1/8/98) ALTERAÇÃO PROPOSTA Itamar disse que espera mudanças nas regras dos debates a serem promovidos em Minas. "É impossível, em apenas um minuto, falar sobre a desorganização administrativa que se instalou no Estado", justificou,...
	
	b) TEXTO ORIGINAL A informação da polícia é de que alguns dos aparelhos teriam chegado até os presos escondidos dentro de galinhas assadas. (A GAZETA - 12/8/98) ALTERAÇÃO PROPOSTA A informação da polícia é de que alguns dos aparelhos teriam chegado, escondidos dentro de galinhas assadas, até os presos.
	
	d) TEXTO ORIGINAL Victor dá posse amanhã a Rômulo Penina, para a casa civil, que acumulará os dois cargos. (A GAZETA - 1/4/98) ALTERAÇÃO PROPOSTA Victor dá posse amanhã, para a casa civil, a Rômulo Penina, que acumulará os dois cargos.
	 
	e) TEXTO ORIGINAL Com essa aquisição, a Saraiva, que ocupava o quarto lugar no ranking das editoras de livros didáticos, deu um passo largo para dominar o mercado. (A GAZETA - 27/8/98) ALTERAÇÃO PROPOSTA Com essa aquisição, a Saraiva deu um passo largo para dominar o mercado, que ocupava o quarto lugar no ranking das editoras de livros didáticos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704086904)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as afirmativas a seguir e identifique a que caracteriza o texto dissertativo /argumentativo.
		
	
	Os eventos são organizados cronologicamente, com uma estrutura que privilegia os verbos no pretérito perfeito e predicados de ação relativos a eventos que se referem à primeira ou à terceira pessoa. Presença de enunciados que sugerem ação e novos estados.
	
	Predominância de caracterizações objetivas (físicas, concretas) e subjetivas (dependem do ponto de vista de quem as descreve) e uso de adjetivos. Os tipos de verbos mais comuns na estrutura do texto são os verbos de ligação.
	 
	Defesa de uma tese através da organização de dados, fatos, ideias e argumentos em torno de um ponto de vista definido sobre o assunto em questão. Nela, deve haver uma conclusão, e não apenas exposição de argumentos favoráveis ou contrários sobre determinada ideia.
	
	Tipo textual marcado por uma linguagem simples e objetiva, sendo que um dos recursos linguísticos marcantes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no imperativo, típicos de uma atitude coercitiva.
	
	Tem como principal objetivo contar uma história, seja ela real ou fictícia e até mesmo mesclando dados reais e imaginários. Apresenta uma evolução de acontecimentos, ainda que sem linearidade ou relação com o tempo real.

Outros materiais