Buscar

respostas didatica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalhar as temáticas do "Meio Ambiente"; "Saúde"; "Desemprego" e "Arte" pelos professores de Ciências Biológicas, de Educação Física, de História e Teatro respectivamente, fundamentados na perspectiva pedagógica progressista libertadora da educação, significa o professor e/ou o aluno:
Desmistificar a cidadania planetária; problematizar o conceito de saúde; conscientizar os alunos sobre os fatos sociais; e refletir sobre o sentido da arte.
A professora Isabel de Oliveira, ao elaborar um plano de ensino de um componente curricular para o ensino fundamental, escreveu, no item RECURSOS DIDÁTICOS, o seguinte: "Aulas expositivas e dialogadas; roda de conversa". A coordenadora devolveu-lhe o plano, dizendo que estava errado porque o que a professora escreveu não deveria estar no item RECURSOS DIDÁTICOS, e sim no item PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.
(CETRO/SP- 2008) Para Candau (2002), vem crescendo a consciência da positividade do caráter multicultural de cada país do continente latino-americano. Daí decorre a importância da educação intercultural para a afirmação de sociedades democráticas e igualitárias. Todavia, a perspectiva de interculturalidade apresenta uma grande complexidade, não pode ser trivializada. Nessa direção, a autora defende que esse processo é sempre inacabado, visando uma relação dialógica entre culturas e grupos involucrados.
Tanto o planejamento curricular, como o planejamento de ensino, elaborados em parceria com os docentes que ministram as disciplinas, constitui-se no ponto de partida para se proceder ao planejamento da prática interdisciplinar. Para a elaboração do Planejamento interdisciplinar se faz necessário que:
haja a utilização de diferentes estratégias de trabalho para possibilitar o envolvimento de todos
(FUNIVERSA - SESI-DF - 2010 - Professor de 1º ao 5º ano) - De acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica, é possível realizar um trabalho pedagógico significativo para o aluno, por meio de uma metodologia de trabalho que venha ao encontro de seus interesses, confrontando-os com a realidade em que vivem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa INCORRETA. O confronto com a realidade dá-se por meio da tomada de consciência de suas limitações. O melhor instrumento do professor para tornar isso significativo para o aluno é a avaliação somativa.
Os alunos da EJA chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências em todos os contextos por onde circulam - familiar, profissional, de lazer ou religioso. Os professores quando trabalham tais saberes por meio de atividades em que sejam: integrados aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento.
"We don't need no education We don't need no thought control No dark sarcasm in the classroom". (Pink Floyd - The Wall) Tradução livre: Nós não precisamos de educação. Não precisamos ser controlados mentalmente. Nada de sarcasmo na sala de aula... Pink Floyd nos provoca a questionar sobre a educação rígida e limitada às estruturas das salas de aula. Em um exercício de desconstrução da didática tradicional e de acordo com perspectivas construtivistas e progressistas, a sala de aula deve ser considerada:
I. todo e qualquer espaço no qual atividades de ensino e aprendizagem estejam ocorrendo.
II. o espaço entre quatro paredes, com carteiras e um quadro de giz.
III. um laboratório, o pátio da escola, um museu, uma oficina ou um estabelecimento industrial ou comercial no qual, por motivos educativos, o professor se encontra com seus alunos, desenvolvendo atividades de ensino e aprendizagem.
 Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns):I e III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais