Buscar

sistema digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANATOMIA – SISTEMA DIGESTIVO
O aparelho digestivo é constituído pelo tubo digestivo, de 9m, que vai da boca ao ânus (recebendo diferentes nomes ao longo de sua extensão) e por determinados órgãos acessórios. 
- O tubo digestivo inicia na boca, onde se tem a mastigação e a insalivação, depois segue pela faringe e esôfago, que são tubos que transportam o bolo alimentar através de movimentos peristálticos até o estomago, onde ocorre o primeiro estagio do processo digestivo, seguindo para o intestino delgado, o qual é dividido em 3 partes: duodeno, jejuno e íleo, nesta parte completa-se o processo digestivo, por fim o intestino delgado desemboca no intestino grosso, dividido em 4 partes: ceco, cólon, reto e canal anal, sendo esta ultima na superfície do corpo, no ânus.
- Os órgãos acessórios são os dentes, destinados a mastigação, as glândulas salivares (maiores e menores) que transformam o alimento no bolo alimentar, o fígado e o pâncreas, duas grandes glândulas, cujas secreções auxiliam no processo da digestão. 
TUBO DIGESTIVO:
BOCA
- situa-se na porção inicial, dividida em duas partes: o vestíbulo e a boca propriamente dita.
- o vestíbulo se comunica com a parte externa através da rima oral (boca fechada) ou pelo orifício bucal (boca aberta).
- Na conformação externa temos anteriormente o M. orbicular, que esta em torno dos lábios e é responsável pela união deles, lateralmente, a região geniana ou bochechas, que forma um quadrilátero, cujos limites são: superiormente, borda infraorbitária, inferiormente, mandíbula, anteriormente, sulco nasolabial, posteriormente, borda anterior do M. masseter. 
Obs: o quadrilátero é uma região importante pois é cruzado pelo ducto parotídeo. 
O músculo que esta relacionado a região geniana é o M. bucinador, o músculo do sopro.
- Na conformação interna encontramos o sulco gengivolabial, frênulos e bridas.
- Internamente, a única parede que não possui músculo é o palato duro, o “teto” da boca anterior, seu esqueleto ósseo é formado pelos processos palatinos da maxila e pela porção horizontal dos ossos palatinos. Em seu centro existe a linha mediana, que ao longo dela há uma rafe linear que termina anteriormente em uma pequena papila, com uma dilatação, o tubérculo incisivo.
- O “teto” da boca posterior = o palato mole, é uma prega mucosa que se desprende do palato duro, dela se desprendem mais duas pregas, a primeira forma o 1º arco, o palatoglosso, que liga o palato a língua, em seu meio há um processo pendular, a úvula palatina. Posteriormente ao 1º arco há o 2º arco, o palatofaríngeo, entre eles esta a fossa tonsilar, onde se alojam as tonsilas.
Os músculos que formam esta região: M. tensor e elevador do véu palatino, M. da úvula, M. palatoglosso e M. palatofaríngeo.
- A parede inferior, o soalho da boca é formado pelo M. milohióide (diafragma oral), acima deles há a região sublingual, onde esta o M. genihióide.
- os acidentes encontrados abaixo da língua: frênulo (no centro), em cada lado há uma elevação, as pregas sublinguais (abaixo delas há as glândulas sublinguais) e entre o frênulo e as pregas há uma dilatação, em ambos os lados, as carúnculas sublinguais, as quais possuem o óstio do ducto das glândulas submandibulares.
LÍNGUA 
A língua é formada por vários músculos e recoberta por uma camada de mucosa muito resistente. 
- É dividida pelo sulco terminal em duas partes: bucal e faríngea
- A parte posterior é a fixa, fica na faringe e se liga a epiglote através das pregas glossoepiglóticas (2 laterais e 1 mediana), já a parte anterior, a maior parte, é móvel e fica na cavidade bucal.
Papilas folheadas 
Papilas fungiformes 
Papilas circunvaladas
Tonsilas palatinas
Forame cego
Sulco terminal
- Os músculos intrínsecos da língua, são os que formam o corpo dela, eles são: M. longitudinal sup./inf., M. transverso e M. longitudinal.
- Os músculos extrínsecos, tem origem fora da língua e são responsáveis pelos movimentos, eles são: M. palatoglosso (eleva a língua), M. hioglosso (abaixa a língua), M. estiloglosso (retrai a língua) e M. genioglosso (responsável pela protrusão da língua).
Inervação da língua: há 3 tipos de inervação, a motora, a de sensibilidade geral (dor, tato, temperatura e pressão) e a de sensibilidade especial (gustação).
Motora: N. hipoglosso
Sensibilidade geral: N. vago (perto da epiglote), parte bucal – N. lingual, parte faríngea – N. glossofaríngeo.
Sensibilidade especial: N. vago (perto da epiglote), parte bucal – N. corda do tímpano, parte faríngea – N. glossofaríngeo.
Vascularização da língua: 
Artérias – dorsal da língua, profunda da língua e sublingual.
Veias – dorsal da língua, profunda da língua e sublingual (a mais grossa, acompanha o N. hipoglosso).
GENGIVA

Outros materiais