Buscar

PROVA III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROVA 3– USINAGEM
1-Embora a grande maioria dos fluidos de corte seja considerada agente nocivo ao trabalhador e ao meio ambiente, eles ainda são largamente empregados nas linhas de produção. Explique a principal razão do uso destes produtos nos processos de usinagem. A principal razão do uso dos F>C> são os benefícios econômicos (aumento da produtividade) que agregam aos processos.
2-Na sua primeira tarefa como estagiário, você foi incumbido de determinar as forças desenvolvidas no processo de furação do bloco ET230. O material do bloco é uma liga de alumínio 1130TA. A ferramenta usada é uma broca helicoidal de AR+TIN, com dois gumes e diâmetro de 10mm. A furação é realizada com velocidade de corte de ?? e ??. Explicar sucintamente os procedimentos para execução desta tarefa. As respostas devem conter as direções e sentidos das forças que atuam no processo e o método de medição destas forças.
3-Na operação de retificação na tampa do redutor blá, o operador da maquina instalou um rebolo com dureza menor que o rebolo original. Qual a conseqüência técnica desta alteração no processo de usinagem (na ferramenta e na peça)? Na ferramenta: ocorrerá um maior desgaste no rebolo, já que os grãos abrasivos vão se soltar mais rápido da estrutura (menor força de retenção dos grãos). Na peça: a qualidade superficial gerada é melhor.
4- Processo de retificação cilíndrica externa: A) Fazer um esboço do processo, indicando os movimentos e as variáveis de processo. B) Explicar como ocorre a formação de cavaco durante a remoção. C) Citar as fontes e o fluxo de calor neste processo. D) Citar a característica construtiva das ferramentas. A) ap(prof. de corte axial); ac (prof. de corte radial); bs (largura do rebolo); Vw (veloc. Tangencial da peça); Vs (veloc. tangencial rebolo); Vsa (veloc. avanço axial); Vsr (veloc. avanço radial). B) Fase 1: pouca interação grão/peça, onde ocorrem deformações elásticas na peça e atrito grão/peça. Fase 2: aumenta interação grão/peça, ocorrendo deformações elásticas e plásticas, atrito grão/peça e atritos internos no material da peça devido as fortes deformações (escoamento do material). Fase 3: ocorre a separação do material da peça (formação de cavaco), com atuação dos mesmos elementos da fase 2. C) Fontes de calor: atrito grão/peça; atrito interno no material; deformação da peça. Caminhos do fluxo de calor: para o ligante, grão, cavaco, meio ambiente, peça (maior parcela). D) O rebolo é constituído por grão abrasivo, ligante e poros. 
5- No sistema de preparação automatizada de amostras metalográficas, são executadas as operações de lixamento (retificação com fita), lapidação e polimento. Explicar a função de cada uma destas operações. LIXAMENTO: operação de desbaste que realiza a correção da superfície (planicidade) e promove uma melhoria na qualidade superficial da peça. LAPIDAÇÃO: operação de usinagem fina que corrige as pequenas distorções ma planicidade e baixa a rugosidade superficial. POLIMENTO: Operação de acabamento que objetiva melhorar ainda mais a qualidade superficial reduzindo a rugosidade a limites máximos.

Outros materiais